O Núcleo Tecnologias Educacionais (NTE) trabalha com recursos, ferramentas e possibilidades tecnológicas diferenciadas, voltadas para educação de maneira abrangente, ampliando as possibilidades de ensino-aprendizagem nas diversas modalidades educacionais da Universidade de Fortaleza, a nível de graduação, pós-graduação, extensão e formação de professores.

O Núcleo ainda é responsável pela modalidade de ensino a distância (EaD) da Universidade de Fortaleza e disponibiliza, aos alunos, 27 disciplinas nesta modalidade, além de apoio pedagógico presencial no polo sede para os alunos. O NTE oferece ainda suporte online para disciplinas presenciais, assim como atende ao corpo docente da Universidade presencialmente no seu Laboratório Pedagógico, ajudando na criação de estratégias pedagógicas, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Unifor Online.

O NTE conta com uma equipe de 24 funcionários, divididos em três áreas: Divisão Administrativa, Divisão de Desenvolvimento de Projetos e Divisão Pedagógica.

O conteúdo textual dos projetos do NTE é de produção própria dos docentes da Universidade e os materiais audiovisuais são produzidos pela equipe de Desenvolvimento de Projetos, tudo de forma totalmente autônoma.

Dispondo de estrutura própria, o Núcleo possui equipamentos de filmagem e gravação de áudio, vídeo, estúdios e ilhas de edição, assim como conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas áreas do conhecimento (projetistas instrucionais, revisores, programadores, artistas, produtores, editores, pedagogos e operadores de câmera), engajados a fim da construção de materiais exclusivos e de qualidade que atendam o padrão da Universidade de Fortaleza.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem o aluno e o professor(a) encontram ferramentas síncronas e assíncronas e suporte pedagógico para suprirem suas necessidades de aprendizagem dentro da modalidade EaD. Além do suporte online, o aluno encontra o Polo de Apoio Presencial para atendimentos de tutoria, realizados pelo próprio professor da disciplina e que visa mediar a relação do aluno com o conhecimento, facilitando ao máximo esse processo.

Saiba Mais

Para compreendermos como surgiu a nomenclatura NTE – Núcleo de Tecnologias Educacionais, precisamos entender um pouco da modalidade EAD, que era o ponto focal do antigo NEAD – Núcleo de Educação a Distância.

A EAD surge com a necessidade de ampliar as condições de estudo para um público que, por motivos diversos, não tem acesso ao ensino presencial e que busca se enquadrar nas necessidades do mercado de trabalho. Assim, o ensino a distância é considerado uma alternativa que contribui com a democratização do ensino nas diversas áreas do conhecimento e que cresce, mundialmente, em um curto espaço de tempo.

Com base na Constituição, no Decreto 9.057 de 25.05.2017, o Ensino a Distância é uma modalidade de ensino-aprendizagem caracterizada pelo uso de tecnologias de informações e conhecimentos, no qual a aprendizagem acontece em espaços e tempos diferenciados, dispensando a presença física do professor e do aluno (BRASIL, 2016).

Para não ficar de fora desse crescimento na área da educação, o NTE, antigo NEAD foi criado em 2003, com o objetivo de implementar as políticas de educação a distância definidas pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e de fornecer suporte administrativo, tecnológico e pedagógico aos Centros de Ciências.

Inicialmente, o Núcleo desenvolveu duas disciplinas de graduação totalmente a distância e, gradativamente, cada Centro da Universidade buscou disponibilizar mais disciplinas na modalidade, chegando ao ano de 2020 com o total de 27 disciplinas EAD distribuídas entre os 4 Centros de Ciências. Além das disciplinas da graduação, o NTE oferece suporte metodológico para disciplinas presenciais e para cursos internos de formação docente/discente e funcionários.

Em meados de 2019, a partir das necessidade da Universidade de ampliação dos recursos tecnológicos, e com a proposta de potencializar o uso de recursos educacionais digitais, o NEaD deixa de ser apenas o Núcleo de Educação a Distância e se torna o Núcleo de Tecnologias Educacionais, auxiliando nos processos de ensino aprendizagem das modalidades presencial, híbrida e a distância e ampliando os serviços oferecidos pelo núcleo.

CCJ - Centro de Ciências Jurídicas

  • J585 – Criminologia (2.0)
  • J524 – Deontologia Jurídica (2.0)
  • J554 – Direito da Infância e da Juventude (4.0)
  • J583 – Direito Ambiental (4.0)
  • J791 – Direito do Consumidor (4.0)
  • J584 – Direito Romano (4.0)
  • H706 – Elaboração do Trabalho Científico (2.0)
  • J544 – Hermenêutica Jurídica (4.0)
  • J774 – Responsabilidade Civil (4.0)
  • J519 – Direito Imobiliário (4.0)
  • A110 – Tópicos de Ciências Econômicas (2.0)

CCT - Centro de Ciências Tecnológicas

  • N421 – Produção de Trabalho Científicos (2.0)
  • T227 – Educação Ambiental (4.0)

CCG – Centro de Ciências da Comunicação e Gestão

  • A178 – Gestão Ambiental (4.0)
  • G057 - Negociação Estratégica (4.0)
  • G075 - Consultoria em gestão de pessoas (4.0)
  • H726 – Arte e Cultura Brasileira (4.0)
  • G028 - Ética, cidadania e gestão (4.0)
  • G266 - Pessoas, times e organizações (4.0)

CCS – Centro de Ciências da Saúde

  • R678 - Aptidão física e saúde (4.0)
  • S915 – Atenção ao Idoso (4.0)
  • S992 – Estudo da Halitose (4.0)
  • R475 – Metodologia do Trabalho Científico (2.,)
  • H300 – Metodologia do Trabalho Científico (4.0)
  • S377 – Políticas de Saúde (4.0)
  • H799 – Libras (2.0)
  • S588 – Projetos Integrados em Saúde (0.2)

Disciplinas presenciais com suportes virtuais

CCJ - Centro de Ciências Jurídicas

  • J545 - Estágio I em direito penal
  • J546 - Estágio II em direito civil
  • J547 - Estagio III dir. trabalhista
  • J777 - Monografia I
  • J533 - Direito internacional privado
  • J515 - Direito tributário II
  • J553 - Ciência política
  • H311 - Filosofia geral
  • J507 - Direito constitucional I
  • J508 - Direito constitucional II
  • J592 - Direito constitucional III
  • J580 - Direito civil V (família)
  • J516 - Direito do trabalho II

CCT - Centro de Ciências Tecnológicas

  • Postura Profissional

CCG – Centro de Ciências da Comunicação e Gestão

  • Matemática para Empreendedores

CCS – Centro de Ciências da Saúde

  • S682 - Estágio em Alimentação Coletiva
  • R669 - Estágio em Iniciação Desportiva
  • R654 - Estágio I
  • R080 - Estágio na Ed. Infantil
  • S371 - Estágio em Fonoaudiologia do Trabalho
  • S584 - Estágio Supervisionado II
  • R047 - Internato enf. saúde coletiva
  • R599 - Estágio em Cuidados Farmacêuticos
  • S278 - Estágio VI (atenção farmacêutica)
  • R504 - Estágio em Estética
  • H054 - Estágio I proc. clin. int. saúde
  • H064 - Estágio II proc. clin. int saúde
  • H073 - Estágio III proc clin int saúde
  • S893 - Internato cirurgia, emergência e trauma.
  • R553 - Habilidade em Veterinária VIII

O laboratório pedagógico tem o objetivo de auxiliar professores da Universidade no uso de tecnologias educacionais, por meio de mentoria agendada e também no experimento de ferramentas tecnológicas, como celulares, tablets e mesas digitalizadoras. A proposta desse auxílio é propor estratégias metodológicas diferenciadas, bem como adotar uma orientação das metodologias ativas, a partir da qual o professor pode ter uma experiência inovadora no campo educacional.

Para isso, além das mentorias, o laboratório ainda conta com um espaço para gravação de aulas síncronas, por meio de agendamento e uso das ferramentas tecnológicas para montar sua aula de maneira diferenciada. Caso seja professor(a) da Universidade e tenha interesse em agendar um horário neste espaço, basta ligar para: (85) 3477.3479 ou agendar pelo e-mail: labnte@unifor.br.

DIFERENCIAIS EM EaD

Nas disciplinas ofertadas a distância pela UNIFOR, utilizam-se as metodologias ativas como diferencial no processo de aprendizagem, tendo o aluno como centro desse processo. Elas envolvem cenários de prática diversificados, nos quais o professor torna-se um provocador cognitivo, procurando mediar a relação de seu aluno com o conhecimento. Desta forma, compreende-se que a aprendizagem torna-se significativa e efetiva para o desenvolvimento das competências específicas da profissão e de competências duradouras para a formação cidadã.

Os princípios e fundamentos metodológicos utilizados na educação a distância estão baseados na integração dos saberes, na relação teoria-prática, na aprendizagem colaborativa, na interdisciplinaridade e na humanização, de maneira a proporcionar a interação entre as disciplinas e as áreas do saber. O método pressupõe uma articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum.

Através dos conteúdos e das mídias utilizadas, a proposta pedagógica metodológica proporciona ao aluno e ao professor a confrontação de ideias, possibilitando, assim, o aprofundamento do conhecimento. Para isso, o aluno encontra dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UNIFOR:

  • Conteúdos web-aula (imagens, animações, áudio e vídeo etc.) com o apoio do material didático na forma textual.
  • Recursos de gamificação, com conquistas adquiridas no decorrer da disciplina.
  • Casos reais do cotidiano social, que fazem relação com o seu aprendizado.
  • O compartilhamento de ideias por meio de ferramentas síncronas e assíncronas, tais quais fóruns, atividades colaborativas, sala de aula virtual (web conferência), feed de notícias e torpedos, dentre outros.
  • Avaliações adequadas ao tipo de conteúdo trabalhado no projeto e a utilização dos recursos disponíveis no ambiente de aprendizagem.

A prática pedagógica assim concebida permite que o educando, a partir da sua experiência real, de sua identidade cultural e da interação com os outros sujeitos, tome consciência de seu ambiente, da sociedade e do sistema produtivo, percebendo-se como cidadão coadjuvante do processo de transformação da realidade e como profissional comprometido com a qualidade de vida de pessoas e comunidades.

O NTE também incorpora, em seus materiais, recursos que auxiliam no acompanhamento e aprendizado de alunos com necessidades especiais, especificamente no que se refere a dificuldades auditivas e visuais.

Para as necessidades auditivas e visuais, o Núcleo conta com apoio do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), um setor voltado para o atendimento aos alunos com necessidades especiais da Universidade de Fortaleza. Os profissionais do PAP auxiliam o NTE nas adaptações das videoaulas e de todo material web, seja com traduções ou com a melhor forma de construir diálogo com o discente, para que o aluno compreenda o conteúdo disponibilizado, respeitando as especificidades da Língua de Sinais (LIBRAS), para os alunos com necessidades auditivas, bem como incluindo a audiodescrição nas aulas contempladas por alunos com deficiência visual.

Além desse apoio, para o aluno com dificuldades visuais, disponibilizamos uma sala de atendimento adaptada com algumas faixas de sinalização e o programa NVDA instalado no computador, o qual possibilita a leitura do conteúdo didático no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

As estratégias planejadas para os alunos com dificuldades especiais levam em consideração as características da deficiência, as potencialidades do estudante, o objetivo que se pretende com a realização da atividade e o nível de complexidade da atividade exigida.

Considera-se indispensável que o professor planeje mais de uma estratégia para a realização de uma única atividade, considerando a possibilidade de encontros presenciais que auxiliem os alunos quanto à construção do conhecimento.

Elemento essencial do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação deve considerar aspectos quantitativos e qualitativos, analisando as dificuldades e os progressos no processo educativo do aluno.

O processo avaliativo na EAD é mensurado por uma composição de notas processuais e presenciais, possuindo, assim, dimensões formativas e somativas. As processuais consistem na apresentação de trabalhos, prova online, quizzes e no acompanhamento do percurso de estudo do aluno em diálogos nas ferramentas do ambiente, como chats, fóruns, feed de notícias e outras ferramentas comunicacionais. Já as presenciais consistem em prova sobre os conhecimentos adquiridos na disciplina ou no curso, com hora, data e local determinados.

A UNIFOR adota como princípios norteadores da avaliação do ensino-aprendizagem as diretrizes institucionais que regulamentam esse processo em sua integridade, baseando-se, prioritariamente, na avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos para fornecer aos professores indicações de como devem encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica, a fim de aperfeiçoá-la.

Com vistas a um processo contínuo, sistemático e formativo, é ofertado um acompanhamento a distância ao aluno que possibilite detectar:

  • Graus de dificuldades encontrados na relação com os conteúdos estudados;
  • Desenvolvimento das propostas de aprofundamento dos conteúdos;
  • Estabelecimento de relações entre os conteúdos estudados e a prática;
  • Uso de material de apoio e bibliografia;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Interação com professores-orientadores e colegas;
  • Pontualidade nos momentos presenciais, tanto na entrega dos trabalhos quanto no ambiente de aprendizagem.

O ensino a distância objetiva desenvolver no aluno a capacidade de produzir conhecimento, analisar e posicionar-se criticamente frente a situações concretas.

Colaboradores do NTE publicaram vários artigos acadêmicos sobre o ensino à distância. Abaixo você confere alguns deles.

2019

2018

2017

 

2016

O NTE também se envolve, desde 2016, com atividades que visam incentivar os alunos concludentes a participarem de forma comprometida da prova do Exame Nacional do Ensino Superior (Enade). Para isso, o NTE fomenta, junto aos Centros do Conhecimento, as ferramentas metodológicas usadas na Educação a Distância, como interação virtual e acompanhamento de desempenho, que contemplam usabilidade, interação, motivação e autonomia do estudante.

Informações para contato

Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE)

  • E-mail de contato: nte@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3479 | 0800-280-0550
  • Endereço de contato: Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz - (Bloco N, térreo)