null Estágio antecipado, estrutura de ponta, atividades práticas e mais: cinco motivos para estudar Farmácia na Unifor

Ter, 3 Agosto 2021 15:18

Estágio antecipado, estrutura de ponta, atividades práticas e mais: cinco motivos para estudar Farmácia na Unifor

Entre as formações extras disponíveis para os alunos, o curso passou a disponibilizar recentemente uma capacitação em imunização


Setor de Farmácia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI): possibilidade de estágio desde o 1º semestre (Foto: Ares Soares)
Setor de Farmácia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI): possibilidade de estágio desde o 1º semestre (Foto: Ares Soares)

Curso da área da saúde com uma das mais amplas atuações, a formação em Farmácia ganha outra perspectiva na grade curricular da Universidade de Fortaleza (Unifor),- instituição da Fundação Edson Queiroz.

A graduação é avaliada com nota 4 (no intervalo de 0 a 5) pelo Ministério da Educação (MEC) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) - índice calculado um ano após a realização do Enade -, e além dessa qualificação, tem outros pontos de destaque que a tornam a melhor opção para quem deseja atuar como um farmacêutico habilitado para os desafios do presente e do futuro.

1. Estágio no primeiro semestre

“O primeiro diferencial é que o aluno já tem estágio no primeiro semestre”, destaca a coordenadora do curso de Farmácia da Unifor, Arlandia Nobre. Segundo ela, mesmo que as diretrizes gerais da área não coloquem essa prática como obrigatória nos semestres iniciais, a Universidade optou por colocar o estágio já no início do curso para que o aluno possa conhecer a profissão. “Chamamos de Introdução à Profissão Farmacêutica, em que o aluno tem a possibilidade de visualizar esse ofício de forma mais ampla, dentro do conceito das 136 áreas (especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Farmácia), com os professores sempre junto”, acrescenta.

O estágio inicia com os alunos integrados e, em seguida, eles são dividos e passam por um rodízio, tendo as primeiras experiências práticas em estruturas oferecidas pela própria Unifor. “Eles usam o espaço do NAMI (Núcleo de Atenção Médica Integrada), vão para a farmácia, para o Laboratório de Análises Clínicas, para o Nubex (Núcleo de Biologia Experimental), ver essa iniciação à pesquisa que é muito forte aqui”, lista Arlandia. Além disso, os acadêmicos de Farmácia já fazem, nesse período, as primeiras avaliações de parâmetros como pressão arterial, glicemia capilar e colesterol, por exemplo.

2. Capacitação em imunização

Com a inclusão das farmácias como espaços de imunização para acelerar a vacinação contra a Covid-19, os farmacêuticos ganharam ainda mais destaque na cadeia de saúde, uma vez que são autorizados a aplicar injetáveis em pacientes. Nesse contexto, a Unifor foi pioneira ao ofertar, ainda na graduação, a capacitação em imunização. “O Conselho Federal de Farmácia coloca que, para o profissional atuar na sala de vacinação, ele precisa de uma formação complementar. Então, a maioria das pessoas terminam o curso e, quando saem da universidade, é que buscam essa capacitação. Enxergamos essa possibilidade e como a Universidade é autônoma, instituímos essa capacitação”, detalha a coordenadora do curso.

São 20 horas de atividades práticas, realizadas simultaneamente com o estágio de Cuidados Farmacêuticos, e que apresentam ao aluno desde os conceitos fundamentais da imunização e vacinação até armazenamento e reações de vacinas, passando por calendários vacinais. “Ele sai apto a apresentar essa formação no Conselho Regional e atuar em uma sala de vacinação”, garante Arlandia Nobre.


Professora Arlandia Nobre, coordenadora do curso de Farmácia da Unifor (Foto: Ares Soares)  

3. Aulas práticas

“Um curso que te possibilita 136 áreas de atuação, certamente vai exigir muitos procedimentos, o saber fazer deles”, atesta a coordenadora de Farmácia. Por isso, a carga horária de aulas práticas dessa graduação é significativa e vai aumentando de complexidade à medida que o aluno avança nos semestres e conhecimentos adquiridos. “Para que o aluno incorpore uma aprendizagem mais sólida, trabalhamos com práticas de laboratório e metodologias ativas. Assim, ele passa a ser protagonista, e não um simples receptor da informação”. reforça a professora Arlandia.

4. Estrutura de laboratórios

A experiência das aulas práticas é reforçada pela estrutura de laboratórios onde essas atividades são realizadas. “São laboratórios com equipamentos de ponta que o aluno tem a possibilidade de utilizar. E isso entra também no contexto da iniciação científica, porque temos buscado fortalecer tanto o ensino, como a pesquisa e a extensão”, detalha Arlandia Nobre.

Segundo ela, são cerca de 35 laboratórios onde é possível exercitar conhecimentos nas áreas de toxicologia, farmacognosia e fitoterapia, por exemplo, e ainda praticar análises clínicas, segmento que contempla hematologia, bioquímica, imunologia, microbiologia e citologia, dentre outras.

5. Responsabilidade social

Tão importante quanto estar preparado para os desafios do mercado é reconhecer o papel social que cada profissional tem na convivência coletiva - aspecto também abordado na graduação em Farmácia da Unifor. “Nossos alunos participam de ligas acadêmicas, e têm também o projeto da empresa júnior, em que fortalecem tanto o empreendedorismo como a responsabilidade social”, destaca a coordenadora do curso. A integração dos estudantes com a comunidade acontece, ainda, por meio da produção de álcool gel para distribuição, e produção de saliva artificial para atender pacientes acompanhados por alunos do curso de Odontologia.

 

Opinião de quem estuda

 

“Quando criança, sempre gostei de ler bulas de medicamentos, ficar analisando e estudando aquilo, era um lazer para mim. À medida que fui crescendo, pesquisava cada vez mais sobre o curso de Farmácia e vi a possibilidade de atuar em diversas áreas. [Na Unifor], me deparei com novas áreas e mais possibilidades. Nos módulos ofertados pelo curso de Farmácia, tudo é muito atual e bem contextualizado, além de vivenciarmos tudo na prática, possibilitando uma imersão nas atuações do profissional farmacêutico. Acredito que os diferenciais dessa formação são versatilidade e a capacitação, pois somos apresentados a mais de 100 possibilidades de atuação no mercado de trabalho regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia, e nosso curso traz uma carga horária prática extensa, o que leva a uma facilidade na aplicação destes conhecimentos na prática profissional”.

Francinaldo Filho Castro Monteiro, 19 anos
Aluno do 8º semestre do curso de Farmácia


“Escolhi o curso de Farmácia visto as diversas áreas que o farmacêutico poderia
atuar. Dentre elas, a pesquisa, pela qual sempre tive interesse. Desde o início da graduação, tive a certeza que o farmacêutico é um profissional de suma importância para a sociedade e a comunidade científica, e no decorrer do curso essa certeza se intensificou cada vez mais. Estudar na Unifor foi um diferencial para o meu currículo, através das oportunidades ofertas pela instituição pude ser aluno de iniciação científica, o que me proporcionou a chance de participar de diversas pesquisas, além de ser monitor. Dessa forma, com as experiências adquiridas, tive a oportunidade de ser aprovado direto no doutorado em Biotecnologia. A Unifor disponibiliza laboratórios e uma infraestrutura de excelência. Além de docentes altamente qualificados e com conhecimentos em diversas áreas, o que contribui para uma formação de qualidade. Finalizamos o curso capacitados a desempenhar o ofício em diversas áreas de atuação do farmacêutico”.

Erivan de Souza Oliveira
Egresso do curso de Farmácia da Unifor, doutorando em Biotecnologia


 

“Escolhi o curso de Famárcia inspirada na minha avó, que era farmacêutica e sempre lecionou na universidade. Ao iniciar o curso, minha perspectiva foi, sem dúvidas, muito ampliada. O curso tinha sido implantado há pouco tempo, os professores estavam muito empolgados, a atenção que tivemos foi primordial para que ficássemos bem inseridos no contexto, e a grade curricular era muito bem feita, com a perspectiva de várias áreas de atuação do farmacêutico, seja no laboratório, na indústria, na assistência e até na botânica. O diferencial do farmacêutico formado pela Unifor é que ele sai com uma perspectiva voltada para a gestão, saímos muito com essa inclinação para a gestão do serviço, trabalhar com problematização, entendendo melhor as múltiplas atuações do farmacêutico”.

Fernanda França Cabral
Egressa do curso de Farmácia, concludente da turma de 2007. Atualmente, é titular da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde (Coasf-CE)