null Mostra de Práticas Integrativas de Psicologia promove troca de experiências entre estudantes

Ter, 15 Dezembro 2020 17:51

Mostra de Práticas Integrativas de Psicologia promove troca de experiências entre estudantes

Evento aconteceu de forma remota, com a apresentação dos resultados de 84 trabalhos de alunos de diversos semestres.


Nilson Neto e Beatriz Figueiredo estiveram entre os participantes da XXIII Mostra de Práticas Integrativas. (Fotos: Arquivo pessoal)
Nilson Neto e Beatriz Figueiredo estiveram entre os participantes da XXIII Mostra de Práticas Integrativas. (Fotos: Arquivo pessoal)

A XXIII Mostra de Práticas Integrativas do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, foi realizada no dia 4 de dezembro e apresentou os resultados de 84 trabalhos realizados pelos alunos das disciplinas Práticas Integrativas I, II, III, IV, V, VI e VII. O evento proporcionou novos aprendizados e troca de experiências entre os estudantes do 1° ao 7° semestre do curso. 

Nilson Neto, aluno do 7° de Psicologia, participou pela terceira vez da Mostra. “Achei incrível a iniciativa da Universidade de Fortaleza de integrar os cursos do Centro de Ciências da Saúde e, do caso da minha dupla, da abertura do pessoal da Nutrição para os nossos serviços”, disse o estudante.

Beatriz Figueiredo, também estudante do 7° de Psicologia, destacou que já participou da Mostra em outros semestres, sendo algo satisfatório poder exibir seu trabalho para os demais alunos. “Levamos o semestre inteiro nos dedicando a esse trabalho, podendo realizar o que de fato aprendemos na universidade”, enfatizou.  

Nilson Neto e Beatriz Figueiredo apresentaram “Os desafios no ensino remoto em uma disciplina de Ciclo de Discussão de Problemas (CDP) vivenciados por alunos da Nutrição”. A dupla fez sua intervenção sobre as necessidades que foram sentidas em sala virtual da Nutrição, sendo realizado um grupo focal com os alunos para falar sobre as câmeras que ficavam desligadas durante a aula, além das demandas e expectativas para o próximo semestre.

“Foi muito gratificante fazer algo para ajudar a Universidade e os alunos, principalmente nesse momento de distanciamento social, em que todo mundo está passando por momentos atípicos e tendo que se adaptar. O melhor do trabalho foi poder intervir e ajudar tanto os alunos como a professora na adaptação ao ambiente virtual e ao ensino a distância que não sabemos quanto tempo o modelo vai ser mantido. O meu maior aprendizado foi o de aprender a investigar, planejar e efetuar uma intervenção nos grupos e de ver a contribuição que a Psicologia pode oferecer à Unifor”, destacou Nilson.