O Núcleo de Educação à Distância (NEaD) é responsável pela modalidade de ensino à distância da Unifor, oferecendo disciplinas EaD para cursos de graduação, apoio pedagógico e metodológico para todos os demais ofertados pela Universidade.
Atualmente, o NEaD oferta 26 disciplinas em EaD.
O Núcleo produz seus próprios conteúdos de texto e materiais audiovisuais na área de Desenvolvimento de Projetos, de forma totalmente autônoma e sem a terceirização de nenhuma parte da produção. A produção de conteúdo é realizada por docentes da Universidade vinculados ao Núcleo.
O NEaD dispõe de estrutura própria - equipamentos de filmagem e gravação de áudio, vídeo, estúdios e ilhas de edição – além de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas áreas do conhecimento: projetistas instrucionais, revisores, programadores, artistas, produtores, editores, pedagogos e operadores de câmera. Ao todo são 22 funcionários, divididos em três áreas: Divisão Administrativa, Divisão de Desenvolvimento de Projetos e Divisão Pedagógica.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado pelo NEaD é o UniforOnline no qual o aluno encontra ferramentas síncronas e assíncronas, além de suporte pedagógico para suprir suas necessidades de aprendizagem dentro da modalidade EAD. Além do apoio online, o aluno encontra o polo presencial para atendimentos de tutoria, realizados pelo próprio professor da disciplina, visando mediar a relação do aluno com o conhecimento.
Saiba Mais
História da EaD na Unifor
A EAD surge com a necessidade de ampliar as condições de estudo para um público que, por motivos diversos, não tem acesso ao ensino presencial e que busca se enquadrar nas necessidades do mercado de trabalho. Assim, o ensino a distância é considerado uma alternativa que contribui com a democratização do ensino nas diversas áreas do conhecimento e que cresce, mundialmente, em um curto espaço de tempo.
Com base na Constituição, no Decreto 5.622 de 19.12.2005, o Ensino a Distância é uma modalidade de ensino-aprendizagem caracterizada pelo uso de tecnologias de informações e conhecimentos, no qual a aprendizagem acontece em espaços e tempos diferenciados, dispensando a presença física do professor e do aluno (BRASIL, 2016).
Para não ficar de fora desse crescimento na área da educação, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Fortaleza foi criado em 2003, com o objetivo de implementar as políticas de educação a distância definidas pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e de fornecer suporte administrativo, tecnológico e pedagógico aos Centros de Ciências.
Inicialmente, o Núcleo desenvolveu 2 disciplinas de graduação totalmente a distância e, gradativamente, cada Centro da Universidade buscou disponibilizar mais disciplinas na modalidade, chegando ao ano de 2018 com o total de 26 disciplinas EAD distribuídas entre os 4 Centros de Ciências. Além das disciplinas da graduação, o NEaD oferece suporte metodológico para disciplinas presenciais e para cursos internos de formação docente/discente.
DISCIPLINAS, CURSOS E SUPORTE METODOLÓGICO EM EAD
Disciplinas
CCS – Centro de Ciências da Saúde
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R059 – Aptidão Física e Saúde I
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R067 – Aptidão Física e Saúde II
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S915 – Atenção ao Idoso
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S992 – Estudo da Halitose
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R475 – Metodologia do Trabalho Científico
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H300 – Metodologia do Trabalho Científico
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S377 – Políticas de Saúde
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H799 – Libras
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S588 – Projetos Integrados em Saúde
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S175 – Educação Física na Saúde Coletiva
CCJ – Centro de Ciências Jurídicas
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J585 – Criminologia
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J524 – Deontologia Jurídica
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J554 – Direito da Infância e da Juventude
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J538 – Direito Agrário
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J583 – Direito Ambiental
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J791 – Direito do Consumidor
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J584 – Direito Romano
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H706 – Elaboração do Trabalho Científico
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J544 – Hermenêutica Jurídica
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J774 – Responsabilidade Civil
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J519 – Direito Imobiliário
CCT – Centro de Ciências Tecnológicas
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N421 – Produção de Trabalho Científicos
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T227 – Educação Ambiental
CCG – Centro de Ciências da Comunicação e Gestão
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A178 – Gestão Ambiental
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A110 – Tópicos de Ciências Econômicas
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H726 – Arte e Cultura Brasileira
Cursos
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Orientando seu Futuro Profissional
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Saúde Vocal em Foco CCS
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Comunica Bem na Saúde CCS
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Gestão de Tempo para Universitários CCS
Suporte Metodológico
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Estágio I
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Estágio III
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Maratona ENADE CCS - 2016
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Desafio T ENADE CCT – 2017
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#souCCT – 2018
DIFERENCIAIS EM EaD
Metodologias ativas
Nas disciplinas ofertadas à distância pela Unifor, utilizam-se as metodologias ativas como diferencial no processo de aprendizagem, tendo o aluno como centro desse processo. Elas envolvem cenários de prática diversificados, nos quais o professor torna-se um provocador cognitivo, procurando mediar a relação de seu aluno com o conhecimento. Desta forma, compreende-se que a aprendizagem torna-se significativa e efetiva para o desenvolvimento das competências específicas da profissão e de competências duradouras para a formação cidadã.
Os princípios e fundamentos metodológicos utilizados na educação a distância estão baseados na integração dos saberes, na relação teoria-prática, na aprendizagem colaborativa, na interdisciplinaridade e na humanização, de maneira a proporcionar a interação entre as disciplinas e as áreas do saber. O método pressupõe uma articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum.
Através dos conteúdos e das mídias utilizadas, a proposta pedagógica metodológica proporciona ao aluno e ao professor a confrontação de ideias, possibilitando, assim, o aprofundamento do conhecimento. Para isso, o aluno encontra dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UNIFOR:
- Conteúdos web-aula (imagens, animações, áudio e vídeo etc.) com o apoio do material didático na forma textual.
- Casos reais do cotidiano social, que fazem relação com o seu aprendizado.
- O compartilhamento de ideias por meio de ferramentas síncronas e assíncronas, tais quais fóruns, atividades colaborativas, sala de aula virtual (web conferência), feed de notícias e torpedos, dentre outros.
- Avaliações adequadas ao tipo de conteúdo trabalhado no projeto e a utilização dos recursos disponíveis no ambiente de aprendizagem.
A prática pedagógica assim concebida permite que o educando, a partir da sua experiência real, de sua identidade cultural e da interação com os outros sujeitos, tome consciência de seu ambiente, da sociedade e do sistema produtivo, percebendo-se como cidadão coadjuvante do processo de transformação da realidade e como profissional comprometido com a qualidade de vida de pessoas e comunidades.
Necessidades especiais
O NEaD também incorpora, em seus materiais, recursos que auxiliam no acompanhamento e aprendizado de alunos com necessidades especiais, especificamente no que se refere a dificuldades auditivas e visuais.
Para as necessidades auditivas e visuais, o Núcleo conta com apoio do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), um setor voltado para o atendimento aos alunos com necessidades especiais da Universidade de Fortaleza. Os profissionais do PAP auxiliam o NEaD nas adaptações das videoaulas e de todo material web, seja com traduções ou com a melhor forma de construir diálogo com o discente, para que o aluno compreenda o conteúdo disponibilizado, respeitando as especificidades da Língua de Sinais (LIBRAS), para os alunos com necessidades auditivas, bem como incluindo a audiodescrição nas aulas contempladas por alunos com deficiência visual.
Além desse apoio, para o aluno com dificuldades visuais, disponibilizamos uma sala de atendimento adaptada com algumas faixas de sinalização e o programa NVDA instalado no computador, o qual possibilita a leitura do conteúdo didático no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
As estratégias planejadas para os alunos com dificuldades especiais levam em consideração as características da deficiência, as potencialidades do estudante, o objetivo que se pretende com a realização da atividade e o nível de complexidade da atividade exigida.
Considera-se indispensável que o professor planeje mais de uma estratégia para a realização de uma única atividade, considerando a possibilidade de encontros presenciais que auxiliem os alunos quanto à construção do conhecimento.
Avaliação
Elemento essencial do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação deve considerar aspectos quantitativos e qualitativos, analisando as dificuldades e os progressos no processo educativo do aluno.
O processo avaliativo na EAD é mensurado por uma composição de notas processuais e presenciais, possuindo, assim, dimensões formativas e somativas. As processuais consistem na apresentação de trabalhos, prova online, quizzes e no acompanhamento do percurso de estudo do aluno em diálogos nas ferramentas do ambiente, como chats, fóruns, feed de notícias e outras ferramentas comunicacionais. Já as presenciais consistem em prova sobre os conhecimentos adquiridos na disciplina ou no curso, com hora, data e local determinados.
A Unifor adota como princípios norteadores da avaliação do ensino-aprendizagem as diretrizes institucionais que regulamentam esse processo em sua integridade, baseando-se, prioritariamente, na avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos para fornecer aos professores indicações de como devem encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica, a fim de aperfeiçoá-la.
Com vistas a um processo contínuo, sistemático e formativo, é ofertado um acompanhamento a distância ao aluno que possibilite detectar:
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Graus de dificuldades encontrados na relação com os conteúdos estudados;
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Desenvolvimento das propostas de aprofundamento dos conteúdos;
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Estabelecimento de relações entre os conteúdos estudados e a prática;
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Uso de material de apoio e bibliografia;
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Participação nas atividades propostas;
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Interação com professores-orientadores e colegas;
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Pontualidade nos momentos presenciais, tanto na entrega dos trabalhos quanto no ambiente de aprendizagem.
O ensino a distância objetiva desenvolver no aluno a capacidade de produzir conhecimento, analisar e posicionar-se criticamente frente a situações concretas.
Artigos
Colaboradores do NEaD publicaram vários artigos acadêmicos sobre o ensino à distância. Abaixo você confere alguns deles.
2017
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A utilização do Whatsapp como ferramenta de construção inicial de um Trabalho de Conclusão de Curso
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Metodologias ativas e os desafios no desenvolvimento de disciplinas ofertadas no modelo híbrido
2016
Enade
O NEaD também se envolve, desde 2016, com atividades que visam incentivar os alunos concludentes a participarem de forma comprometida da prova do Exame Nacional do Ensino Superior (Enade). Para isso, o Nead fomenta, junto aos Centros do Conhecimento, as ferramentas metodológicas usadas na Educação à Distância, como interação virtual e acompanhamento de desempenho, que contemplam usabilidade, interação, motivação e autonomia do estudante.
Núcleo de Educação à Distância (NEaD)
nead@unifor.br
0800-2800550 | (85) 3477-3479
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