angle-left Solenidade reúne vencedores do Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza

Solenidade reúne vencedores do Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza

A premiação objetiva incentivar a criação literária e a sua divulgação como forma de promoção do hábito de leitura e escrita.


A solenidade para anunciar  e condecorar os vencedores do Prêmio de Literatura Unifor acontece dia 23 de março, no Auditório da Biblioteca Central, às 19 horas. (Foto: Ares Soares)
A solenidade para anunciar  e condecorar os vencedores do Prêmio de Literatura Unifor acontece dia 23 de março, no Auditório da Biblioteca Central, às 19 horas. (Foto: Ares Soares)

A solenidade para anunciar  e condecorar os vencedores do Prêmio de Literatura Unifor acontece dia 23 de março, no Auditório da Biblioteca Central, às 19 horas. Esta edição tem como gênero literário escolhido o Conto, e premiará duas categorias: Obra Inédita e Trabalhos Inéditos

A Comissão Julgadora seleciona uma obra inédita, pela qual o vencedor recebe uma viagem (passagens aéreas) a São Paulo, para visitar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, além da publicação da obra com tiragem de 400 exemplares.

Também são selecionados 20 trabalhos inéditos para a premiação, do 1º ao 20º lugar. O autor na categoria trabalho inédito, classificado em 1º lugar, receberá o prêmio de uma viagem (passagens aéreas) ao Rio de Janeiro para visitar a Biblioteca Nacional. Os autores classificados, na mesma categoria, do 1º ao 20º lugar, terão suas obras reunidas e publicadas em forma de livro intitulado “Coletânea”, com tiragem de 20 exemplares para cada candidato.

A professora Aíla Sampaio, que faz parte da Comissão Julgadora comenta sobre a importância do prêmio. “É um grande estímulo à escrita literária. Além de proporcionar a  descoberta de novos talentos o Prêmio também promove a consolidação dos já consagrados. Como a Universidade coloca as artes como um dos seus pilares, a literatura não poderia jamais ficar de fora”, destaca. 

Saiba Mais

O Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza objetiva incentivar a criação literária e como forma de promoção do hábito de leitura e escrita, além de divulgar novos escritores por meio da publicação de suas obras.

Criado inicialmente pelo professor Batista de Lima, o projeto decorre da necessidade de estimular a leitura do texto literário na universidade. Batista explica que o concurso aborda três gêneros: conto, crônica e poemas, alternadamente em cada edição.

Ainda segundo o professor, a relevância em explorar o Conto nesta edição é impulsionada diretamente pela rapidez cotidiana presente no mundo contemporâneo. “O conto consiste em uma narrativa curta, o leitor consegue ler de uma só vez. A narrativa satisfaz e distrai aquele que a lê, pois a história nos reconforta e nos distancia da realidade para entrarmos em seu mundo. Este é o milagre da narrativa”, enfatiza Lima.

Serviço

Solenidade do Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza
Data: 23 de março de 2020
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Biblioteca Central

Event Navigation Portlet is temporarily unavailable.