null Exposição “Stênio Burgos – Realtopia” está aberta para visitação no Espaço Cultural Unifor

Qua, 23 Setembro 2020 17:42

Exposição “Stênio Burgos – Realtopia” está aberta para visitação no Espaço Cultural Unifor

As visitas acontecem de terça a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados e domingos, de 10h às 17h, seguindo as normas de biossegurança decretadas pelo Governo do Estado.


Contando com 82 obras do artista natural de Crateús, a exposição
Contando com 82 obras do artista natural de Crateús, a exposição "Stênio Burgos – Realtopia" marca a reabertura do Espaço Cultural Unifor após o período de isolamento social em razão da pandemia de Covid-19. (Foto: Ares Soares)

O Espaço Cultural Unifor reabre as atividades com a estreia da Exposição “Stênio Burgos – Realtopia”, realizada pela Fundação Edson Queiroz. O evento de abertura ocorreu de maneira digital e foi transmitido pelas redes sociais da Universidade de Fortaleza, podendo ser assistido online aqui. A mostra fica em cartaz no piso térreo do Espaço até 20 de dezembro de 2020. 

Contando com 82 obras do artista natural de Crateús, a exposição marca a reabertura do Espaço Cultural Unifor após o período de isolamento social em razão da pandemia de Covid-19. Em vídeo exibido durante a cerimônia, Lenise Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz, afirma que esse movimento vem com muita esperança em dias melhores, confiando na ciência, na tecnologia e na força de vontade do ser humano, principalmente do cearense.

“Nessa trajetória [da exposição], as cores e os autorretratos pintados por ele mostram, com clareza, as alegrias coloridas do litoral nordestino e dos momentos de questionamento nas conversas de pé de ouvido que teve consigo mesmo. Desejamos que tenham todos uma ótima visita e que desfrutem de Stênio Burgos nessa exposição. Que seja puro deleite para todos vocês”, declara Lenise.

Sobre a exposição

“Ver, com 66 anos de idade, minha vida contada com essa maestria é muito inexplicável! Eu ainda estou completamente impactado”, afirma Burgos sobre Realtopia durante cerimônia. “Essa exposição é completamente minha vida, eu só pinto ela. Eu tento superar minha vida com minha pintura. E a pintura só existe na minha busca de me superar, então ela é sempre autobiográfica. Eu pinto meu ateliê, meus amigos, o que eu como e a paisagem onde eu estiver”, revela o artista.

A curadora da exposição, Olga Paiva, ressalta que “ao transformar a tinta em espiritualidade, Stênio Burgos encontra a essência de sua busca: a consagração da Vida. Ecoam como poemas, como canções. Um irresistível chamado para amar e defender a natureza, revelando o Ceará que nos enaltece”.

Protocolos de biossegurança para visitação

Em atendimento à regulamentação governamental de biossegurança, os visitantes do Espaço Cultural Unifor deverão chegar ao local usando máscara e permanecer com ela durante toda a visita e também nas instalações do campus da Universidade de Fortaleza. Para evitar aglomerações, as visitas em grupo deverão ser previamente agendadas. 

É necessário manter distância de 1,5m a 2m para com outras pessoas e sempre observar a capacidade máxima de visitantes de cada sala. Devem ainda fazer uso dos dispensers de álcool em gel e dos tapetes sanitizantes para higienização dos calçados e utilizar a escada externa para acessar as galerias superiores. O elevador ficará restrito às pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

“Da Terra Brasilis à Aldeia Global”

Nas galerias superiores do Espaço Cultural Unifor, os visitantes poderão conferir a exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, que agrega cerca de 200 obras de artistas nacionais e internacionais, expostas em uma abordagem histórica e didática, resgatando seis séculos de arte (séculos XVI ao XXI).

A exposição tem início com o livro “America Tertia Pars”, publicado na Europa em 1595. Reúne obras de Victor Meirelles, Frans Post, Raimundo Cela, Eliseu Visconti, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Sérvulo Esmeraldo, Cândido Portinari, entre outros. E é finalizada com obras contemporâneas, de artistas como Adriana Varejão e Beatriz Milhazes. 
 

SERVIÇO

Exposição "Stênio Burgos – Realtopia"
Período expositivo: 23 de setembro a 20 de dezembro
Horário de visitação: terça a sexta, de 9h às 17h, e aos sábados e domingos de 10h às 17h.
Agendamento de visitas: (85) 3477.3319/3818 | espacocultural@unifor.br 
Observação: Os grupos não poderão exceder 12 pessoas e, ao chegar, eles poderão ser divididos.