angle-left Veja como a Universidade de Fortaleza está se preparando para o retorno das atividades presenciais

Sex, 3 Julho 2020 18:11

Veja como a Universidade de Fortaleza está se preparando para o retorno das atividades presenciais

Instituição aguarda a determinação das autoridades para decidir a data para cumprir as práticas das disciplinas do semestre 2020.1. 


Todos os centros de ciências estão com seus planejamentos de retorno elaborados, considerando ocupação de no máximo 1/3 da capacidade dos laboratórios. (Foto: Ares Soares)
Todos os centros de ciências estão com seus planejamentos de retorno elaborados, considerando ocupação de no máximo 1/3 da capacidade dos laboratórios. (Foto: Ares Soares)

Assim como em todas as instituições educacionais do país, a rotina das atividades da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi impactada pela pandemia do novo coronavírus. As disciplinas teóricas do semestre 2020.1, que foram virtualizadas em função do isolamento social, encerram na próxima segunda-feira, 6 de julho. E, agora, a Universidade de Fortaleza aguarda a determinação do governo estadual para decidir data para a reposição das atividades práticas de todos os cursos, de modo a cumprir o cronograma do semestre.

Enquanto a data é definida pelas autoridades, o Campus já está 100% preparado para receber alunos, professores e funcionários para as atividades presenciais. A Unifor elaborou protocolo de biossegurança que segue normas de distanciamento social, proteção individual e higiene do Plano Estadual de Contingência. Além disso, realizou treinamento virtual do protocolo com os funcionários, instalou equipamentos de proteção e sinalizou todas as instalações do campus, entre salas de aula, espaços de atendimento, bebedouros, bancos e acessos. 

Todos os centros de ciências estão com seus planejamentos de retorno elaborados, considerando ocupação de no máximo 1/3 da capacidade dos laboratórios, garantindo o distanciamento mínimo e todas as medidas de proteção individual: higienização, controle de equipamentos de proteção individual, lavagem de mãos, limpeza de equipamentos etc. À medida em que as aulas retornarem, os alunos vão se encaixar em um período especial de reposição e vão seguir até a finalização das atividades práticas, cumprindo toda a carga horária das disciplinas. 

“A representação dos estudantes em cada curso, em cada centro de ciências, tanto na graduação como na pós-graduação, em todos os níveis, tem sido ouvida, de modo que há uma acolhida às questões e às preocupações da comunidade de alunos, professores e colaboradores. Estamos cumprindo requisitos absolutamente importantes, pois o indispensável agora é a segurança e a garantia do bem-estar da comunidade universitária”, destaca o professor Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação da Unifor.