angle-left Curso de Cinema e Audiovisual realiza live com a atriz Mayana Neiva

Curso de Cinema e Audiovisual realiza live com a atriz Mayana Neiva

Conversa acontece nesta terça-feira, 12 de maio, a partir das 19h, em ambiente on-line, aberta à participação dos alunos da graduação.


A atriz tem vasta experiência em produções nacionais e internacionais na televisão e no cinema (Foto: Divulgação)
A atriz tem vasta experiência em produções nacionais e internacionais na televisão e no cinema (Foto: Divulgação)

A atriz Mayana Neiva participa, nesta terça-feira, 12 de maio, do projeto Cine Diálogos Virtuais, promovido pelo Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. A conversa acontece a partir das 19h, em ambiente on-line, aberta à participação dos alunos da graduação. Haverá, ainda, transmissão aberta ao público pela TV Unifor (canal 181 da NET) e pelos canais no Facebook e no Youtube da universidade.

Durante o bate-papo, a atriz falará sobre a construção de personagens para o audiovisual, com base na sua vasta experiência na televisão e no cinema. A conversa ocorre no âmbito da disciplina de Direção da primeira graduação em Cinema do Ceará, “Seminários Avançados IV”, ministrada pelo professor Marcelo Müller.

Mayana Neiva nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 1983. Formou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e cursou Drama pela Universidade de São Francisco, na Califórnia. Ex-integrante do grupo de teatro do diretor Antunes Filho, um dos principais nomes teatrais e diretores do Brasil, Neiva atuou em diversas peças, dentre elas “Hello Boy” (2001) e “Paixão de Cristo: o Auto de Deus” (2002).

Estreou na televisão com a minissérie “A Pedra do Reino” (2007). Desde então, atuou nas novelas “Ti Ti Ti” (2010), “Amor Eterno Amor” (2012), “O Outro Lado do Paraíso” (2017), entre outras da Rede Globo. Na TV Argentina, protagonizou a série “Encerrados” (2015), de Benjamin Ávila e Marcelo Müller - professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. No cinema, atuou nos curtas “O Tempo que Leva” (Dir. Cíntia Domit Bittar, 2013) e “Idée Fixe” (Dir. Andrew Bell, 2016); e nos longas “Infância Clandestina” (Dir. Benjamín Avila, 2011) e “Beiço de Estrada” (Dir. Eliézer Rolim, 2018), entre outros. 

Estude Cinema na Unifor 

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza tem nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação, a maior pontuação possível atribuída pelo MEC. Durante o curso, é possível produzir materiais audiovisuais como filmes e vídeos artísticos, publicitários, institucionais ou jornalísticos, com a utilização de tecnologias digitais na produção dos conteúdos. Para isso, o aluno desenvolve habilidades para o desenvolvimento de todo o processo de realização audiovisual, incluindo a criação de roteiros e narrativas, produção, direção de arte e fotografia, direção de elenco, sonorização, edição e pós-produção. 

O corpo docente de alto nível de formação é um dos principais diferenciais do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. São doutores, mestres e realizadores audiovisuais com experiência legitimada na academia e no mercado para a construção de um fértil diálogo entre teoria e prática. Além disso, desde os primeiros momentos da graduação, os estudantes têm contato com profissionais de destaque do Brasil inteiro. Fico interessado? Inscreva-se já!

Direção

A disciplina de Direção do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, “Seminários Avançados IV”, busca envolver os estudantes aos processos criativos do diretor, à direção e à mise en scène, à investigação sobre a função da direção, à liderança e à divisão de trabalho em produções audiovisuais.

Os percursos formativos da disciplina são ministrados pelo cineasta e professor Marcelo Müller, diretor de “Eu Te Levo” (2017). Para o professor, a direção deve ser pensada para além do momento do set de filmagem, pois é preciso fragmentar o trabalho do diretor e entender o que acontece em cada uma das etapas da produção de um filme.

Cine Diálogos Virtuais

O projeto é um espaço de debates virtuais sobre a experiência cinematográfica. Criado em 2018, no âmbito da disciplina Cine Experiência III, ministrada pelo professor Márcio Câmara, ampliou-se para as demais disciplinas do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. Em tempos de isolamento social, tem sido uma importante ferramenta em conectar alunos, realizadores e professores para a troca de ideias. Já participaram dos encontros: Eliane Caffé, Marília Rocha, Halder Gomes, Edmilson Filho, Ana Rieper e Rodrigo Teixeira.

Serviço

Cine Diálogos Virtuais com Mayana Neiva - Curso de Cinema e Audiovisual

12 de maio de 2020 (terça-feira), às 19h
Em sala virtual do Meet (Google), aberta à participação dos alunos da graduação
Transmissão aberta ao público

TV Unifor - Canal 181 (NET) | Facebook | Youtube