angle-left Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS) apresenta publicação contínua

Ter, 12 Março 2019 16:52

Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS) apresenta publicação contínua

O Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção. Foto: Ares Soares.
O Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção. Foto: Ares Soares.

Ter seu artigo acadêmico publicado em uma revista conceituada, avaliada no estrato QUALIS/CAPES categoria B1 em Psicologia e Ensino e B3 em Saúde Coletiva, e, ainda, indexada em significativas bases de dados e indexadores, dão motivos de sobra para comemorar. O Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.

Outro motivo importante é que, desde janeiro de 2019, a Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS) implementou o formato da publicação contínua de artigos. Com essa mudança, a RBPS segue as práticas internacionais de publicação científica, acelerando a comunicação e os resultados de pesquisas.

Outra inovação é que este atual modelo apresenta um volume ao ano, sem divisão em fascículos e, ao modo que os artigos são concluídos, são publicados imediatamente sem a necessidade de se formar uma edição.

De acordo com a editora-chefe da RBPS, professora Paula Jacques, essa mudança otimizou a publicação dos artigos. “Essa atualização facilita no momento em que o autor finaliza o artigo, já que agora a aprovação e publicação do conteúdo acadêmico ficou mais rápido e eficaz. O volume correspondente ao ano 2019 é o volume 32, portanto, a RBPS está atualizada e disponível para consultas”, disse Paula.

Sobre a Revista

A Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS) foi fundada em 1984 e baseia-se na Promoção da Saúde, contemplando políticas públicas, ambientes saudáveis, capacitação comunitária, desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas e reorientação de serviços de saúde. Tem como missão fomentar o desenvolvimento da Promoção da Saúde/Saúde Coletiva por meio da publicação científica advinda de ações e pesquisas de relevância e correlação com estas áreas.

Publica artigos com abordagens quantitativa e qualitativa, pesquisas de natureza descritiva, analítica, estudos clínicos, epidemiológicos e ambientais, que tenham como objetivo final a divulgação do conhecimento científico e seu impacto para a Promoção da Saúde e Saúde Pública/Coletiva. A RBPS publica artigos originais, artigos de revisão e descrição de experiências.

A publicação é bilíngue com acesso aberto pelo Portal de Periódicos da UNIFOR (). A revista verifica existência de similaridade em todos os manuscritos submetidos, antes de enviar para a revisão por pares. A Revista Brasileira em Promoção da Saúde passa a implementar o formato de publicação contínua de artigos a partir de janeiro de 2019. Dessa forma, a RBPS segue as práticas internacionais de publicação científica, acelerando a comunicação e os resultados de pesquisas.