NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NEAD

Uma jovem estuda em seu notebook.

 

O Núcleo de Educação à Distância (NEaD) é responsável pela modalidade de ensino à distância da Unifor, oferecendo disciplinas EaD para cursos de graduação, apoio pedagógico e metodológico para todos os demais ofertados pela Universidade. 

Atualmente, o NEaD oferta 26 disciplinas em EaD.

O Núcleo produz seus próprios conteúdos de texto e materiais audiovisuais na área de Desenvolvimento de Projetos, de forma totalmente autônoma e sem a terceirização de nenhuma parte da produção. A produção de conteúdo é realizada por docentes da Universidade vinculados ao Núcleo.  

O NEaD dispõe de estrutura própria - equipamentos de filmagem e gravação de áudio, vídeo, estúdios e ilhas de edição – além de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas áreas do conhecimento: projetistas instrucionais, revisores, programadores, artistas, produtores, editores, pedagogos e operadores de câmera. Ao todo são 22 funcionários, divididos em três áreas: Divisão Administrativa, Divisão de Desenvolvimento de Projetos e Divisão Pedagógica.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado pelo NEaD é o UniforOnline no qual o aluno encontra ferramentas síncronas e assíncronas, além de suporte pedagógico para suprir suas necessidades de aprendizagem dentro da modalidade EAD. Além do apoio online, o aluno encontra o polo presencial para atendimentos de tutoria, realizados pelo próprio professor da disciplina, visando mediar a relação do aluno com o conhecimento.

 

Saiba Mais

A EAD surge com a necessidade de ampliar as condições de estudo para um público que, por motivos diversos, não tem acesso ao ensino presencial e que busca se enquadrar nas necessidades do mercado de trabalho. Assim, o ensino a distância é considerado uma alternativa que contribui com a democratização do ensino nas diversas áreas do conhecimento e que cresce, mundialmente, em um curto espaço de tempo.

Com base na Constituição, no Decreto 5.622 de 19.12.2005, o Ensino a Distância é uma modalidade de ensino-aprendizagem caracterizada pelo uso de tecnologias de informações e conhecimentos, no qual a aprendizagem acontece em espaços e tempos diferenciados, dispensando a presença física do professor e do aluno (BRASIL, 2016).

Para não ficar de fora desse crescimento na área da educação, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Fortaleza foi criado em 2003, com o objetivo de implementar as políticas de educação a distância definidas pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e de fornecer suporte administrativo, tecnológico e pedagógico aos Centros de Ciências.

Inicialmente, o Núcleo desenvolveu 2 disciplinas de graduação totalmente a distância e, gradativamente, cada Centro da Universidade buscou disponibilizar mais disciplinas na modalidade, chegando ao ano de 2018 com o total de 26 disciplinas EAD distribuídas entre os 4 Centros de Ciências. Além das disciplinas da graduação, o NEaD oferece suporte metodológico para disciplinas presenciais e para cursos internos de formação docente/discente.

Disciplinas

CCS – Centro de Ciências da Saúde

  • R059 – Aptidão Física e Saúde I

  • R067 – Aptidão Física e Saúde II

  • S915 – Atenção ao Idoso

  • S992 – Estudo da Halitose

  • R475 – Metodologia do Trabalho Científico

  • H300 – Metodologia do Trabalho Científico

  • S377 – Políticas de Saúde

  • H799 – Libras

  • S588 – Projetos Integrados em Saúde

  • S175 – Educação Física na Saúde Coletiva

CCJ – Centro de Ciências Jurídicas

  • J585 – Criminologia

  • J524 – Deontologia Jurídica

  • J554 – Direito da Infância e da Juventude

  • J538 – Direito Agrário

  • J583 – Direito Ambiental

  • J791 – Direito do Consumidor

  • J584 – Direito Romano

  • H706 – Elaboração do Trabalho Científico

  • J544 – Hermenêutica Jurídica

  • J774 – Responsabilidade Civil

  • J519 – Direito Imobiliário

CCT – Centro de Ciências Tecnológicas

  • N421 – Produção de Trabalho Científicos

  • T227 – Educação Ambiental

CCG – Centro de Ciências da Comunicação e Gestão

  • A178 – Gestão Ambiental

  • A110 – Tópicos de Ciências Econômicas

  • H726 – Arte e Cultura Brasileira

 

Cursos

  • Orientando seu Futuro Profissional

  • Saúde Vocal em Foco CCS

  • Comunica Bem na Saúde CCS

  • Gestão de Tempo para Universitários CCS

 

Suporte Metodológico

  • Estágio I

  • Estágio III

  • Maratona ENADE CCS - 2016

  • Desafio T ENADE CCT – 2017

  • #souCCT – 2018

DIFERENCIAIS EM EaD

Nas disciplinas ofertadas à distância pela Unifor, utilizam-se as metodologias ativas como diferencial no processo de aprendizagem, tendo o aluno como centro desse processo. Elas envolvem cenários de prática diversificados, nos quais o professor torna-se um provocador cognitivo, procurando mediar a relação de seu aluno com o conhecimento. Desta forma, compreende-se que a aprendizagem torna-se significativa e efetiva para o desenvolvimento das competências específicas da profissão e de competências duradouras para a formação cidadã.

Os princípios e fundamentos metodológicos utilizados na educação a distância estão baseados na integração dos saberes, na relação teoria-prática, na aprendizagem colaborativa, na interdisciplinaridade e na humanização, de maneira a proporcionar a interação entre as disciplinas e as áreas do saber. O método pressupõe uma articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum.

Através dos conteúdos e das mídias utilizadas, a proposta pedagógica metodológica proporciona ao aluno e ao professor a confrontação de ideias, possibilitando, assim, o aprofundamento do conhecimento. Para isso, o aluno encontra dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UNIFOR:

  • Conteúdos web-aula (imagens, animações, áudio e vídeo etc.) com o apoio do material didático na forma textual.
  • Casos reais do cotidiano social, que fazem relação com o seu aprendizado.
  • O compartilhamento de ideias por meio de ferramentas síncronas e assíncronas, tais quais fóruns, atividades colaborativas, sala de aula virtual (web conferência), feed de notícias e torpedos, dentre outros.
  • Avaliações adequadas ao tipo de conteúdo trabalhado no projeto e a utilização dos recursos disponíveis no ambiente de aprendizagem.

A prática pedagógica assim concebida permite que o educando, a partir da sua experiência real, de sua identidade cultural e da interação com os outros sujeitos, tome consciência de seu ambiente, da sociedade e do sistema produtivo, percebendo-se como cidadão coadjuvante do processo de transformação da realidade e como profissional comprometido com a qualidade de vida de pessoas e comunidades.

O NEaD também incorpora, em seus materiais, recursos que auxiliam no acompanhamento e aprendizado de alunos com necessidades especiais, especificamente no que se refere a dificuldades auditivas e visuais.

Para as necessidades auditivas e visuais, o Núcleo conta com apoio do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), um setor voltado para o atendimento aos alunos com necessidades especiais da Universidade de Fortaleza. Os profissionais do PAP auxiliam o NEaD nas adaptações das videoaulas e de todo material web, seja com traduções ou com a melhor forma de construir diálogo com o discente, para que o aluno compreenda o conteúdo disponibilizado, respeitando as especificidades da Língua de Sinais (LIBRAS), para os alunos com necessidades auditivas, bem como incluindo a audiodescrição nas aulas contempladas por alunos com deficiência visual.

Além desse apoio, para o aluno com dificuldades visuais, disponibilizamos uma sala de atendimento adaptada com algumas faixas de sinalização e o programa NVDA instalado no computador, o qual possibilita a leitura do conteúdo didático no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

As estratégias planejadas para os alunos com dificuldades especiais levam em consideração as características da deficiência, as potencialidades do estudante, o objetivo que se pretende com a realização da atividade e o nível de complexidade da atividade exigida.

Considera-se indispensável que o professor planeje mais de uma estratégia para a realização de uma única atividade, considerando a possibilidade de encontros presenciais que auxiliem os alunos quanto à construção do conhecimento.

Elemento essencial do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação deve considerar aspectos quantitativos e qualitativos, analisando as dificuldades e os progressos no processo educativo do aluno.

O processo avaliativo na EAD é mensurado por uma composição de notas processuais e presenciais, possuindo, assim, dimensões formativas e somativas. As processuais consistem na apresentação de trabalhos, prova online, quizzes e no acompanhamento do percurso de estudo do aluno em diálogos nas ferramentas do ambiente, como chats, fóruns, feed de notícias e outras ferramentas comunicacionais. Já as presenciais consistem em prova sobre os conhecimentos adquiridos na disciplina ou no curso, com hora, data e local determinados.

A Unifor adota como princípios norteadores da avaliação do ensino-aprendizagem as diretrizes institucionais que regulamentam esse processo em sua integridade, baseando-se, prioritariamente, na avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos para fornecer aos professores indicações de como devem encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica, a fim de aperfeiçoá-la.

Com vistas a um processo contínuo, sistemático e formativo, é ofertado um acompanhamento a distância ao aluno que possibilite detectar:

  • Graus de dificuldades encontrados na relação com os conteúdos estudados;

  • Desenvolvimento das propostas de aprofundamento dos conteúdos;

  • Estabelecimento de relações entre os conteúdos estudados e a prática;

  • Uso de material de apoio e bibliografia;

  • Participação nas atividades propostas;

  • Interação com professores-orientadores e colegas;

  • Pontualidade nos momentos presenciais, tanto na entrega dos trabalhos quanto no ambiente de aprendizagem.

O ensino a distância objetiva desenvolver no aluno a capacidade de produzir conhecimento, analisar e posicionar-se criticamente frente a situações concretas.

O NEaD também se envolve, desde 2016, com atividades que visam incentivar os alunos concludentes a participarem de forma comprometida da prova do Exame Nacional do Ensino Superior (Enade). Para isso, o Nead fomenta, junto aos Centros do Conhecimento, as ferramentas metodológicas usadas na Educação à Distância, como interação virtual e acompanhamento de desempenho, que contemplam usabilidade, interação, motivação e autonomia do estudante.

Informações para contato

Núcleo de Educação à Distância (NEaD)

  • E-mail de contato: nead@unifor.br
  • Fone de contato: 0800-2800550 | (85) 3477-3479
  • Endereço de contato: Bloco N (térreo)