angle-left Revista Tecnologia da Unifor é indexada em cinco novas plataformas

Qui, 9 Abril 2020 15:30

Revista Tecnologia da Unifor é indexada em cinco novas plataformas

A Revista Tecnologia pode ser encontrada em sistemas nacionais e internacionais de pesquisa acadêmica.


Revista Tecnologia reúne produções nas áreas de Arquitetura, Informática e Engenharia (Foto: Ares Soares)
Revista Tecnologia reúne produções nas áreas de Arquitetura, Informática e Engenharia (Foto: Ares Soares)

Com uma nova edição a cada semestre, a Revista Tecnologia é um periódico científico publicado pela Universidade de Fortaleza e que tem como objetivo compartilhar conhecimentos dentro das áreas de Arquitetura, Informática e Engenharia (seja ela civil, elétrica, eletrônica, mecânica, mecatrônica, de produção, de telecomunicações, ambiental ou sanitária), assim como de ciências afins. Criada em 1980, e disponibilizada exclusivamente online desde 2014 (por meio do domínio https://periodicos.unifor.br/tec), a publicação acaba de expandir seu alcance: agora, está presente em três novas plataformas de indexações internacionais e duas nacionais.

Atualmente em sua 40ª edição, a revista congrega pesquisadores de alto nível, todos com o propósito de impactar positivamente a sociedade por meio de descobertas no campo das Ciências Tecnológicas Aplicadas e Inovação. Além destes, a equipe, que tem apoio do Conselho Superior de Editoração, é composta por um time de gestores, avaliadores, uma editora, um diagramador, uma revisora, uma secretária e bibliotecários. O sistema de editoração utilizado é o SEER - predominante no cenário acadêmico - e, antes do material ser enviado para revisão, é verificada a similaridade de todo o conteúdo submetido para a revista, garantindo a originalidade do que é apresentado. As publicações têm acesso livre pelo Portal de Periódicos da Unifor.

Para Márcia Thelma, professora que está entre os responsáveis pela edição da revista, o interesse contínuo por renomadas bases de indexação faz parte do compromisso da Revista Tecnologia em se estender para o público. “Temos buscado muito por essas indexações, tanto nacionais quanto internacionais, para termos uma maior visibilidade tanto dos nossos trabalhos, como da nossa revista. A procura resultante tem consistido em uma demanda bem significativa”, explica Márcia, revelando também os resultados da ação.

O recente aceite da Revista Tecnologia ocorreu nas seguintes plataformas de indexação: as estrangeiras  BASE (Bielefeld Academic Search Engeni),  RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) e DRJI (Directory of Research Journals Indexing); e as nacionais Diadorim (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras) e Livre (Revista de Livre Acesso). Centradas em diferentes núcleos de pesquisa e públicos, estas bases trazem relevante adição à já robusta lista de indexadores que publicação da Unifor possui.

Para saber mais sobre as bases nas quais a revista está inclusa, assim como se informar sobre o processo de participação para as próximas edições do periódico científico, é possível contactar o time da Revista Tecnologia pelo e-mail revistatecnologia@unifor.br