angle-left Unifor participa da campanha contra a gripe Influenza com várias inovações e até drive-thru

Seg, 23 Março 2020 08:49

Unifor participa da campanha contra a gripe Influenza com várias inovações e até drive-thru

Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Serão três etapas em datas e para públicos diferentes. Ao todo, cerca de 67 milhões de pessoas devem ser vacinadas (Foto: Agência Brasil)
Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Serão três etapas em datas e para públicos diferentes. Ao todo, cerca de 67 milhões de pessoas devem ser vacinadas (Foto: Agência Brasil)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe a partir desta segunda-feira (23), com várias inovações por conta da pandemia do coronavírus. Serão três postos instalados ao ar livre no campus para evitar lotação em ambientes fechados. Um dos postos funcionará no modelo drive-thru, para que os idosos sejam atendidos sem sair do veículo. O cronograma da Unifor seguirá rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde.

Desta vez, a vacinação sairá do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) para se concentrar no bloco D do Campus da Unifor, justamente para evitar contaminação pelo Covid-19. Mas o sistema drive-thru só começa na terça-feira, dia 24 de março, sempre das 8 às 16h30min, inclusive no feriado desta quarta-feira (25). Importante: os idosos a partir de 80 anos serão vacinados em domicílio, numa operação da Prefeitura de Fortaleza e os interessados devem se cadastrar pelo número de Whatsapp: (85) 99989.4799.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Conforme o calendário divulgado pelo Governo Federal, a campanha de 2020 terá três fases:

  • 1ª fase (a partir de 23/03): idosos (a partir de 60 anos) e profissionais da saúde.
  • 2ª fase (a partir de 16/04): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
  • 3ª fase (09/05 a 23/05): crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.

Apoio do NAMI

A participação da Unifor na campanha de vacinação contará com o apoio da estrutura do NAMI, bem com a experiência de seus profissionais. Referência nas regiões Norte e Nordeste, o NAMI da Unifor foi criado em 1978 com o objetivo de promover qualidade de vida da população cearense. Para isso, reúne profissionais e estudantes em uma moderna e multidisciplinar estrutura, focados na humanização e na evolução do atendimento, sempre em consonância com as pesquisas acadêmicas desenvolvidas na Universidade.

O NAMI conta atualmente com uma estrutura de 14 mil metros quadrados. Nele, são realizados atendimentos ambulatoriais multidisciplinares e diversas áreas da saúde, que integram atividades de assistência à população com ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social.

Com a missão de desenvolver ações de saúde no nível secundário de atenção, o NAMI atua na promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de maneira interdisciplinar.

Mais de 90% dos atendimentos do NAMI são realizados para o SUS por meio de encaminhamento da rede pública de saúde e regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza ou ocorrem de forma gratuita por meio de projetos de responsabilidade social. Os demais atendimentos são realizados por meio de convênios com operadoras de saúde e empresas ou de forma particular.

Serviço

Unifor terá três postos de vacinação contra a gripe influenza
De 23 a 27 de março de 2020
Horário: 8h às 16h30
Local: Bloco D
Vacinação drive-thru a partir do dia 24/3