Núcleo Integrado de Comunicação NIC

  • 104 membros
  • 15 bolsistas
  • 73 voluntários
Vários estudantes utilizam computadores de um laboratório.

 

O Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) é um projeto de extensão e principal espaço de experimentação dos cursos de Comunicação Social - Publicidade e Jornalismo - e de áreas afins como Eventos, Administração, Cinema e Audiovisual e Ciências da Computação.

Sob a orientação de professores, o NIC aproxima universidade e sociedade por meio da execução de projetos de comunicação realizados por alunos da Unifor. Assim, é espaço de aplicação prática das disciplinas estudadas em sala de aula, e a divulgação dos produtos elaborados em suas células permite a promoção dos cursos da Unifor em todo Brasil.

Criado em 1999 então como agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda, o núcleo conquistou diversos prêmios em congressos estudantis de comunicação e também através de sua relação direta com o mercado de trabalho. Entre eles estão o Prêmio Gandhi de Comunicação, diversas edições da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (na Expocom Nacional) e o prêmio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará.

A estrutura do NIC é composta pelas células: Agência, Mídia Interativa, Assessoria, Rádio, WEBTV, Eventos, Jornalismo e Foto. Elas atendem aos vários departamentos da Unifor, organizações não-governamentais (ONGs), instituições sem fins lucrativos e demais setores da sociedade.

O Projeto Pau de Arara é uma importante iniciativa do NIC, cujo objetivo é valorizar a cultura regional e fazer com que os alunos tenham a experiência de conhecê-la mais de perto, por meio do registro de diversas cidades do Ceará em fotos e vídeos documentais. Nele, os alunos da Comunicação visitam cidades que se destacam pela sua riqueza cultural e trazem essa experiência registrada em fotos e vídeos.

 

CÉLULAS & ESTRUTURA DE ATUAÇÃO

É a célula responsável pelos produtos jornalísticos impressos e digitais. Conta com estagiários e funcionários selecionados no início de cada semestre e trabalha com o jornal laboratório NIC Repórter, e a produção de um jornal Mural, afixado nos centros acadêmicos e em espaços de grande visibilidade da Unifor. Além disso, há ainda o jornal De Bandeja, distribuído no Centro de Convivência; e a revista A Ponte, realizada pelos alunos da disciplina de Impresso II, mas editada no JornalismoNIC.

Os alunos produzem ainda o portal JornalismoNIC (http://portaldonic.com.br), que reúne toda a produção do Jornalismo da Unifor, desde a produção diária dos alunos que atuam na célula aos periódicos impressos realizados nas disciplinas do curso e no NIC.

A estrutura da célula é similar à de uma empresa jornalística, na qual o estudante passa por todas as etapas, desde a reunião de pauta, pesquisa, entrevistas, redação do material, edição, titulação e o acompanhamento da diagramação. Com normas de funcionamento que também são cobradas dos estudantes, eles aprendem cumprir horários, prazos e a trabalhar em equipe. Dessa forma o NIC reúne saberes, conteúdos e instrumentos experimentados pelo profissional de comunicação, com apoio de equipamentos, vivências e oportunidades à disposição do aluno.

Setor responsável pelo desenvolvimento de programas, reportagens e entrevistas com a linguagem voltada para a internet, a WEBTVNIC desenvolve conteúdos e jornalísticos audiovisuais de características documentais para serem postados nas redes sociais.

Célula responsável pela programação da Rádio Unifor, que funciona online desde 2006, e pelo desenvolvimento de campanhas radiofônicas educativas e projetos especiais. Conta com os produtos Sou Batuque (música de raiz), Empório Brasil (música popular brasileira), Nas Alturas (rock e cultura juvenil), No Tom (música instrumental) e Rádio Destaque (jornalístico).

O objetivo da rádio é envolver os estudantes em um projeto no qual eles trabalhem na prática o que estudam na teoria nas disciplinas de Radiojornalismo e Produção Publicitária em Rádio. O Núcleo funciona com a produção de musicais com informação e um programa voltado exclusivamente para o jornalismo, além de boletins inseridos nos outros programas, assim como realiza trabalhos para instituições de fora.

A AgênciaNIC é a célula responsável pelo atendimento, produção e divulgação de campanhas e produtos publicitários. Nesse espaço, são produzidos campanhas publicitárias, identidades visuais, anúncios em mídia impressa e digital, cartazes, banners, folders e flyers, entre outras ações de publicidade. A Agência atende demandas internas e organizações sem fins lucrativos.

Célula responsável pela cobertura fotográfica dos produtos jornalísticos, pela fotografia publicitária usada nas campanhas feitas pela AgênciaNIC e por projetos especiais e ensaios fotográficos. Alunos de quaisquer outros centros acadêmicos da Unifor podem participar da seleção para estagiar voluntariamente ou concorrer a uma bolsa da célula FotoNIC. O pré-requisito é ter cursado a disciplina de Fotografia I. A ideia da célula é possibilitar o desenvolvimento técnico e prático, que estão além das possibilidades das disciplinas de Foto 1, Foto 2 e Fotojornalismo, para os interessados na área.

É responsável pelo planejamento e execução de eventos e um dos setores de interdisciplinaridade com outros cursos da Universidade, como Gestão de Turismo, Marketing e Eventos. Atua na captação e planejamento de eventos, eventos corporativos e eventos científicos. Além disso, a célula oferece oportunidade de aprendizado complementar à formação superior.

Dedicada ao ensino, estudo e desenvolvimento de produtos digitais online e offline, a célula existe desde 2002 e atua na elaboração de sites, portais e blogs, games, animação e ilustração em 3D e publicidade digital. Multidisciplinar, atende a projetos de outros centros, como projetos para TCCs de alunos e jogos para a área da saúde, entre outros. O Mídia Interativa NIC fez trabalhos de grande importância, como o site do MUVIC, Museu Virtual do índio Cearense (http://muvic.com.br/).

Célula responsável pelo atendimento, planejamento e desenvolvimento de projetos e ações de assessoria de comunicação. Foi criada em 2012 para dar conta do relacionamento com a imprensa durante a 35ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom 2012, sediado na Unifor. Atualmente funciona como parte do NIC, com o objetivo de praticar a assessoria de imprensa, no atendimento às demandas que chegam ao núcleo através da EventosNIC ou diretamente para atender pedidos de entidades sem fins lucrativos. Entre as atividades diárias desenvolvidas pelos estudantes está a produção de releases, notícias para internet, conteúdo para as redes sociais, além do relacionamento com a imprensa.

Informações para contato

Núcleo Integrado de Comunicação (NIC)

  • E-mail de contato: nicadm@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3238
  • Endereço de contato: Bloco Q | Sala 19