null Universidade de Fortaleza passa aplicar o IELTS, maior exame de proficiência em inglês do mundo

Seg, 7 Outubro 2019 15:08

Universidade de Fortaleza passa aplicar o IELTS, maior exame de proficiência em inglês do mundo

A avaliação é necessária para quem quer trabalhar, estudar ou viver em países onde o inglês é o idioma principal ou secundário


O IELTS é fundamental para quem pretende estudar ou trabalhar no exterior, sendo um dos requisitos primordiais para a aceitação do participante em universidades ou empresas. Foto: Reprodução.
O IELTS é fundamental para quem pretende estudar ou trabalhar no exterior, sendo um dos requisitos primordiais para a aceitação do participante em universidades ou empresas. Foto: Reprodução.

O instituto cultural inglês British Council firmou, no mês de agosto, parceria com a Universidade de Fortaleza, dando oportunidade para que a instituição se torne um centro aplicador do IELTS - International English Language Testing System, exame de proficiência em inglês mais popular do mundo.

O teste internacional, entre outros fatores, colabora com o candidato que pretende morar no exterior, uma vez que as autoridades de imigração de alguns países cuja língua oficial é o inglês exigem certificado de proficiência na língua. 

Além disso, o IELTS é fundamental para quem pretende estudar ou trabalhar no exterior, sendo um dos requisitos primordiais para a aceitação do participante em universidades ou empresas, já que o exame é reconhecido por mais de 10.000 organizações, dentre elas, organizações governamentais, acadêmicas e empregadores, de mais de 140 países.

De acordo com a Orientadora do EducationUSA/UNIFOR, Lina Sena, foi por meio deste escritório, implantado no campus da Unifor em dezembro de 2010 em parceria com o Departamento de Estado Americano, que a universidade passou a ser um centro aplicador de diversos exames nacionais e internacionais, ajudando, assim, aquelas pessoas que necessitam cumprir requisitos de proficiência e admissão. As provas são ofertadas em um laboratório seguro, climatizado e confortável, utilizado unicamente para esta finalidade, além de estar localizado em um campus de fácil acesso. 

Segundo Lina, estes exames são aplicados na Unifor desde o ano de 2012 e são disponibilizados para candidatos de todo os países, pois as inscrições e o pagamento são realizados de forma online através do site das empresas parceiras. “Desde que nos tornamos um centro aplicador de exames de proficiência e admissão, já houve vários casos de pessoas de outros países que, por se encontrarem em Fortaleza, escolheram realizar a prova aqui na universidade, como foi o caso de um coreano que estava de passagem pelo Brasil e precisava fazer o teste do TOEFL com urgência. Isso acontece com certa frequência com pessoas de outras nacionalidades e, também, de outros estados do Brasil”.

Lina acrescenta que "Qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil e do mundo, pode escolher o centro da Unifor para realizar a prova que necessita; os candidatos devem se inscrever pelo site oficial de cada exame e lá vai estar listado o nome da Universidade de Fortaleza”. Para acessar a lista completa de exames aplicados pelo Escritório EducationUSA/UNIFOR, clique aqui (https://www.unifor.br/web/guest/education-usa-unifor)

SOBRE O IELTS

Desenvolvido por alguns dos maiores especialistas em avaliação linguística, o exame avalia as quatro habilidades de comunicação em inglês: interpretação oral e escrita, redação e conversação. Só nos Estados Unidos, cerca de três mil organizações reconhecem o teste, que reflete de um jeito prático como deve ser usado o inglês no ambiente de trabalho, estudo ou no dia a dia, se for usado para conseguir a permanência no país para residir.

As pessoas que precisarem se inscrever para fazer o teste do IELTS devem acessar o site do British Council para se cadastrar, escolher data e local de prova e por fim fazer pagamento, o qual pode ser feito em Real. Mais informações sobre o teste podem ser obtidas no site 

Segue cronograma com as datas já confirmadas para aplicação do Exame aqui na UNIFOR:

  • 28/11/2019
  • 24/01/2020
  • 13/03/2020 
  • 23/07/2020

Para mais informações sobre a prova ou sobre estudo nos Estados Unidos, entrar em contato com o Escritório EducationUSA/UNIFOR por telefone (3477 3481), e-mail (education@unifor.br) ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30 e de 14h às 17h30, de preferência com agendamento prévio.