angle-left XXI Criarte apresenta exposição e recital de música com alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz

XXI Criarte apresenta exposição e recital de música com alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz

Com o tema “No Ceará é assim”, alunos apresentam homenagem a compositores cearenses.


O objetivo da iniciativa é apresentar as atividades realizadas pelos alunos da instituição ao longo do ano na disciplina de Artes Visuais. (Foto: Ares Soares)
O objetivo da iniciativa é apresentar as atividades realizadas pelos alunos da instituição ao longo do ano na disciplina de Artes Visuais. (Foto: Ares Soares)

A Escola de Aplicação Yolanda Queiroz realiza, nos dias 3 e 4 de dezembro, a Mostra Criança e Arte (Criarte) 2019. Em sua 11ª edição, o evento traz recital de música, juntamente com uma exposição de obras de arte produzidas pelas crianças alunas da instituição. As apresentações serão abertas a toda a comunidade universitária.

Com o tema “No Ceará é assim”, o objetivo da iniciativa é apresentar as atividades realizadas pelos alunos da instituição ao longo do ano na disciplina de Artes Visuais. O recital contará com a reprodução de músicas produzidas por compositores cearenses interpretadas no piano, flauta transversal, flauta doce, violino, percussão, assim como canto coral e Orquestra Sanfônica. 

Mônica Galeão, coordenadora da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, explica que o tema do Criarte deste ano foi escolhido juntamente com os alunos e professores da instituição. “É um trabalho feito com muita seriedade, muito amor, carinho e compromisso. Isso se percebe pelo envolvimento dos professores e pela dedicação das crianças. É lindo ver tudo em conjunto funcionando”, comenta.

Escola de Aplicação Yolanda Queiroz

Inaugurada em 1982, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz oferece educação de qualidade às crianças das comunidades circunvizinhas à Universidade, a fim de proporcionar ensino diferenciado aos alunos. 

Localizada dentro do campus, a Escola proporciona anualmente educação gratuita a cerca de 540 crianças do Infantil 4 até a 5ª série do ensino fundamental. Os alunos recebem gratuitamente também material escolar, refeições e fardamento. A matriz curricular da escola é enriquecida com atividades como informática, artes plásticas, música, leitura e educação física.

A Escola Yolanda Queiroz é também campo de prática de estágio para alunos dos cursos dos Centro de Ciências da Saúde (CCS), como Educação Física e Psicologia. A instituição se renova nas formas de ensinar, aprender, avaliar, organizar e de como trabalhar com o conhecimento, de forma a respeitar singularidades do desenvolvimento humano.

Responsabilidade Social na Universidade de Fortaleza

Sempre em comprometimento com a sociedade, a Universidade de Fortaleza oferece programas e projetos abrangendo o voluntariado, a educação e a capacitação profissional, permitindo também um campo prático para seus estudantes. 

Atuando com o princípio de gerar melhoria de vida aos assistidos, os projetos são dotados de grande representatividade para a comunidade em geral, desenvolvendo atividades distintas e de grande importância em seus cenários de atuação. 

Alguns projetos da Universidade envolvem a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ), Projeto Jovem Voluntário, Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), Projeto Cidadania Ativa, entre outros.

Serviço

XXI Criarte
Data: 3 e 4 de dezembro de 2019
Horário: 18h
Local: Teatro Celina Queiroz
Entrada gratuita e aberta ao público