null Espaço Cultural Unifor abre três novas exposições ao público

Sex, 11 Outubro 2019 16:50

Espaço Cultural Unifor abre três novas exposições ao público

Solenidade realizada em 10 de outubro contou com discurso de Lenise Queiroz e Denise Mattar. Exposições seguem em cartaz até março de 2020


Denise Mattar é a curadora das três exposições. Foto: Ares Soares.
Denise Mattar é a curadora das três exposições. Foto: Ares Soares.

Em solenidade especial, foram abertas em 10 de outubro três exposições no Espaço Cultural Unifor: 20ª Unifor Plástica: Simultaneidades - A Arte com a Palavra, Da Terra Brasilis à Aldeia Global - 2ª Edição e Yolanda Vidal Queiroz - Momentos.

A abertura contou com discurso de Lenise Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz e uma das filhas de Yolanda Queiroz, célebre empresária honrada com a inauguração da exposição “Yolanda Vidal Queiroz - Momentos” na noite de 10 de outubro.

“Muito emocionante ver tantas obras da Fundação expostas de uma forma que, com certeza, agrada a todos nós, mas deixaria quem as colecionou num estado de satisfação inenarrável. Falo do meu irmão a quem hoje também sinto que fazemos nossa homenagem”, afirmou a presidente. 

Denise Mattar, curadora das três exposições em cartaz, também discursou e destacou a integralidade da exposição Da Terra Brasilis à Aldeia Global, que, para ela, conta toda a história da arte brasileira. 

Após a solenidade, o público pôde conferir todas as exposições, que seguem em cartaz até março de 2020 no Espaço Cultural Unifor, local que se constitui um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil, promovendo por meio do acesso gratuito às exposições, a renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do país, antes acessível somente a parcelas eruditas da população.

20ª Unifor Plástica: Simultaneidades - A Arte com a Palavra

A 20ª Unifor Plástica reúne o trabalho de 25 artistas, com uma mescla de obras inéditas e outras produzidas anteriormente. Os visitantes da exposição terão a oportunidade de visitar uma exibição poética, que discute assuntos da atualidade, como a inserção da mulher na sociedade, a presença indígena, a especulação imobiliária, além de questões eternas do ser humano: a dor, o amor, a perda, o isolamento e a religiosidade.

Da Terra Brasilis à Aldeia Global - 2ª Edição

Dividida em oito módulos, a exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global - 2ª Edição”, compreende seis séculos de arte, com artistas de renome nacional e internacional. Os módulos estão divididos em Terra Brasilis (1500–1637), A Matriz Barroca (séc. XVII-XVIII), Reais mudanças (1808-1821), Uma Academia nos trópicos (1826 -1922), Modernidade (1917-1950), A Força da Abstração (final dos anos 1940 até a atualidade), Tempos difíceis (1960-1970), Chuvas de verão (1980 - 1990) e A Aldeia Global (de 1990 até a atualidade). 

Yolanda Vidal Queiroz - Momentos

Sob curadoria de Denise Mattar, a exposição traz parte importante do acervo pessoal de Yolanda Queiroz (1928-2016), matriarca de uma das famílias mais tradicionais e de destaque no ramo dos negócios no Ceará, construída a partir de sua união com o empresário Edson Queiroz (1925-1982). 

Entre os recursos cenográficos da exposição, vídeos, fotografias, cartões postais, músicas e roupas conduzem o olhar de quem também vai conhecer a própria história do Ceará e do Brasil a partir da trajetória de vida de dona Yolanda. Amalgamados, passado e presente surgem ainda em imagens plotadas nas paredes ou digitalizadas e projetadas em monitores. Além da recriação de ambientes domésticos, tal e qual se vê na casa da homenageada, o barroco é assumidamente vedete.

Serviço

20ª Unifor Plástica: Simultaneidades - A Arte com a Palavra
Local: Espaço Cultural Unifor
Período de apresentação: 11 de outubro de 2019 a 1º de março de 2020

Da Terra Brasilis à Aldeia Global - 2ª Edição
Local: Espaço Cultural Unifor
Período de apresentação: A partir de 11 de outubro de 2019

Yolanda Vidal Queiroz - Momentos
Local: Espaço Cultural Unifor
Período de apresentação: 11 de outubro de 2019 a 1º de março de 2020

Horário de funcionamento: 9h às 19h (terça a sexta-feira) e de 10h às 18h (sábado e domingo)
Aberto ao público