angle-left Unifor é 1ª no ranking das universidades particulares do Brasil na citação em publicações científicas

Sex, 12 Junho 2020 10:41

Unifor é 1ª no ranking das universidades particulares do Brasil na citação em publicações científicas

O ranking do Times Higher Education (THE) de 2020 também apontou a Universidade de Fortaleza como a 6ª do país na citação em trabalhos científicos entre instituições públicas e privadas.


A valorização do conhecimento, o investimento em projetos de pesquisa e o apoio aos pesquisadores está no DNA da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. O reflexo dessa cultura está no volume de publicações científicas do corpo docente e discente da Unifor, assim como na relevância das pesquisas desenvolvidas no campus. Ainda este ano, por exemplo, serão aplicados R$ 400 mil em dez novas pesquisas relativas à Covid-19. 

De acordo com o ranking da Times Higher Education (THE) de 2020, a Universidade de Fortaleza é a 6ª instituição de ensino superior do país na citação em publicações científicas, entre universidades públicas e privadas do Brasil, e a 1ª no ranking das universidades particulares brasileiras. “Isso é resultado de muita publicação e da qualidade e relevância das pesquisas que desenvolvemos, que são muito consultadas e muito citadas em outros trabalhos”, destaca a reitora Fátima Veras

Para a professora Lilia Sales, vice-reitora de Pós-Graduação, trata-se de um círculo virtuoso que se deve ao fato da Universidade de Fortaleza ter como prioridade a construção do conhecimento a partir de ideias, ações e soluções para questões e desafios que a sociedade vive. “Na hora que a Universidade incentiva nossos professores a estudar, pesquisar e resolver, por meio de suas pesquisas, desafios da sociedade, acaba por impactar positivamente a nossa sociedade e as pessoas que nos leem. E as pessoas acabam utilizando esse conhecimento para outras pesquisas”, reforça.

Qualidade dos periódicos

“A relevância científica de um artigo é levantada pelo número de citações dele em outras publicações. Existe a citação global e a citação de alto impacto”, explica o professor Ângelo Roncalli, da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade. “Considerando as produções de 2014 a 2018, a Unifor tem um total de 1.210 publicações. O acumulado de citações é 3.982 de 2014 a 2019, na SCOPUS em uma das bases do Elsevier”, destaca o professor. 

Pesquisa de impacto social 

Para o professor Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação, no contexto de pandemia em que a ciência é cada vez mais demandada a responder as necessidades sociais – no sentido de repensar a economia, a produção de bens de consumo, as relações entre pessoas, as tecnologias de comunicação – o papel da universidade na produção do conhecimento é absolutamente crítico.

“O ranking evidencia o impacto que a universidade tem na busca de soluções para o contexto social onde está inserida. É um reconhecimento, mas também um compromisso que a gente assume diante desse contexto, para nos esforçarmos cada vez mais no sentido de entregar para a sociedade soluções apropriadas para os problemas complexos que surgem diante dessa nova realidade”, destaca.  

Times Higher Education (THE)

A Times Higher Education (THE) é uma entidade britânica que produz a principal avaliação internacional de educação. O ranking da THE avalia as universidades nas suas principais missões: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. Para tanto, são utilizados 13 indicadores de desempenho que fornecem comparações abrangentes que têm a confiança de estudantes, acadêmicos, líderes de universidades, indústria e governos.  

Esses indicadores de desempenho estão agrupados em cinco áreas: Ensino (o ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, renda e reputação); Citações (influência da pesquisa); Perspectivas internacionais (funcionários, estudantes e pesquisa); e Renda da indústria (transferência de tecnologia).