null Entrevista Nota 10: Luiz Antônio Campos Corrêa e a força do desenvolvimento regional

Seg, 10 Junho 2019 15:54

Entrevista Nota 10: Luiz Antônio Campos Corrêa e a força do desenvolvimento regional

O reitor do Ciesa, Luiz Antônio Campos Corrêa, acompanhado pelo vice-reitor de Extensão da Unifor, Randal Pompeu (Foto: Arquivo Pessoal)
O reitor do Ciesa, Luiz Antônio Campos Corrêa, acompanhado pelo vice-reitor de Extensão da Unifor, Randal Pompeu (Foto: Arquivo Pessoal)

O estado do Amazonas passa a contar, a partir deste ano, com doutores em Direito formados no próprio Estado. Tudo graças à parceria firmada entre a Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), que permite o intercâmbio de saberes e estruturas para a qualificação profissional e o desenvolvimento da região Norte do país. 

Atualmente, o programa conta com dois Doutorados Interinstitucionais (Dinter) em Direito e Administração, além de um Mestrado Interinstitucional (Minter) em Direito. A previsão era de que a primeira turma do Doutorado em Direito Constitucional fosse finalizada até fevereiro de 2020, mas dois dos alunos já defenderam suas teses e os demais estão com bancas marcadas até agosto deste ano.

Nesta entrevista, o reitor do Ciesa, professor Luiz Antônio Campos Corrêa, fala sobre a importância da parceria numa região que concentra apenas 5% dos doutores do país.

Entrevista

Quantas turmas foram formadas desde o estabelecimento da parceria entre a Unifor e o Ciesa, em 2016?

Luiz Antônio Campos Corrêa: São três turmas, duas de Doutorado e uma de Mestrado. Temos o Doutorado em Direito Constitucional, com 25 alunos, o Doutorado em Administração, com 20 alunos, além do Mestrado em Direito Constitucional, com 21 alunos. Começamos em 2016 apenas com Doutorado em Direito Constitucional. Dois anos depois, abrimos a primeira turma do Mestrado em Direito. Já a turma de Doutorado em Administração teve início recente no último mês de março.

Já que um doutorado dura, em média, quatro anos, teremos novos doutores a partir de 2020?

Luiz Antônio Campos Corrêa: De fato, o prazo limite para a conclusão da primeira turma do Doutorado em Direito Constitucional é fevereiro de 2020. Porém, as teses já começaram a ser apresentadas. A boa notícia é que já temos dois doutores formados dessa primeira turma e os demais têm previsão de conclusão em agosto deste ano.

Quantas seleções ocorrem por ano para os Doutorados e o Mestrado?

Luiz Antônio Campos Corrêa: Como os programas são realizados por meio de convênio interinstitucional, pela legislação atual da Capes só podemos oferecer uma nova turma após o encerramento das turmas em andamento.

Qual a importância dessa colaboração entre o Ciesa e a Unifor? Que tipo de demanda ela vem atender?

Luiz Antônio Campos Corrêa: Este foi mais um importante passo do Ciesa, que tem se preocupado com a evolução acadêmica da sociedade amazonense, com objetivo de fomentar oportunidades de acesso a novos conhecimentos para esta região, tão carente nesse tipo de formação. Os programas atendem a uma demanda crescente no nosso estado, considerando que a região concentra somente 5% dos doutores do país.

Qual o perfil dos alunos que ingressam no Doutorado Interinstitucional? Eles procuram ingressar no ensino superior ou amadurecer intelectualmente em outras carreiras, públicas ou privadas, no Judiciário?

Luiz Antônio Campos Corrêa:  Nossos alunos da turma de Doutorado em Direito já têm carreira consolidada na docência e a grande maioria atua também no Judiciário, com carreira no setor público. Acredito que a opção de só ingressar em um doutorado após a consolidação de suas carreiras profissionais é reflexo da falta de programas de mestrado e doutorado em Direito na região Norte do país. Temos, portanto, uma demanda reprimida de anos, tanto que a primeira turma do Dinter realizado em parceria com a Unifor é a primeira turma de doutores em Direito que será formada em Manaus. Antes os alunos não tinham outra opção a não ser se locomover para outros estados, a fim de conseguir ingressar em um programa de doutorado.

E com relação aos doutorandos em Administração, qual é o perfil e quais são as expectativas deles?

Luiz Antônio Campos Corrêa: O perfil dos alunos da turma de Administração é bem parecido com a do Direito. A diferença é que se percebe, no perfil dos mestrandos, uma divisão mais equilibrada na atuação profissional dos alunos, que se divide entre empresas públicas e setor privado.

Após três anos, como o senhor avalia a parceria entre o Ciesa e a Unifor? Existe a perspectiva de ampliação para outras áreas no futuro?

Luiz Antônio Campos Corrêa: Minha avaliação é extremamente positiva. Estamos com a Unifor inovando e possibilitando a construção de projetos que têm atendido as demandas do Norte, possibilitando melhor qualificação para os docentes de nossa região. A educação é uma das mais importantes ferramentas para a promoção do desenvolvimento regional e para qualificar nossos quadros profissionais onde quer que atuem. Um trabalho árduo, mas muito gratificante.