null Unifor sobe no Ranking THE e é a melhor instituição de ensino superior do Ceará

Qua, 2 Setembro 2020 16:27

Unifor sobe no Ranking THE e é a melhor instituição de ensino superior do Ceará

De acordo o Times Higher Education (THE), a Unifor é a melhor Universidade cearense e a segunda melhor instituição das regiões Norte e Nordeste, entre públicas e privadas.


Nesta pandemia, a Unifor utilizou de seus saberes científicos em vários momentos, até para o desenvolvimento de um capacete para tratar pacientes com Covid-19. (Foto: Renato Radeke)
Nesta pandemia, a Unifor utilizou de seus saberes científicos em vários momentos, até para o desenvolvimento de um capacete para tratar pacientes com Covid-19. (Foto: Renato Radeke)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi eleita a melhor instituição de ensino superior do Ceará, entre públicas e privadas, de acordo com o “World University Rankings 2021”. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 2 de setembro, pela entidade britânica Times Higher Education (THE), responsável pela principal análise internacional do segmento de educação. A Unifor também alcançou o 2º lugar entre todas as instituições avaliadas das regiões Norte e Nordeste, sendo a melhor entre as universidades privadas.

O “World University Rankings” é uma lista de ranqueamento universal que inclui mais de 1.500 universidades pertencentes a 93 países, sendo a maior e mais diversa classificação de universidades da atualidade. Os indicadores de desempenho utilizados consideram números relacionados à pesquisa, ensino, influência, tecnologia, proporção de estudantes estrangeiros e outras questões. Para a edição 2021, 52 instituições brasileiras foram avaliadas.

“O THE nos tranquiliza muito em relação ao cumprimento dos deveres da Universidade de Fortaleza, principalmente no que se refere à pesquisa, à titulação dos professores, à transferência de conhecimento para a sociedade e ao nível de internacionalização. Nesta pandemia, que é desafiadora para todos, mostramos um pouco do poder do conhecimento para salvar vidas. A Unifor utilizou de seus saberes científicos em vários momentos, até para o desenvolvimento de um capacete para tratar pacientes com Covid-19. Então, essa classificação do THE traz evidências claras de que estamos no caminho, mas o desafio aumentou nesta pandemia no que se refere à formação de talentos estudantis”, ressalta a reitora da Unifor, professora Fátima Veras.

Para o professor Marcelo Magalhães, diretor de Planejamento da Universidade de Fortaleza, “o resultado obtido no ranking THE é mais um reconhecimento da qualidade da Unifor em relação a diversos aspectos extremamente relevantes, tanto para a formação dos alunos quanto para a contribuição do desenvolvimento da sociedade”.

“Esses resultados só corroboram que o caminho seguido, buscando a qualidade do ensino, a relevância das pesquisas científicas, a contribuição para o desenvolvimento da sociedade, a transferência tecnológica para o mercado e a internacionalização, aspectos que a instituição tem buscado tão intensamente nos últimos anos, vêm sendo reconhecidos como elementos de elevada diferenciação e que garantem à Unifor um posicionamento ao lado das melhores instituições nacionais”, declara Marcelo.

Entre as instituições particulares, a Unifor atingiu a 1ª colocação do Norte e Nordeste e a 3ª do Brasil, permanecendo no seleto grupo “top 3” das melhores instituições nacionais de cunho privado. Quando são englobadas também as instituições públicas, a Unifor permanece em posição de prestígio, sendo a 2ª colocada do Norte e Nordeste e a melhor do estado do Ceará.

Universidade de Fortaleza

A Universidade está instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, onde se encontra uma megaestrutura com cerca de 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. O campus também é composto por auditórios, salas de vídeo, biblioteca, centro de convivência, núcleo de atenção médica, clínica odontológica, parque desportivo, teatro, espaço cultural, escritório para a prática jurídica, empresas juniores, TV universitária, escola de ensino infantil e fundamental e diversos outros núcleos de prática acadêmica e pesquisa.

O corpo docente altamente qualificado, composto de 1.300 professores, com mais de 80% de mestres e doutores, é responsável pela supervisão de centenas de projetos de pesquisa no domínio científico, tecnológico, artístico e cultural. Dispõe também de plataforma própria para aulas presenciais ou gravadas.

Interligada por diversos acessos de alta velocidade à internet, todos os processos acadêmicos e administrativos da instituição estão integrados, possibilitando à comunidade acompanhar, virtualmente, em um mesmo ambiente, procedimentos didático-pedagógicos, acessar avançadas bases de dados para pesquisa e utilizar os recursos da educação a distância. Além disso, o campus da Unifor oferece cobertura de internet wi-fi gratuita em toda a sua extensão. Dispõe também de plataforma própria para aulas presenciais ou gravadas.

“O reconhecimento nacional e internacional da Unifor e a sua maturidade acadêmica não vieram por acaso. É fruto do trabalho de profissionais que lutam e desejam que, pela educação, pelo ensinar e pelo aprender diário, se construa a sociedade justa e humana no mundo melhor que queremos”, destaca o vice-reitor de Graduação, professor Henrique Sá.