null Escritório EducationUSA da Unifor completa nove anos promovendo o ensino superior nos EUA

Ter, 3 Dezembro 2019 16:13

Escritório EducationUSA da Unifor completa nove anos promovendo o ensino superior nos EUA

O escritório promove a educação superior nos Estados Unidos, oferecendo informações e disponibilizando serviços (Foto: Unifor)
O escritório promove a educação superior nos Estados Unidos, oferecendo informações e disponibilizando serviços (Foto: Unifor)

Em dezembro de 2010, com a missão de promover o ensino superior americano, a Universidade de Fortaleza implantou em seu campus o Escritório EducationUSA, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária. A Unifor foi a segunda universidade brasileira a inaugurar um Escritório EducationUSA para atender uma demanda dos seus alunos e demais interessados em receberem informações precisas, imparciais e atualizadas sobre oportunidades de estudo nos Estados Unidos. Os mesmos fazem parte de uma rede do governo americano de mais 450 escritórios a nível mundial, sendo 41 desses no Brasil.

Os Escritórios EducationUSA têm a missão de promover a educação superior nos EUA, incluindo orientação sobre o processo de aplicação e admissão em programas de Graduação, Mestrado, Doutorado, cursos de inglês e cursos de curta duração, informando sobre a melhor forma de acessar essas oportunidades e aconselhando sobre programas acadêmicos; auxílio financeiro; requisição de visto e preparação pré-partida.

Sobre o EducationUSA/Unifor

Além das orientações sobre o processo de aplicação e admissão nas universidades americanas, promove palestras e workshops sobre estudo nos Estados Unidos, organiza e participa de Feiras Educacionais, aplica testes praticamente todos os teste de admissão e proficiência e realiza tradução de documentos para fins de estudo em instituições norte-americanas. 

Exames de Proficiência e Admissão

O EducationUSA/Unifor é um centro aplicador de exames de admissão e proficiência nacionais e internacionais. As provas disponibilizadas em formato digital são aplicadas em um laboratório utilizado exclusivamente para esta finalidade, sendo a Unifor referência nos quesitos conforto ambiental, limpeza, organização e conservação dos equipamentos. 

Em 2019, a capacidade para aplicação simultânea de testes foi ampliada de 18 para 20 candidatos. Além disso, a partir de 2020, todos os computadores passarão por atualizações no sistema operacional e serão adquiridas 10 novas máquinas para substituir os equipamentos mais antigos, atendendo todos os requisitos e exigências das empresas parceiras.

Segue abaixo os exames aplicados atualmente:

  • TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language): destinado, principalmente, aos estudantes cuja primeira língua não seja o inglês e que precisam satisfazer requisitos de proficiência neste idioma. Saiba mais em: https://www.ets.org/toefl
  • IELTS (International English Language Testing System): exame de proficiência em inglês mais popular do mundo destinado para quem pensa em trabalhar, estudar ou morar no exterior. Saiba mais em: https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts
  • GRE (Graduate Record Examination): exigidos para admissão em programas de mestrado e doutorado, com exceção das áreas de MBA, Direito e Medicina. Saiba mais em: https://www.ets.org/gre
  • TELP (Test of English Language Proficiency): de propriedade do Departamento de Estado dos Estados Unidos, o TELP foi desenvolvido para avaliar a proficiência de inglês somente daqueles que se candidatam a programas patrocinados pelo governo americano, como admissão em bolsas da Comissão Fulbright.
  • SAT (Scholastic Aptitude Test): exame educacional padronizado aplicado a estudantes do ensino médio, que serve de critério para admissão nas universidades norte-americanas. Saiba mais em: https://collegereadiness.collegeboard.org/sat
  • ACT (American College Testing): teste padronizado de admissão para programas de graduação nos Estados Unidos.  Saiba mais em: http://www.act.org

A Unifor também é um Centro Autorizado para aplicação dos testes administrados pela TESE Prime Avaliação em Idiomas, empresa pioneira no desenvolvimento de exames de proficiência em línguas estrangeiras para a pós-graduação. Os exames de proficiência da TESE Prime seguem parâmetros internacionais de certificação e apresentam resultados claros, precisos, confiáveis e imparciais. São, por isso, reconhecidos por programas de pós-graduação, empresas, estudantes e profissionais de diversas áreas. Os testes avaliam o conhecimento em 5 idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano e português para estrangeiros. 

O centro conta ainda com uma minibiblioteca composta por livros preparatórios e manuais para a realização destes testes, além de catálogos e outras publicações especializadas, que podem ser emprestadas condicionalmente para os alunos que solicitarem acompanhamento durante o processo de aplicação para estudar nos Estados Unidos. 

Traduções Certificadas

O EducationUSA, por ser uma rede do Departamento de Estado Americano, é autorizado a realizar traduções certificadas de documentos acadêmicos para universidades americanas. O escritório da Unifor conta com este serviço e atende também alunos de outras instituições, com preços competitivos e prazos flexíveis. As traduções certificadas podem ser aceitas também em outros países, mas o candidato deve se certificar junto à instituição de interesse se será aceita uma tradução realizada pelo EducationUSA. Para solicitar orçamento, o interessado deve entrar em contato através do e-mail educationusa@unifor.br e, enviando, se possível, os documentos digitalizados para análise prévia.

Programa Oportunidades Acadêmicas

O Oportunidades Acadêmicas é um programa do Departamento de Estado dos EUA oferecido há 13 anos através da rede EducationUSA que visa apoiar estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras, no processo de candidatura para programas de Graduação e Pós-Graduação, sendo o objetivo final que consigam admissões com bolsas de estudos em universidades nos Estados Unidos. O Programa Oportunidades Acadêmicas oferece orientação e cobre os custos do processo de admissão de candidatos que não poderiam pagar pelas provas, traduções, material de estudos, taxas de inscrição para cada universidade, etc.

O OA é oferecido em duas modalidades: para alunos de ensino médio interessados em fazer a graduação nos EUA e para alunos que tenham interesse em fazer um Mestrado ou Doutorado nos EUA (pós-graduação). Para graduação, as inscrições estarão abertas até o dia 13 de janeiro de 2020. Para Pós-Graduação, as inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de dezembro de 2018. Para saber se você está no perfil do programa, bem como efetuar a sua inscrição, acesse o site: https://educationusa.org.br/site/oportunidades-academicas-graduacao

EducationUSA Academy

O programa EducationUSA Academy é um programa da rede EducationUSA e do Departamento de Estado dos Estados Unidos em parceria com 10 renomadas universidades norte-americanas. O programa acadêmico de três a quatro semanas oferece uma combinação de curso intensivo de inglês e conteúdo preparatório para admissão em uma universidade norte-americana e atividades inter-culturais para jovens de 15 a 17 anos. Mais informações através do site: http://educationusa.org.br/site/educationusa-academy/

Feira EducationUSA Fortaleza 2020

Em 2020, o Escritório EducationUSA/Unifor organizará a sexta edição da Feira EducationUSA Fortaleza, que contará com a participação de representantes de instituições de Ensino Superior dos Estados Unidos. Nas 5 edições anteriores, o público estimado foi de mais de 5.000 visitantes. A Feira EducationUSA Fortaleza 2020 acontecerá no dia 2 de abril

Serviço

O escritório da Unifor atende, mensalmente, cerca de 50 pessoas. Recomenda-se que os candidatos que desejam receber orientação agendem um horário previamente por telefone ou e-mail.

Escritório EducationUSA/UNIFOR
Orientadora: Lina Sena
Horário de atendimento: de 8h às 11h30 e 14h às 17h30
Telefone: (85) 3477-3481
E-mail: educationusa@unifor.br