null Expocom Nordeste 2019: alunos da Unifor conquistam dez prêmios

Seg, 10 Junho 2019 09:19

Expocom Nordeste 2019: alunos da Unifor conquistam dez prêmios

Vencedores seguem para etapa nacional que será realizada de 2 a 7 de setembro, em Belém, Pará.


Estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza foram premiados em dez categorias, na Expocom Nordeste 2019 - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, que este ano foi realizada entre os dias 30 de maio e 1° de junho, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Ceuma e Estácio, em São Luís, Maranhão.

O evento faz parte da programação do XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom), que teve como tema  “Fluxos Comunicacionais ”. Os alunos vencedores da etapa regional agora se preparam para a etapa nacional, que acontecerá de 2 a 7 de setembro de 2019, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém.

Destaques Expocom

O Núcleo Integrado de Comunicação (NIC), veiculado ao Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Unifor, ganhou o prêmio de Melhor Agência Escola de Publicidade e Propaganda do Nordeste na Expocom. Segundo a orientadora do trabalho, professora Alessandra Bouty, a produção do portfólio foi realizada pelos alunos estagiários do núcleo, e envolveu muito amor e trabalho. “Além de muitas ilustrações em todos os trabalhos que foram selecionados para o portfólio. Ele é muito artesanal, é um trabalho que tem muita alma”, destaca.

Mais uma vez a Unifor foi destaque na fotografia durante o congresso, dessa vez com o prêmio de Melhor Fotografia Artística, conquistado pela aluna Iara Maria Pereira sob a orientação do professor Jari Vieira. O trabalho também envolveu os alunos Pedro Vidal e Icaro Heron, dos cursos de Jornalismo e Publicidade.

“A experiência do congresso me encanta porque a área acadêmica sempre me mostrou uma logística diferente da comunicação do que eu  esperava quando entrei na Universidade. Ter esse tipo de experiência para mim é fundamental. Fora isso, tem toda a experiência de viajar, de ter uma interação com outras pessoas e outras universidades, é importante para mim, sendo uma motivação a mais para produzir”, ressalta Iara.

Intercom Jr.

A Unifor também teve destaque ao apresentar 14 trabalhos no Intercom Júnior, espaço acadêmico criado para acolher trabalhos derivados de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão ou artigos finais de disciplinas cursadas na graduação.

Os trabalhos apresentados nessa categoria, depois de reformulados a partir das discussões realizadas durante a apresentação no congresso e aprovados pelo coordenador da Intercom Jr., serão publicados em e-book.

Ádrian Meneses, aluno de Publicidade e Propagando apresentou o artigo  “Leonilson: Uma Perspectiva Acadêmica Acerca do Artista”, orientado pela professora Alessandra Oliveira. Essa foi a primeira vez que o aluno participou do Intercom Júnior: “foi uma experiência incrível. Senti a empolgação de todos em apresentar projetos que são relevantes para o universo da comunicação”.

Para ele, falar de Leonilson, enquanto artista cearense, é motivo de orgulho. “Um trabalho que me fez questionar, conhecer ainda mais e sentir esse artista plástico. Sem dúvidas irei participar mais vezes do Intercom e de outros encontros que valorizem a produção acadêmica, enquanto graduando e que nos incentiva na abordagem de temáticas importantes para o momento atual no cenário social, político e cultural”, destaca.

Confira os trabalhos vencedores da Unifor que irão concorrer na etapa nacional:
  • Agência Escola de Publicidade e Propaganda - Vitória Carvalho
  • Charge/Caricatura/Ilustração - João Pedro Lemos
  • Embalagem - Lucas Bruno de Morais
  • Fotografia Artística - Iara Maria Pereira
  • Fotografia Publicitária - Amanda Nogueira
  • Games -  Pedro Nuto
  • Histórias em Quadrinhos - Wilker Felipe Meireles
  • Pesquisa Mercadológica - João Victor Bessa
  • Produção Publicitária Audiovisual para TV e Cinema - Isadora Oliveira
  • Outdoor - Matheus Queiroz