Núcleo de Práticas em Economia NUPE

Mãos em destaque fazem cálculo numa calculadora.

 

O Núcleo de Práticas em Economia (NUPE) tem por objetivo propiciar ao aluno experiência prática das habilidades aprendidas durante o curso de Ciências Econômicas ao mesmo tempo que presta assessoria econômico-financeira às micro e pequenas empresas do estado. Nele, os alunos desenvolvem atividades práticas e de pesquisa vivenciadas pelo profissional em Economia, tanto no ambiente privado quanto no setor público.

Idealizado como parte integrante e obrigatória da matriz curricular do curso de Ciências Econômicas, por meio da disciplina obrigatória Técnicas em Pesquisa Econômica, o NUPE possibilita que trabalhos sejam desenvolvidos pelos alunos com a supervisão dos professores do curso. Entre os produtos já realizados pelo Núcleo, estão o relatório de Investimento Estrangeiro no Ceará, o Relatório de Comércio com Portugal 2016 e a Análise da Eficiência dos Gastos Municipais em Educação no Ceará com Efeito Espacial.

Atualmente, o núcleo conta com parcerias do Banco do Nordeste (BNB), por meio do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), e Governo do Estado do Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) para realizar pesquisas e publicações em conjunto. Em outra parceria, desta vez com a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE), os alunos estão elaborando cálculos relativos aos processos judiciais na área de Defesa do Consumidor.
 

Informações para contato

Núcleo de Práticas em Economia (NUPE)

  • Fone de contato: (85) 3477-3193
  • Endereço de contato: Bloco R - Sala 7B