null Filme de graduados do curso de Cinema da Unifor ganha prêmio no Festival de Brasília

Qua, 23 Dezembro 2020 11:21

Filme de graduados do curso de Cinema da Unifor ganha prêmio no Festival de Brasília

O curta-metragem “Noite de Seresta” integrou a Mostra Oficial de Curta-Metragem do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e venceu na categoria Melhor Filme Júri Popular


O curta é um documentário sobre Kátia, mulher que dedica sua vida a cantar acompanhada por midis de karaokê. (Foto: divulgação)
O curta é um documentário sobre Kátia, mulher que dedica sua vida a cantar acompanhada por midis de karaokê. (Foto: divulgação)

“Noite de Seresta”, curta-metragem de Sávio Fernandes e Muniz Filho, graduados do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, venceu na categoria Melhor Filme Júri Popular da 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com 60,7% dos votos. O filme participou da Mostra Oficial de Curta-Metragem do Festival. A exibição do curta aconteceu entre os dias 16 e 20 de dezembro, de forma virtual, na plataforma de streaming Canais Globo. A votação para o Júri Popular da Mostra ficou aberta durante o período em que o filme foi exibido.

O curta é um documentário sobre Kátia, mulher que dedica sua vida a cantar acompanhada por midis de karaokê. Quando canta, seu corpo e sua alma se expandem, não ficam circunscritos a um palco, percorrem o ambiente, dançam, sorriem, interagem e contagia seu público, as mazelas da vida se apagam. No filme, observa-se um desses momentos da cantora, destacando sua forma de estar no mundo. O espectador vira também o seu público, que é agraciado com sua energia, que canta junto, que espia.

A proposta do curta era registrar quem era essa mulher (Kátia) que tanto nos encantava. Quando nos aprofundamos mais em sua vida, o encantamento só aumentou. Eu acho que o filme finalizado é como se fosse uma vitrine que desejávamos dar para ela (Kátia)”, explica Sávio Fernandes.

Muniz Filho acrescenta ainda que, “a energia que estava nos bastidores foi realmente captada pelas câmeras e faz contagiar o público que assiste o curta. Ficou muito material de fora no último corte, mas cumprimos com a proposta que foi idealizada junto com a equipe”, destaca.  

“A gente se surpreende sempre com os espectadores. Estamos felizes demais com esse prêmio, recebemos feedback de pessoas de outros estados que se identificaram com o filme. Agradecemos demais a todos que votaram em Noite de Seresta. A mobilização resultou em um resultado inesperado”, conta Muniz.