Notícias

null Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos promove módulo internacional com a temática Inteligência Artificial

Qui, 6 Dezembro 2018 15:11

Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos promove módulo internacional com a temática Inteligência Artificial

O módulo, com duração de dois dias, foi ministrado pelo professor Nicolas Vermeys da Universidade de Montreal


Professor Nicolas Vermeys ministrando aula sobre Inteligencia Artificial no Direito
Professor Nicolas Vermeys ministrando aula sobre Inteligencia Artificial no Direito

A inteligência artificial vem tomando cada vez mais espaço em empresas e organizações, sendo utilizada como um facilitador no contexto em que está inserida. Não por acaso, dados da International Data Corporation (IDC) informam que a previsão de gastos de empresas com sistemas cognitivos irá crescer de US$ 8 bilhões em 2016 para US$ 47 bilhões em 2020.

No direito, a importância desta tecnologia não é diferente. A inteligência artificial atua simplificando processos burocráticos e agilizando o trabalho dos profissionais do setor, que passam a concentrar mais tempo em tarefas impossíveis de serem realizadas por robôs. Pensando nisso, o Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos convidou o professor da Faculdade de Direito da Universidade de Montreal, e pesquisador do Centro de Pesquisa de Direito Público (CRDP), Nicolas Vermeys, para ministrar o módulo Inteligência Artificial aos estudantes.

Para o professor Nicolas, o uso da Inteligência Artificial tem servido para diminuir as burocracias dos processos judiciais. “Os juízes estão utilizando para ajudar nas suas decisões; os advogados utilizam em diferentes áreas, eles usam para analisar documentos em um local em que você possui uma montanhas de documento e precisa encontrar uma informação nessa montanha, é mais rápido e eficiente”, afirma Vermeys.

Além disso, ele destaca que o mais interessante da tecnologia aliada ao Direito é destinado ao cidadão comum, pois eles passam a saber quais são os seus direitos com menos burocracia, com ferramentas que auxiliam as pessoas com informações, estáticas e até a probabilidade de se ganhar um processo.

Essa internacionalização de informações entre o professor e os alunos da Pós-UNIFOR serve para a formação de um contato com visões diferente dos fatos, com contextos jurídicos, sociais e políticos. Nicolas Vermeys afirma que desta forma eles entendem como o Direito está aplicado em outros países e como podemos aprender com os sucessos e com os erros.