Núcleo de Atenção Médica Integrada NAMI

  • 16.000 procedimentos por mês
  • 25.000 pacientes por ano
Uma profissional de Medicina exibe imagens no notebook para a paciente.

 

Referência nas regiões Norte e Nordeste, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor foi criado em 1978 com o objetivo de promover qualidade de vida da população cearense. Para isso, reúne profissionais e estudantes em uma moderna e multidisciplinar estrutura, focados na humanização e na evolução do atendimento, sempre em consonância com as pesquisas acadêmicas desenvolvidas na Universidade.

O NAMI conta atualmente com uma estrutura de 14 mil metros quadrados. Nele, são realizados atendimentos ambulatoriais multidisciplinares e diversas áreas da saúde, que integram atividades de assistência à população com ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social.

Com a missão de desenvolver ações de saúde no nível secundário de atenção, o NAMI atua na promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de maneira interdisciplinar.

Mais de 90% dos atendimentos do NAMI são realizados para o SUS por meio de encaminhamento da rede pública de saúde e regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza ou ocorrem de forma gratuita por meio de projetos de responsabilidade social. Os demais atendimentos são realizados por meio de convênios com operadoras de saúde e empresas ou de forma particular.

 

Ensino e Pesquisa

Todo o universo de serviços e diferenciais que fazem do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) referência no Norte e Nordeste é destinado, também, ao desenvolvimento de atividades acadêmicas pelos estudantes e docentes da Unifor. Todos os anos, os alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) realizam práticas de estágio e reúnem, ainda na Universidade, teoria e prática da vivência profissional.

O NAMI também apoia projetos de pesquisa clínica de alunos da graduação e pós-graduação da Universidade, assim como abriga fisicamente alguns laboratórios de pesquisa, como o de Bioagentes Patológicos, que realiza estudos de virologia e microbiologia.

 

Informações para contato

Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI)

  • E-mail de contato: nami@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3611
  • Endereço de contato: Rua Desembargador Floriano Benevides, 221 (ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua)

 

O NAMI presta serviços ao público nas áreas de reabilitação física auditiva e intelectual, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, consultas médicas e de enfermagem ambulatoriais. Além disso, os usuários têm acesso a assistência farmacêutica, posto de coleta de leite humano, serviço social, clínica de vacinas e serviço de apoio ao diagnóstico (laboratório de análises clínicas e setor de imagens).

Os usuários são encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) via rede pública municipal de Saúde de Fortaleza, atendidos de forma particular e de convênios, além de atendimentos por meio de programas responsabilidade social. Confira cada um deles:
 

Reconhecido pelo Ministério da Saúde em 2014 como Centro Especializado em Reabilitação do tipo II (CER II), o NAMI realiza reabilitação física e auditiva, além de dispor de programas na área de reabilitação intelectual. Aqui, profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Fisioterapia e Psicologia atuam de forma permanente e integrada na assistência à pessoas com deficiência.

O setor de Terapia Ocupacional desenvolve atividades específicas para pessoas de diferentes faixas etárias, bem como para necessidades sensoriais distintas.

Crianças - o atendimento pediátrico ocorre nos setores de estimulação precoce e de atendimento infantil. O primeiro é realizado em grupo com equipe interdisciplinar para crianças com sinais de alarme para o desenvolvimento neuropsicomotor, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou necessidades especiais, com faixa etária de 0 a 3 anos. Já o segundo é feito de forma individual ou em grupo, com crianças com necessidades especiais, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou dificuldades de aprendizagem e/ou comportamento, com faixa etária de 3 a 12 anos.

Jovens - O público com idade entre 12 e 19 anos portador de necessidades especiais, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou dificuldades de aprendizagem e/ou comportamento conta com atendimento em grupo no setor de atendimento ao adolescente.

Adultos e idosos - O setor de atendimento ao adulto e idoso realiza processos de reeducação sociofuncional dos pacientes com necessidades especiais (neurológicas, ortopédicas, traumatológicas e reumatológicas) a partir dos 20 anos, em atendimentos individuais ou em grupo.

Programas de atendimento interdisciplinares e multiprofissionais

Estimulação precoce
O serviço de estimulação precoce é dirigido a crianças de até três anos de idade com diagnóstico de prematuridade moderada ou extrema, hipóxia ou anóxia perinatal, convulsão neonatal, malformações congênitas, anomalias cromossômicas, vítimas de traumatismos, retardo de desenvolvimento neuropsicomotor ou portadoras de necessidades especiais.

Reabilitação neuropsicomotora
Com público-alvo formado por crianças de três a doze anos de idade, o serviço promove a reabilitação neurológica, psicológica e motora a casos egressos da estimulação precoce e crianças portadoras de mais de uma deficiência (física e outra) decorrente de doenças neurológicas, malformações congênitas, erros inatos do metabolismo e síndromes genéticas.

Inclusão socioeducacional
Dirigido a crianças de três a oito anos, egressas da estimulação precoce não portadoras de deficiência física e com importantes limitações intelectuais ou de inclusão escolar, a inclusão socioeducacional trabalha ainda com casos de sinais de desmodulação sensorial, dificuldades na realização de Atividades de Vida Diária (AVDs), dificuldades no brincar, atraso no desenvolvimento percepto-cognitivo, atraso no desenvolvimento da linguagem/comunicação e déficit na linguagem oral. Atende em sua maioria crianças com transtorno de espectro autista.

Reabilitação neurofuncional
Dirigido a adolescentes e adultos portadores de deficiência.

Local: 3º andar do NAMI
Contato: (85) 3477-3657

O Serviço de Psicologia Aplicada presta atendimentos na área de psicologia em suas diversas subespecialidades, como plantão psicológico, psicoterapia com atendimentos individuais, em grupo e familiares.

O encaminhamento é feito a partir de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Nesse setor há também a possibilidade de atendimentos privados por meio de consultas particulares ou por alguns convênios de saúde.

Local: 2º andar do NAMI
Contato: (85) 3477-3643 e 3477-3644 e triagemspa@unifor.br.

O serviço de Fonoaudiologia do NAMI atua na avaliação, prevenção e tratamento dos problemas de voz, fala, linguagem e audição. Nele são realizados os mais diversificados atendimentos terapêuticos, tanto individuais como em grupo. São atendidos diagnósticos fonoaudiológicos como gagueira, disfonia, disfagia, distúrbio miofuncional oral, distúrbio de leitura e escrita e disartrofonia, entre outros. O serviço também oferece atendimentos otorrinolaringológicos, com a realização de exames de laringoscopia.

É oferecido um excelente setor de audiologia, onde são realizados exames audiológicos como audiometria tonal, logoaudiometria, impedanciometria, Bera, emissões otoacústicas e eletronistagmografia.

O NAMI dispõe também de um serviço de reabilitação de pessoas com deficiência auditiva onde o objetivo principal de garantir o melhor aproveitamento da audição residual da pessoa com deficiência auditiva. Para isso, realiza o processo de reabilitação auditiva, composto por diagnóstico, consultas e exames audiológicos, seleção, adaptação, concessão de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) e terapia fonoaudiológica.

O serviço realiza também o acompanhamento periódico da perda auditiva com o objetivo de monitoramento e realização de possíveis modificações nas características eletroacústicas do aparelho auditivo utilizado pelo usuário, bem como para as orientações quanto ao uso e manuseio do AASI. Nesse setor há também a possibilidade de atendimentos privados por meio de consultas particulares ou por alguns convênios de saúde.

O encaminhamento é a partir de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

Local: 2º andar do NAMI 
Contato: (85) 3477-3640, 3477-3641 e 3477-3663

O setor de Fisioterapia desenvolve ações de saúde nos níveis primário e secundário, com promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do movimento humano e as variáveis a ele relacionadas, de maneira integrada e interdisciplinar, com vistas à melhoria da qualidade de vida de seus usuários.

Atua nas áreas de fisioterapia clínica, saúde coletiva, fisioterapia do trabalho, saúde do idoso, saúde do atleta, pediatria, neurologia, RPG, fisioterapia dermato funcional e assoalho pélvico. Nesse setor há também a possibilidade de atendimentos privados por meio de consultas particulares ou por alguns convênios de saúde.

O encaminhamento é a partir de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Local: 1º andar do NAMI 
Contato: (85) 3477-3624.

Cenário de prática clínica ambulatorial para alunos de diversos cursos como Medicina, Enfermagem, Nutrição e Farmácia, o ambulatório conta com uma estrutura formada por mais de 30 consultórios e corpo clínico médico em diversas áreas, além de programas especiais como o Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS, sala de cirurgia para pequenos procedimentos ambulatoriais e o posto de coleta de leite humano.

O encaminhamento é a partir de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

Localização: 1º andar do NAMI 
Contato: (85) 3477-3631

O Ambulatório de Nutrição do NAMI constitui-se de uma unidade de nível secundário especializada no atendimento a pessoas com problemas que necessitem de suporte nutricional. Promove avaliação, diagnóstico e orientação nutricional. Aqui, os usuários são atendidos em salas individuais e climatizadas, em ambiente seguro, confortável e acolhedor ao paciente. Eles têm à disposição uma estrutura completa composta por acessórios como aparelho de bioimpedância, adipômetro, balanças variadas, dinamômetro, estadiômetro e infantômetro, de maneira a garantir um diagnóstico nutricional mais detalhado, preciso e, por consequência, uma intervenção nutricional mais eficaz.

O destaque do setor de Nutrição é o Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra). Iniciativa especial fundada em 2005, foi idealizado pelo curso de Nutrição da Unifor e é um programa de extensão vinculado à Vice-Reitoria de Extensão. Destina-se ao cuidado ambulatorial interdisciplinar de pessoas que apresentam transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa, Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (Tcap) e Transtorno Alimentar não especificado.

O programa atende aos usuários do SUS. O encaminhamento é a partir de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. No setor de nutrição, há também a possibilidade de atendimentos privados por meio de consultas particulares ou por alguns convênios de saúde.

Para saber mais sobre o PRONUTRA, CLIQUE AQUI.

Local: térreo do NAMI 
Contato: (85) 3477-3621.

O setor de Farmácia do NAMI desenvolve atividades que são competências da profissão farmacêutica, especificamente o atendimento à comunidade com serviços de atenção farmacêutica. Além da dispensação, os profissionais orientam os usuários a respeito de como usar os medicamentos, da interação com outras medicações e a melhor forma de descarte.

Os medicamentos são fornecidos pela Secretaria Municipal de saúde e dispensados exclusivamente a pacientes do SUS mediante disponibilidade. São medicamentos da atenção primária e secundária, psicotrópicos e do programa DST/AIDS.

A Farmácia Ambulatorial fornece medicamentos por meio de receitas emitidas em instituições vinculadas ao SUS.

Local: térreo do NAMI, ao lado da recepção principal.
Horário de funcionamento: segunda-feira, de 8h às 11h30 e de 13h30 às 17h; de terça a quinta-feira, de 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h; e sexta-feira, de 7:30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30.
Contato: (85) 3477-3659.

Atende aos usuários do SUS por meio de vacinas fornecidas pelo gestor municipal de saúde para programas do Ministério da Saúde. Dispõe também de vacinas da rede privada que podem ser adquiridas a um preço acessível.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h e 13h às 16h30.
Contato: (85) 3477-3628 e 3689.

Composto pelo Centro de Diagnóstico e o Laboratório de Análises Clínicas. Inaugurado em 2008, o Centro de Diagnóstico realiza exames complementares como ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, ultrassonografias (pélvica, mamária, transvaginal, morfológica, obstétrica, cervical, abdome, entre outras), Monitoramento Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA), Holter e raios-x.

O Laboratório de Análises Clínicas do NAMI realiza exames com controle de qualidade interno e externo, de forma a proporcionar resultados fidedignos com agilidade. Assim, oferece aos médicos maior precisão em seus diagnósticos e aos estudantes do curso de Farmácia a possibilidade de vivência prática na área das Análises Clínicas.

Os exames são realizados em usuários encaminhados via sistema de regulação da Secretaria de Saúde dos Município de Fortaleza (postos de saúde).

Centro de Diagnóstico
Horário de Funcionamento: das 7h às 11h30 e das 13h às 17h
Contato: (85) 3477-3689 e 3477-3627

Laboratório de Análises Clínicas
Horário de Funcionamento: de 6h30 às 16h30
Contato: (85) 3477-3689 e 3477-3620

É composto por consultórios destinados à prática clínica privada (particulares e convênios). Para informações sobre horários e profissionais, você deve consultar a recepção do setor.

Contato: (85) 3477-3645