null Ação integra crianças da escola de Aplicação Yolanda Queiroz e alunos norte-americanos

Ter, 28 Maio 2019 14:57

Ação integra crianças da escola de Aplicação Yolanda Queiroz e alunos norte-americanos

Ação faz parte de uma série de atividades realizadas pelo projeto Global Business no campus da Unifor. O objetivo é promover o intercâmbio cultural entre os participantes.


A ação faz parte de uma série de atividades realizadas com os estudantes integrantes do Programa Global Business, no campus da Unifor. (Foto: Filipe Pereira)
A ação faz parte de uma série de atividades realizadas com os estudantes integrantes do Programa Global Business, no campus da Unifor. (Foto: Filipe Pereira)

A escola de Aplicação Yolanda Queiroz, instituição dedicada a educar crianças das comunidades circunvizinhas à Universidade de Fortaleza, tem recebido nos últimos 3 anos, a visita dos estudantes da Eller College of Management, da Universidade do Arizona (EUA). A ação faz parte de uma série de atividades realizadas com os estudantes integrantes do Programa Global Business, no campus da Unifor. 

O objetivo é promover uma troca de experiências entre os integrantes das duas instituições. Na ocasião, os visitantes realizam atividades de leitura, pintura e dança com os alunos da escolinha Yolanda Queiroz. Além das atividades de lazer, há um momento dedicado para a doação de brinquedos educativos e materiais escolares. 

Lina Sena, chefe da Divisão de Assuntos Internacionais, explica que a ação serve como uma vivência de integração entre as instituições de ensino. “Essa é uma parceria que temos com a Universidade do Arizona desde 2013. Dentre uma série de visitas feitas à algumas empresas do Grupo Edson Queiroz durante 2 meses, o Service Day é uma das mais esperadas tanto pelos estudantes quanto pelas crianças’, afirma. 

Já a diretora da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, professora Mônica Galeão, revela a felicidade em ter a instituição a qual dirige sendo beneficiada pela ação. “Eles trazem, por meio das brincadeiras e trocas de pinturas, uma nova cultura para as nossas crianças, da mesma forma acontece o contrário. Apesar de ser um dia de brincadeira diferente da rotina da escola, a data é importantíssima para o aprendizado”, revela. 

Escola de Aplicação Yolanda Queiroz

Inaugurada em 1982, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz oferece educação de qualidade às crianças das comunidades circunvizinhas à Universidade, a fim de proporcionar ensino diferenciado aos alunos. Localizada dentro do campus, a Escola proporciona anualmente educação gratuita a cerca de 540 crianças do Infantil 4 até a 5ª série do ensino fundamental. 

Os alunos recebem gratuitamente também material escolar, refeições e fardamento. A matriz curricular da escola é enriquecida com atividades como informática, artes plásticas, música, leitura e educação física.

A escola é também campo de prática de estágio para alunos dos cursos dos Centro de Ciências da Saúde (CCS), como Educação Física e Psicologia. A instituição se renova nas formas de ensinar, aprender, avaliar, organizar e de como trabalhar com o conhecimento, de forma a respeitar singularidades do desenvolvimento humano.

Programa Global Bussines 

Em parceria com a Eller College of Management da Universidade do Arizona (Estados Unidos), a Universidade de Fortaleza recebe, as atividades do projeto Global Bussines. O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio cultural, voltado para a comunicação empresarial, mostrando aos alunos o potencial econômico do estado do Ceará para investimentos internacionais.

Em 2019, o programa acontece entre 13 de maio a 04 de julho. Dentre os participantes, estão 38 alunos e 7 coordenadores e professores do programa, totalizando uma delegação de 45 pessoas.