Coronavírus O que a Universidade de Fortaleza está fazendo por você

Campus da Unifor

 

A Universidade de Fortaleza está monitorando de perto a pandemia da doença do novo Coronavírus (COVID-19) em andamento. Diante da alteração inesperada e rápida dos cenários, reiteramos que nossa principal prioridade continua sendo a saúde, a segurança e o bem-estar de nossa comunidade, dentro e fora do campus. Estamos tomando ações decisivas e informadas para limitar a disseminação do COVID-19, garantindo o cumprimento de nossa missão de ensino e pesquisa. Continuaremos atualizando a comunidade regularmente para manter todos informados sobre medidas adicionais. Vamos juntos!

 

 

Sala de aula ao ar livre

Para que ambiente mais adequado para uma sala de aula ao ar livre do que o Campus da Universidade de Fortaleza? Admirado e amado pela exuberância de seus jardins e variedade de suas fontes, o Campus da Unifor virou palco de salas de aula ao ar livre. No momento, já são três em funcionamento em diferentes locais, mas a ideia é chegar a oito até o final de 2020.

Inicialmente, as salas de aula ao livre foram instaladas no hall dos blocos D e K e no jardim próximo à pista de atletismo.


                  

                  

            

                  

 

 

Atividades cotidianas e seus níveis de risco

Níveis de risco de contaminação

Com as novas medidas de flexibilização da quarentena e isolamento social, muitas atividades econômicas estão sendo retomadas. Saiba quais os níveis de risco de contaminação pelo novo coronavírus em situações do dia a dia.

Níveis de diabetes alterados durante a quarentena

Aumento da glicemia durante a quarentena

Diabéticos relatam aumento da glicemia durante a quarentena, aponta pesquisa. O estudo foi realizado com 1.700 brasileiros e divulgado pela revista Diabetes Research and Clinical Practice.

Diagnóstico de Covid-19 por raio-X

Sistema diagnostica Covid-19 por Raio-X

Doutor e docente da Universidade de Fortaleza elaboram sistema de Inteligência Artificial que detecta pacientes com coronavírus por exames de Raio-X.

Sala de aula ao ar livre

Sala de aula ao ar livre

Agora é oficial: o melhor Campus do Brasil é local de salas de aula ao ar livre. Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, implanta novos ambientes de aprendizagem em meio a jardins e fontes.

CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS

 

Lives do Conhecimento

Camila Coutinho

Camila Coutinho

Moda, profissionalismo e sustentabilidade foram tema do bate-papo virtual com a comunicadora pernambucana Camila Coutinho, criadora do site “Garotas Estúpidas”.

José Eduardo Agualusa

José Eduardo Agualusa

O jornalista e escritor angolano José Eduardo Agualusa participa de mais uma “Lives do Conhecimento” para falar sobre o tema “O intermitente diálogo entre o jornalismo e a literatura”.

Marcelo Rosenbaum

Marcelo Rosenbaum

Nossa Live abordou o tema “A arquitetura e o Design como ferramentas de transformação social” com o arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum, fundador do Instituto A Gente Transforma.

João Candido Portinari

João Candido Portinari

“A paixão segundo Portinari” é o tema do encontro virtual, que foi transmitido nas redes sociais da Universidade e recebeu como convidado João Candido Portinari, filho único do renomado artista.

Márcia Barbosa

Márcia Barbosa

A cientista e professora Márcia Barbosa, membro da Academia Brasileira de Ciência (ABC), debate sobe evidências científicas, equidade, eficiência e empatia em mais uma Live do Conhecimento.

Ernesto Haberkorn

Ernesto Haberkorn

Live com o empresário Ernesto Haberkon, referência para a América Latina em Gestão Empresarial, abordou sobre perspectivas os sistemas de gestão (ERPs) em negócios pós-Covid.

Leandro Karnal

Leandro Karnal

Live apresenta o historiador, escritor e professor universitário Leandro Karnal, para refletir sobre a gestão dos sentimentos em tempos de pandemia e sobre a descoberta da felicidade.

Marcia Castro

Marcia Castro

A professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e chefe do departamento de Global Health And Population discute o tema “Covid-19 no Brasil: desafios e respostas”.

Marcelo Serrado

Marcelo Serrado

“O papel do ator em contexto de isolamento social” foi o tema da Live do Conhecimento com o ator Marcelo Serrado; mediado pela professora Hertenha Glauce.

Ailton Krenak

Ailton Krenak

Principal nome da luta indígena no Brasil, o escritor e ambientalista Ailton Krenak é o convidado especial de mais uma Live do Conhecimento, com reflexões sobre o ser humano e a natureza.

Eliane Diogenes

Eliane Diógenes

Este encontro online trata da temática “A potência da arte em tempos de confinamento” , com a professora Eliane Diógenes, dos cursos de Psicologia e Cinema e Audiovisual.

André Lemos (UFBA)

André Lemos

O professor e pesquisador especialista em cultura digital André Lemos é o convidado de mais uma edição do projeto, com o tema “Tecnologias Digitais e Pandemia”.

Contardo Calligaris

Contardo Calligaris

O psicanalista italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris é o convidado de mais uma edição do Lives do Conhecimento, com a live “Jovens e idosos em tempo de quarentena”.

Leônia Cavalcante Teixeira

Leônia Cavalcante Teixeira

"Conversando sobre saúde mental em tempos de pandemia" é o tema do debate realizado com a profa. Leônia Teixeira, do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor.

Edmilson Filho e Halder Gomes

Edmilson Filho e Halder Gomes

Ator e diretor da aclamada série de filmes e de televisão “Cine Holliúdy” participam de mais um encontro do projeto Cine Diálogos Virtuais, promovido pelo curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

Marcelo Gleiser

Marcelo Gleiser

Físico e astrônomo, pesquisador da Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos, Gleiser trata do tema "Crise (COVID-19): Avaliação, desafios e prognoses".

Domenico de Masi

Domenico de Masi

Sociólogo italiano aborda o tema “Crise (Covid 19): avaliação, desafios e prognoses”, com mediação do professor José Clerton de Oliveira Martins (PPGP/Unifor).

SAIBA COMO SE PREVENIR

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel

Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir

Evite aglomerações se estiver doente

Não compartilhe objetos pessoais como copos, talheres e garrafas

Mantenha os ambientes bem ventilados

Não toque a região dos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos

Mantenha-se hidratado!

Informações para contato

Entre em contato conosco

  • E-mail de contato: centraldeatendimento@unifor.br
Atendimento via chat