null O futuro chegou: entenda a importância do engenheiro ambiental e sanitarista

Ter, 23 Junho 2020 15:38

O futuro chegou: entenda a importância do engenheiro ambiental e sanitarista

Cresce a procura por profissionais em multinacionais, órgãos públicos, institutos de pesquisa e universidades, além de organizações não governamentais. Unifor tem curso bem avaliado pelo MEC.


Professor Oyrton Monteiro Junior, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)
Professor Oyrton Monteiro Junior, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)

Desmatamento, aquecimento global, recursos hídricos escassos, saneamento básico, mau uso de recursos naturais. A lista de preocupações em relação à saúde ambiental e aos impactos ambientais causados pela ação do homem é grande e inadiável. Como forma de preservar o meio ambiente, o Brasil tem investido em leis ambientais cada vez mais rígidas, o que demanda das empresas a contratação de engenheiros ambientais e sanitaristas cada vez mais capacitados. Esses profissionais têm como missão o desenvolvimento econômico e social com preservação e conservação dos ecossistemas.

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), até 2030, serão criados pelo menos 20 milhões de empregos ligados às práticas ambientais responsáveis. No caso do Brasil, com grande território de proteção ambiental, exige-se a qualificação de muitos profissionais. 

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade de Fortaleza, Oyrton Monteiro Junior, cresce a procura por engenheiros ambientais e sanitaristas que apresentem motivação, espírito criativo e empreendedor, com aptidão colaborativa para contribuir no crescimento e na transformação das empresas. “Por terem uma formação focada nas competências do engenheiro do futuro, os alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor, logo cedo, estão atuando no campo de estágio, e como consequência, depois são absorvidos por empresas que almejam se inserir ou permanecer no mercado. Isso reflete no indicador de empregabilidade, 70 % dos egressos do curso Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade de Fortaleza estão no mercado, trabalhando na área ambiental”, destaca.

Ele observa que o mercado está carente de profissionais com visão sistêmica. “Essa é uma das principais características do engenheiro ambiental e sanitarista. Desse modo, todos os egressos que empreendem em empresas de consultoria ambiental recebem elevadas demandas e são destaque entre as empresas já existentes. Os recém-formados no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, por possuírem habilidades de empreendedorismo, montam suas empresas de consultoria, atuando, principalmente, nas áreas de saneamento, resíduos sólidos, georreferenciamento, parque eólicos, indústrias e avaliação de impactos ambientais”, reforça. 

A experiência de quem está no mercado

Camila Gadelha, egressa do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor, atua desde 2014 na Enel Ceará, tendo começado como estagiária. “Sempre tive como foco a área ambiental. Pensei em uma profissão que me despertasse amor, ou seja, proteção do ambiente, sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. Essa foi a primeira escolha. Depois veio o desejo de cursar engenharia e cursar engenharia na Unifor, que é muito voltada para o mercado de trabalho”, destaca. 

Como engenheira ambiental e sanitarista, Camila já passou por vários setores na Enel. Atualmente, trabalha com licenciamento ambiental de empreendimentos de energia. “Quando a empresa vai construir alguma subestação ou linha de distribuição de alta tensão, faço a parte burocrática, licenciando junto com os órgãos público. Para isso preciso entender as leis vigentes e direito ambiental”, comenta.  

Segundo Camila, o Brasil tem cobrado cada vez mais as empresas para que as leis ambientais vigentes do país sejam cumpridas. “Para que a empresa não seja passiva de multa, tudo precisa estar de acordo. Essa condição gera oportunidades de trabalho para os profissionais da área. Mas é necessária uma adaptação para esse novo modelo de negócio e, claro, manter-se atualizado e aproveitar os projetos de extensão enquanto aluno, como palestras, cursos, intercâmbio, ou seja, tudo que a Unifor oferece”. 

Consultoria ambiental 

Já a experiência de Alan Victor, também egresso do curso de Engenharia e Sanitária da Unifor, é na área da gestão prestando consultoria ambiental: “A empresa atua em diversos estados brasileiros, inclusive, no Ceará, desenvolvendo estudos ambientais e executando programas de monitoramento ambiental, que viabilizam a concepção, instalação e a operação de empreendimentos dos segmentos de energias renováveis, mineração, agronegócio, indústria e construção civil”, conta. 

Demonstrando como o campo de atuação do engenheiro sanitarista é amplo, Alan também já atuou, entre 2013 a 2018, com a coordenação de projetos ligados ao gerenciamento de resíduos industriais, de serviços da saúde e de operação portuária, bem como também a limpeza de áreas contaminadas. 

Para ele, o setor precisa de bons profissionais ligados à área ambiental: “O curso em si é muito promissor. Contudo, existe a concorrência, assim como em outras profissões, mas com estudo, dedicação e amor no que se faz, é possível alcançar grandes voos”. 

Áreas de atuação

Com o mercado de trabalho em expansão, o engenheiro ambiental e sanitário poderá trabalhar a promoção do desenvolvimento sustentável com preservação dos recursos naturais e proteção da saúde humana por meio da redução dos impactos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas. Além de projetar, construir e gerenciar a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. 

Estudo Engenharia Ambiental e Sanitária na Unifor

Para você que quer cursar Engenharia Ambiental e Sanitária, a Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para o vestibular 2020.2. Com cinco anos de duração, o curso foi classificado com Nota 5 em Conceito de Curso (CC), nota final de qualidade dada pelo MEC. O quadro de docentes do curso conta com 42 professores, sendo 70% doutores e 30% mestres.

Com matriz curricular flexível, a graduação da Unifor permite que você organize seus estudos intercalando disciplinas do núcleo de formação básica, profissionalizante e específico. Desde o primeiro momento os estudantes são incentivados ao empreendedorismo na área ambiental, associados às aulas práticas, aulas de campo e visitas técnicas. Como atividades de extensão, a Universidade de Fortaleza disponibiliza programas de iniciação científica e intercâmbio internacional com experiências fora do Brasil. 

Ingresse em uma das maiores instituições de ensino superior do mundo. Parcele seus estudos com o Pex Unifor e pague apenas 50% do valor de seu curso durante a graduação e os outros 50% apenas no futuro, no mesmo período de tempo equivalente ao período dos estudos*. 

*exceto Odontologia e Medicina.

Confira as regras em unifor.br.