null Reinventar é necessário: como capacitar-se para as novas exigências do mercado no contexto atual

Qui, 4 Junho 2020 19:34

Reinventar é necessário: como capacitar-se para as novas exigências do mercado no contexto atual

Docentes da Pós-Unifor dão dicas para buscar novos conhecimentos e atualizações profissionais


Professora Beatriz Rosa, chefe de Divisão Lato Sensu e Educação Continuada da Pós-Unifor (Foto: Ares Soares)
Professora Beatriz Rosa, chefe de Divisão Lato Sensu e Educação Continuada da Pós-Unifor (Foto: Ares Soares)

Com um mercado profissional cada vez mais competitivo e diante da situação de pandemia que o mundo tem enfrentado, desenvolvimento de certas habilidades pode gerar um grande diferencial para os profissionais que pretendem se destacar. Buscar novos conhecimentos e aprimorar determinadas competências são de extrema importância para o desenvolvimento profissional e pessoal. 

Por mais que o conhecimento sempre tenha sido uma ferramenta importante, com o contexto da revolução 4.0 e o desenvolvimento da tecnologia e da ciência, a atualização e busca por novos saberes tem sido fundamental para quem deseja se manter atualizado. 

"Reinventar" se tornou uma palavra chave nos últimos anos. Nesse mundo “VUCA” em que tudo muda cada vez mais rápido: os sistemas, as pessoas, as funções, as profissões e é importante estarmos sempre acompanhando esse ritmo, por meio da qualificação. Assim, podemos perceber que, através da capacitação, é possível chegar ainda mais longe.

O profissional que estiver aberto a continuar aprendendo terá melhores condições de se adaptar a esse novo cenário, terá uma capacidade de adaptabilidade incrível”, afirma a chefe de Divisão Lato Sensu e Educação Continuada do Programa de Pós-graduação da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, professora Beatriz Rosa. Para ela, “escolheríamos uma profissão, teríamos uma formação e, depois, faríamos alguns cursos de atualização e, tudo bem, seguiríamos a nossa vida profissional. Essa não é a realidade do século XXI, sobretudo no momento atual. A formação profissional continua sendo necessária e é importantíssima. Mas, depois, vamos continuar nos formando, em um processo de educação contínua. Porque nós vamos estar a cada dia sendo demandados com novas demanda e precisamos nos adaptar. Aprender a aprender é o caminho”, ressalta a gestora educacional. 

Sensíveis ao contexto do século XXI e à situação atual, a Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, tem oferecido a sociedade cearense um diversificado portfólio de cursos de especialização e de educação continuada, além de promover constantemente diversos eventos, palestras e workshops abertos ao público que tem buscado por novas experiências de aprendizagem e por atualização técnica.  

Para a professora Deubia Cavalcanti, coordenadora do MBA de Gestão Empresarial da Pós-Unifor, manter-se atualizado em qualquer área de atuação é fundamental, segundo a coordenadora, “todos os anos, diversos profissionais concluem o curso superior e as vagas nas empresas tornam-se cada vez mais disputadas. Por conta disso, o conceito de crescimento profissional passa a exigir uma constante atualização de conhecimentos”