null Confira dicas para evitar problemas de saúde causados pelo home office

Sex, 22 Maio 2020 16:41

Confira dicas para evitar problemas de saúde causados pelo home office

A prática do home office, quando feita de forma errada, pode gerar complicações de saúde. Confira dicas para evitar futuros problemas.


Durante o período de isolamento social, é natural passar mais tempo na posição sentada. Para evitar dores, siga as orientações das especialistas da Unifor. (Foto: Shutterstock)
Durante o período de isolamento social, é natural passar mais tempo na posição sentada. Para evitar dores, siga as orientações das especialistas da Unifor. (Foto: Shutterstock)

A pandemia de Covid-19 impôs novas práticas de vida. Com a nova realidade, temos que adaptar nosso cotidiano para o ambiente domiciliar, incluindo o trabalho. A atividade profissional desenvolvida em casa é conhecida pelo popularizado termo home office (escritório em casa, em tradução livre).

Apesar de estarmos dentro de nossos próprios lares, as atividades em home office desempenhadas de forma errada podem trazer riscos à saúde corporal. É o que alertam as professoras do curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza, Ana Paula Abdon e Socorro Pequeno

Durante o período de isolamento social, é natural passar mais tempo na posição sentada, como alertam as profissionais. “O próprio fato de estarmos sentados já gera uma sobrecarga na coluna cervical e na coluna lombar em nível de músculos e discos vertebrais. Essa sobrecarga se exacerba quando a gente não senta direito”, afirma Ana Paula. 

Para a fisioterapeuta, a postura errada é configurada quando nos sentamos com as pernas cruzadas, quando uma perna está sobre a coxa oposta, quando o corpo está inclinado para o lado direito ou esquerdo, quando o pescoço é excessivamente flexionado ou quando é rotacionado para o lado esquerdo ou direito.

Feita de forma errada, a posição pode trazer fadiga muscular. Com o agravamento da prática, pode ainda desencadear um processo inflamatório nos músculos e trazer problemas de saúde mais graves. “Você começa com a dor menos intensa, mais discreta, que tende a aumentar conforme você continua a manter uma posição errada”, alerta Ana Paula. 

A profissional ainda chama atenção para outro risco da má postura: a má ventilação pulmonar. “No caso do processo respiratório, a gente diminui a capacidade de ventilar a base pulmonar quando realizamos alguns movimentos de inclinação do tronco”, afirma. 

Dicas para melhorar a ergonomia no horário de trabalho

Segundo Socorro Pequeno, o planejamento diário das atividades faz toda diferença durante o período de quarentena. A fisioterapeuta defende o estabelecimento de uma rotina de trabalho para melhor aproveitamento do home office.

A profissional orienta que é preciso ter horários preestabelecidos com pausas a cada 50 minutos para alongamentos. O local de trabalho deve ser tranquilo, sem ruídos e com pouca movimentação, além de possuir boa iluminação e ventilação para melhorar o conforto durante o trabalho.

Para Ana Paula, é preciso organizar o local de trabalho e estudo de forma ergonômica. A cadeira precisa ter encosto para o apoio da coluna lombar, além de apoio para os braços, que devem estar com flexão de cotovelo em uma posição de 90° para encostar no teclado. 

A tela do computador deve estar na altura dos olhos. Para alinhar, é possível utilizar livros ou tábuas até nivelar o equipamento na altura dos olhos, evitando flexionar do pescoço e causar sobrepeso na coluna lombar. 

Confira vídeo com mais orientações.