null Concludentes com melhores notas ganham bolsa de pós-graduação da Unifor

Qua, 24 Julho 2019 17:08

Concludentes com melhores notas ganham bolsa de pós-graduação da Unifor

Incentivo ao desenvolvimento profissional, Bolsa Yolanda Queiroz é ofertada há 15 anos e agracia destaques de todos os Centros de Ciências.


Etelinda de Deus Araújo, melhor aluna do Centro de Ciências Tecnológicas em 2019.1 (Foto: Ares Soares)
Etelinda de Deus Araújo, melhor aluna do Centro de Ciências Tecnológicas em 2019.1 (Foto: Ares Soares)

A conclusão da graduação é um sonho para muitas pessoas. A continuidade do sonho, por meio da oportunidade de poder cursar uma pós-graduação, foi uma surpresa para as cinco vencedoras da Bolsa Yolanda Queiroz, durante a cerimônia da Colação de Grau Unifor 2019.1.

As cinco vencedoras foram Cecília Marchioni (Centro de Ciências da Saúde), Eliane Souza Leão (Centro de Ciências Jurídicas), Helena Dias (Centro de Ciências da Comunicação e Gestão), Roana Carenina (Cursos Superiores de Tecnologia) e Etelinda de Deus Araújo, (Centro de Ciências Tecnológicas), todas estudantes graduadas pela Universidade de Fortaleza.

Elas foram contemplados com a Bolsa Yolanda Queiroz, oferecida pela Fundação Edson Queiroz aos melhores estudantes de cada centro acadêmico da Universidade de Fortaleza, Unifor. A bolsa, destinadas aos cursos de Especialização e MBA, é válida durante 2 anos e é intransferível, se tornando um incentivo ao desempenho de alunos em sua formação e crescimento profissional.

Após a colação de grau, as cinco alunas contam qual foi a sensação ao receber a bolsa como prêmio acadêmico e como ela pode vir a acrescentar na futura carreira. Eles falam também sobre os próximos passos que são oferecidos pela bolsa Yolanda Queiroz.

“Ganhar a bolsa foi algo inacreditável”

Para Etelinda de Deus, graduada em Engenharia Mecânica, o sonho de continuar estudando logo após a graduação é uma sensação muito boa. “Eu já planejava continuar meus estudos com uma pós graduação na Unifor. Queria fazer a especialização em produção e manutenção industrial”, comenta com animação.

Etelinda contou que ganhar a bolsa de Centro de Ciências Tecnológicas foi algo inacreditável. “Ter a maior nota de Engenharia Mecânica já foi uma emoção muito grande. Foram mais de cinco anos de lutas e estudos. Quando ouvi meu nome, fiquei boquiaberta, sem conseguir acreditar”, afirma.

Amor que ultrapassa gerações

O desejo de realizar uma segunda graduação é o sonho de muitos formandos que querem continuar trilhando caminhos dentro do mundo acadêmico.

Aos 22 anos, Helena Dias, concluiu a graduação de Educação Física pela Unifor. Trabalhou por anos na área e quando seus filhos nasceram passou a trabalhar na empresa da família.

Quando sua filha foi aprovada no vestibular, Helena decidiu que iria fazer Administração na Unifor como segunda graduação. “Meu principal objetivo era aprofundar os conhecimentos na área em que eu já atuava”, pontua.

Para Helena, compartilhar horários e assuntos acadêmicos com seus filhos era bastante gratificante, com o passar do tempo de graduação, se envolveu com o curso e virou exemplo para seus filhos.

A Bolsa Yolanda Queiroz para a bacharel em Administração é uma honra imensurável, “foi o marco dos meus 50 anos. Fechando com chave de ouro”, comenta Helena, que completa 51 anos no dia 3 de agosto.

Para planos futuros, a bacharel em administração afirma que está analisando as diversas opções de cursos para optar de forma mais assertiva possível.

Tudo em seu tempo!

A emoção de ser contemplada com está premiação para Eliane Souza Leão, bacharel em Direito, é traduzida em gratidão. Para ela, foi tudo uma grande surpresa, pois havia passado por alguns obstáculos durante o período da graduação.

O curso de Direito na Unifor oferece uma formação humanista com foco na ética, responsabilidade social e fortalecimento dos valores constitucionais, preparando os estudantes para o exercício profissional nos mais diversos campos de atuação.

Da mesma forma que Helena, Eliane garante que irá avaliar com calma e quais rumos irá guiar nesta carreira que está iniciando, no entanto, ela ressalta: “planejo fazer um mestrado na área e prestar alguns concursos públicos”.

Eliane afirma que existe uma grande possibilidade de dedicar-se à advocacia, “o cidadão precisa acreditar que a justiça existe para todos”, ela comenta.

O esforço valeu a pena

Cecília Marchioni graduou-se em Psicologia e possui muito orgulho do seu curso. Ela acredita que através do prêmio pode levar cada mais reconhecimento e valorização para a graduação tanto na Universidade, quanto na comunidade em geral.

O curso de Psicologia da Unifor forma psicólogos generalistas, pluralistas, competentes e éticos. Os profissionais formados pela Unifor são capazes de atuar de forma preventiva e terapêutica.

Cecília planejava atuar exclusivamente na área clínica, no entanto, ser prestigiada como a melhor estudante do Centro de Ciências da Saúde, a fez refletir sobre seguir carreira acadêmica. “Hoje me sinto instigada a tentar um mestrado na minha área e quem sabe, daqui alguns anos, fazer parte do corpo docente desta Universidade”, declara.

Benefício incentivador

A graduada em Estética e Cosmética, Roana Carenina, finaliza: “tem um significado importante receber da universidade um benefício incentivador decorrente do esforço realizado durante toda a graduação”, ressalta.

Roana já queria realizar uma pós-graduação em sua área e a oportunidade com a Bolsa Yolanda surge para fomentar ainda mais esse sonho!