Biblioteca

  • 216.014 livros
  • 5.000
  • 722 assentos
Vista aérea das prateleiras de livros da Biblioteca da Unifor.

 

Na Biblioteca Central da Unifor, você tem à disposição uma série de serviços que te auxiliarão no suporte para a sua formação profissional. Confira abaixo os serviços oferecidos pela Biblioteca Central.

Se preferir, pode acessar o arquivo Informativo do Aluno 2020.2.

 

O UniforCard é seu cartão de acesso à Biblioteca e a outras unidades do campus, para o empréstimo de livros e uso do guarda-volumes. O UniforCard permite a você adquirir serviços como impressões, xerox, efetuar pagamentos de multas sobre empréstimos de livros em atraso e realizar compras na Loja do Campus. O UniforCard funciona como um sistema de débito na fatura da mensalidade e traz vantagens para o aluno. Com ele, é possível também pagar a Academia Unifor. Ex-alunos da Unifor podem ter acesso ao acervo, para consulta local, utilizando UniforCard.

Caso você tenha esquecido a senha, compareça à recepção da Biblioteca de posse de um documento de identidade para cadastrar uma nova senha. Se você deseja mudar sua senha, acesse o Unifor Online, clique no item “Pessoal” e em seguida clique na opção “Senha”. 

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Unifor disponibiliza na íntegra teses e dissertações defendidas na Universidade. Para saber mais informações sobre a inclusão da sua dissertação ou tese na BDTD, você deve procurar a Coordenação do seu Mestrado ou Doutorado. Para visualizar as dissertações ou teses publicadas pela Unifor, você tem três opções:

1° Através do aplicativo BDTD. Acesse aqui.

2° Através da opção “Consulte o Catálogo do Acervo” no Unifor Online.

3º No site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT): http:www.ibict.br.
 

Na “Busca Simples”, há as opções de buscas pela palavra-chave, que pode ser data da defesa, autor ou título. Na opção “Busca Avançada”, você preenche os campos Grau, Título, Autor, Programa, Orientador, Co-orientador, Banca Examinadora, Data da Defesa e Assunto.

Informações sobre recursos e serviços oferecidos pela Biblioteca da Universidade de Fortaleza. Mantenha-se atualizado sobre o setor, tire dúvidas ou entre em contato com a equipe.

Pesquisa integrada ao acervo da Biblioteca.

Consulte aqui.

Na Biblioteca da Unifor, a comunidade acadêmica e ex-alunos tem à disposição o acervo físico de livros, teses, dissertações, periódicos e cordéis.

As devoluções devem ser realizadas no horário de atendimento da biblioteca até a data especificada, para evitar multas diárias.

A ficha catalográfica tem como objetivo possibilitar a representação das informações de autor, título, número de páginas, assuntos, local e data. Contém a descrição de uma obra e os elementos bibliográficos de acordo com o código de catalogação anglo-americano (AACR2), necessários para identificar e localizar a obra no acervo de uma biblioteca. 

Acesse ao aplicativo da Ficha Catalográfica aqui.

O aluno da Unifor pode levar livros por empréstimo, mediante apresentação do UniforCard. O uso do cartão, assim como a senha, são intransferíveis. Funcionários também podem retirar livros com crachá funcional. Nos dois casos, os empréstimos e renovações são feitos com utilização de senha eletrônica.

 

Categoria do Usuário

Qtd. de empréstimo

Prazo de empréstimo

Alunos de Graduação

10 livros

14 dias

Funcionários

10 livros

14 dias

Alunos de Especialização

12 livros

14 dias

Alunos de Mestrado/Doutorado

12 livros

28 dias

Professores

12 livros

28 dias

 

Você também pode ver o que já pediu emprestado no Unifor Online ao clicar na barra azul, item “Biblioteca” e em seguida na opção “Histórico de empréstimos”. O sistema da Biblioteca não permite o empréstimo de obras iguais, mesmo de edições diferentes. Para levar a edição mais recente, é necessária a devolução do exemplar em seu poder.

Localizado na videoteca que fica no piso superior do Centro de Convivência, ao lado da Lojinha do Campus, o empréstimo de vídeos em formatos DVD e VHS é permitido a alunos, professores e funcionários. Cada usuário pode levar cinco vídeos por cinco dias. O atraso na devolução gera suspensão pelo número de dias do atraso. Alguns dos vídeos são cativos em virtude da necessidade de o professor usá-los nas salas de exibições, e por isso eles não são disponibilizados para o empréstimo.

Telefone: (85) 3477.3163

A Biblioteca da Unifor disponibiliza um guarda-volumes para alunos, professores e funcionários. O uso é exclusivo para quem utiliza o acervo da Biblioteca e restrito ao período de permanência no local, além de não ser permitido sair com a chave, uma vez que outros usuários necessitam utilizar o serviço. O usuário pode acessar as dependências da Biblioteca de posse de livros, cadernos, pastas transparentes com elástico e fichários, mediante conferência.

O serviço de levantamento bibliográfico é realizado para professores e alunos de pós-graduação da Unifor devidamente matriculados, mediante preenchimento de formulário próprio.

Telefone: (85) 3477-3210

Vídeos digitais produzidos pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual, além do programa institucional da Universidade, o Canal Unifor.

Confira aqui: https://www.unifor.br/tv-unifor

O programa possibilita obter cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nas principais bibliotecas brasileiras.

Telefone: (85) 3477-3210

Os livros emprestados poderão ser renovados, desde que não haja atraso ou que não estejam reservados para outro usuário. A renovação pode ser feita via internet pelos serviços Unifor Online, Unifor Mobile ou na Biblioteca.

É importante ainda guardar os comprovantes de renovação. Caso ocorra perda, roubo ou dano a qualquer obra, sob responsabilidade do usuário, ele deverá repor com uma obra igual, da mesma edição ou mais atualizada. Caso o título esteja esgotado, o usuário deve se dirigir à Biblioteca para que um bibliotecário indique outro título para a substituição.

Em caso de problemas de conexão com o site da Unifor, dirija-se à Biblioteca nos horários de atendimento para renovação de obras.

Telefone: (85) 3477-3162

Realizado no piso superior, o serviço de reprodução (física/digital) é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h. O atendimento é feito por ordem de chegada. São permitidas cópias de pequenos trechos, conforme lei de direitos autorais (Lei Federal nº 9.610/98).

Telefones: (85) 3477.3260 | 3477.3057

Você poderá reservar obras quando todos os exemplares de uma mesma edição estiverem emprestados. A qualquer momento é possível realizar uma reserva na própria biblioteca ou pela internet. Neste último caso, você deve acessar o Unifor Online, clicar no menu “Biblioteca” e em seguida na opção “Reservar/Cancelar”. Digite o código da obra no campo “Código da obra a ser reservada” e clique no botão “Reservar”.

O aviso da disponibilidade da obra reservada será enviado através do Unifor Online (Torpedo e Agenda), Unifor Mobile e e-mail.  Alunos, funcionários e professores podem reservar até sete obras. Se mais de uma edição do mesmo livro for reservada, o primeiro livro devolvido, independente da edição, será atribuído à sua matrícula e eliminará a reserva das demais edições.

Caso tenha interesse em uma edição específica, você deve selecionar a opção desejada no momento da reserva. As obras reservadas aguardam um dia para serem retiradas pelo usuário. No dia seguinte serão disponibilizadas para o próximo usuário da fila de espera ou retornam para o acervo quando não houver mais reservas.

Telefone: (85) 3477-3162

O uso das cinco salas de vídeo é permitido para professores, alunos e funcionários. Há três salas com 62 assentos que recebem no mínimo 25 pessoas e duas salas com 24 assentos que recebem no mínimo quatro pessoas. O acervo de vídeos dá apoio didático aos professores com conteúdos em VHS, DVD e digital. As salas são equipadas com antenas de rede WiFi. As reservas podem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone e a confirmação será informada por e-mail.

Telefone: (85) 3477-3163.

Em caso de perda ou roubo, o usuário deve registrar o boletim de ocorrência B.O. (pode ser eletrônico). Na recepção da Biblioteca apresentar B.O., pagar a taxa e solicitar a emissão de nova via.

Realiza capacitações para alunos, professores e funcionários, habilitando os usuários quanto ao uso dos serviços e acesso às principais fontes de informação científica com foco nos recursos informacionais: base de dados, periódicos e livros eletrônicos. Nas modalidades individual e/ou em grupo, mediante agendamento presencial ou por telefone (3477-3169).  

  • Biblioteca Digital
  • Normas ABNT, APA e Vancouver
  • Desvendando os Periódicos Científicos  
  • O que é plágio?  
  • Software Mendeley 

Serviço de orientação individual de citações e referências conforme as normas APA, ABNT, Vancouver e sobre a utilização do software Mendeley (gerenciador de referências).

Telefone: (85) 3477-3210.

  • Projeto #Biblioteca Para Todos - A Biblioteca mantém dois pontos do #Biblioteca para todos que disponibilizam livros de literatura, revistas e quadrinhos com o objetivo de estimular o gosto pela leitura na comunidade atendida pelo Escritório de Prática Jurídica (EPJ), Núcleo de Medicina Integrada (NAMI), alunos, professores e funcionários da Unifor.
  • Projeto Biblioteca de Portas Abertas - A Biblioteca da Unifor abre suas portas à comunidade externa, aos sábados de 7h30 às 16h25, disponibilizando seu amplo espaço físico, bem como seu rico acervo para consulta local.
  • Coleção Rachel de Queiroz - O acervo pessoal da escritora cearense está aberto para visitas individuais e em grupo mediante agendamento prévio. Além do acesso ao acervo, é possível interagir com a Rachel de Queiroz, por meio da realidade aumentada, onde a imagem da escritora é reproduzida em modelo 3D, através do aplicativo para dispositivos móveis.
  • Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel, da Universidade de Fortaleza - O Espaço é dedicado às produções histórico-culturais em formato de cordel que faz homenagem a Maria das Neves Baptista Pimentel, a primeira mulher a publicar um folheto de cordel que usava o pseudônimo Altino Alagoano. As visitas podem ocorrer no formato individual e em grupo mediante agendamento prévio.
Informações para contato

Biblioteca Central da Unifor | De segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, e aos sábados, de 8h30 às 13h.

  • E-mail de contato: bib@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3257
  • Endereço de contato: Praça central do campus