null Unifor lança mais um canal para facilitar a comunicação com os alunos e público externo

Seg, 28 Setembro 2020 14:41

Unifor lança mais um canal para facilitar a comunicação com os alunos e público externo

BiblioZap será um canal direto entre os estudantes e a Biblioteca Central via Whatsapp.


Anota o número do BiblioZap: (85) 3477.3257. (Foto: Getty Images)
Anota o número do BiblioZap: (85) 3477.3257. (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza lança mais um canal para facilitar a comunicação dos alunos e do público em geral com a Biblioteca Central. Trata-se do BiblioZap, que disponibilizará atendimento via WhatsApp para esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados pela Biblioteca e o funcionamento das atividades neste período de distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. 

A administração da biblioteca mensura que haverá um grande fluxo de demanda devido à facilidade de comunicação que o aplicativo proporciona aos seus usuários, como salienta a bibliotecária Gerlane Lima: “Em virtude da pandemia, muitos serviços foram personalizados. Com isso, o novo canal de atendimento auxiliará a comunidade acadêmica em relação às instruções sobre os novos processos dos serviços oferecidos. Como será um canal voltado exclusivamente para tirar dúvidas, o aluno será orientado e direcionado para o serviço que procura de forma rápida e objetiva”.

O atendimento ficará a cargo de uma equipe por meio do número (85) 3477.3257, durante o período de funcionamento da biblioteca (de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h).

Confira outros serviços oferecidos pela Biblioteca Central da Unifor

Serviço onde é disponibilizado o empréstimo de obras para a comunidade acadêmica da Unifor. O atendimento de empréstimos e devoluções está sendo realizado prioritariamente por agendamento, via e-mail: bibemprestimo@unifor.br

Por meio do Unifor Online, os alunos podem consultar a Biblioteca Digital, que disponibiliza mais de 24 mil títulos, sem limite de acesso simultâneo. É possível, por exemplo, fazer leitura do livro completo, realizar consultas dentro do texto e inserir anotações.

A gestora da Biblioteca Central, Leonilha Lessa, ressalta a importância do acervo digital da Unifor: “É um grande recurso para aqueles que buscam conteúdos relacionados aos seus respectivos cursos e demais áreas do conhecimento. É a Biblioteca da Unifor na sua casa e em qualquer lugar, por meio do smartphone, no Unifor Mobile”. 

O aluno pode consultar o acervo digital e físico da biblioteca utilizando a ferramenta “Busca Integrada”, disponível no aplicativo Unifor Mobile. Além disso, pelo aplicativo também é possível renovar e verificar a data de devolução dos livros.

Ofertado em formato online, mediante agendamento prévio pelo e-mail: spt@unifor.br. As capacitações são realizadas por meio de aplicativo de reunião online e podem ser solicitadas pelos professores (em grupo) ou pelos alunos (individual).

    • Biblioteca Digital – Apresenta as ferramentas disponíveis nas bases de dados.

    • O que é plágio? – Esclarece dúvidas sobre integridade acadêmica e escrita científica.

    • Normas bibliográficas – Aborda a elaboração de citações e referências bibliográficas de acordo com as normas ABNT, American Psychological Association (APA) e Vancouver.

    • Norma NBR 14724 – Apresenta informações sobre formatação de trabalhos acadêmicos. 

    • Mendeley (Gerador de referência) – Software que gera citações e referências automaticamente.

    • Desvendando os Periódicos Científicos – Apresenta os periódicos científicos como fonte de informação confiável.

Com a restrição do acervo físico, em virtude da pandemia, o serviço de reprodução digital é uma alternativa para que o conteúdo dessas obras esteja acessível. Para isso, o aluno faz a solicitação (informando dados da obra, nome e matrícula) por meio do e-mail periodicos@unifor.br e recebe o arquivo digital em até 2 dias úteis. Importante ressaltar que a digitalização é apenas de pequenos trechos das obras, conforme orienta lei de Direitos Autorais.

O serviço é realizado para professores e alunos de pós-graduação da Unifor devidamente matriculados, mediante preenchimento de formulário próprio. Agendamentos a partir do e-mail spt@unifor.br.

Serviço de orientação individual de citações e referências conforme as normas APA, ABNT, Vancouver e sobre a utilização do software Mendeley (gerenciador de referências).