null Airton Queiroz é homenageado pela criação da Orquestra Sanfônica

Seg, 10 Junho 2019 09:48

Airton Queiroz é homenageado pela criação da Orquestra Sanfônica

A homenagem foi realizada no município de Tauá no último dia 7 de junho.


A Orquestra Sanfônica Infantil surgiu em 2014 e tem a participação de alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz (Foto: Ares Soares/Unifor)
A Orquestra Sanfônica Infantil surgiu em 2014 e tem a participação de alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz (Foto: Ares Soares/Unifor)

O Chanceler da Universidade de Fortaleza, Airton Queiroz, falecido em 2 de julho de 2017, foi homenageado na última sexta-feira (07), pela criação do projeto Orquestra Sanfônica, que neste ano completa cinco anos.

A orquestra é composta por alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, projeto social da Fundação Edson Queiroz. A homenagem foi proposta pelo professor Pedro Feitosa, pela iniciativa do chanceler de implantar o projeto na escola.

“No mês de junho eu estou completando cinco anos de trabalho na universidade, por meio da Escola de Aplicação. Eu vim para cá a convite do Dr. Airton quando ele esteve em Tauá. Ele me deu todo suporte e sempre apoiou muito o nosso trabalho e me sinto no dever de fazer essa homenagem por tudo que ele fez em prol da criação e continuidade da Orquestra Sanfônica”, salienta o professor Pedro Feitosa.

A homenagem foi realizada dentro do I Encontro das Orquestras de Sanfonas, promovido pela Escola de Música Feitosa, que fica nos municípios de Tauá e Parambu. O evento contou ainda a participação de músicos da Unifor.

Airton Queiroz

Nascido no dia 14 de agosto de 1946, em Fortaleza (CE), Airton Queiroz, filho de Edson Queiroz e Yolanda Vidal Queiroz, formou-se economista e assumiu a presidência da Fundação Edson Queiroz em 1982. Seu conhecimento e visão empreendedora o destacaram como um dos empresários mais notáveis no cenário cearense.

Na Universidade de Fortaleza, desempenhou papel fundamental na expansão dos projetos envolvendo ensino, pesquisa e extensão, através do contínuo investimento e de ações guiadas pelo compromisso social e desenvolvimento da cidadania. Foi grande incentivador das artes e teve sua excepcional gestão voltada para o fortalecimento das artes e da cultura no Ceará.

Graças a esta percepção apurada, hoje a Unifor se apresenta como um dos mais valorosos centros artísticos nacionais, evidenciando o estado e difundindo a cultura de forma a torná-la mais acessível para todos.

Orquestra Sanfônica

Valorizar as raízes locais no contexto educacional das crianças. Essa é a proposta da Orquestra Sanfônica Infantil, projeto desenvolvido desde 2014. Apadrinhada oficialmente pelo sanfoneiro Waldonys, a orquestra reúne crianças que estudam na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, projeto social da Fundação Edson Queiroz, e une o som clássico de instrumentos como violino e violoncelo ao som da sanfona, triângulo e zabumba.

Escola de Aplicação Yolanda Queiroz

Inaugurada em 1982, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz oferece educação de qualidade às crianças das comunidades circunvizinhas à Universidade, a fim de proporcionar ensino diferenciado aos alunos. Localizada dentro do campus, a escola proporciona anualmente educação gratuita a cerca de 540 crianças do Infantil 4 até a 5ª série do ensino fundamental. Os alunos recebem gratuitamente também material escolar, refeições e fardamento. A matriz curricular da escola é enriquecida com atividades como informática, artes plásticas, música, leitura e educação física.

A Escola Yolanda Queiroz é também campo de prática de estágio para alunos dos cursos dos Centro de Ciências da Saúde (CCS), como Educação Física e Psicologia. A instituição se renova nas formas de ensinar, aprender, avaliar, organizar e de como trabalhar com o conhecimento, de forma a respeitar singularidades do desenvolvimento humano.