null Pandemia: a arte e seus desafios é tema do Psicologia Polifônica

Qua, 11 Novembro 2020 09:57

Pandemia: a arte e seus desafios é tema do Psicologia Polifônica

No episódio dez, especialistas discutem os obstáculos em se produzir arte e ser artista durante a pandemia de Covid-19 no Brasil


A classe artística durante a pandemia foi um dos setores mais afetados. (Foto: Pexels)
A classe artística durante a pandemia foi um dos setores mais afetados. (Foto: Pexels)

O podcast “Psicologia Polifônica” traz como debate do seu 10º episódio o tema “A arte em tempos de pandemia” e conta com a participação da artista plástica, advogada e psicóloga Ana Valeska Magalhães. A outra convidada é a docente da Universidade de Fortaleza, psicóloga, mestre e doutora em Semiótica e Cinema Documentário, Eliane Diógenes

A arte em tempos caóticos sempre se fez presente: artistas fugindo de repressão governamental, guerras e, atualmente, a pandemia de Covid-19. O programa desta semana aborda as dificuldades da classe artística em isolamento social, o processo criativo e a importância da arte para a saúde mental durante o período de quarentena. 

O debate também conta com a participação da professora Sabrina Matos, do curso de Psicologia, e mediação do aluno do curso de Jornalismo, Murilo Lira.

Ouça o episódio.

Sobre as convidadas 

Ana Valeska Magalhães 

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), bacharel em Artes Visuais pela Unigrande e graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Como professora, desenvolveu atividades de ensino nas disciplinas de História da Arte, Filosofia da Arte e História do Direito nos cursos de Cinema, Arquitetura, Design e Direito na Universidade de Fortaleza, UniFanor e FGF. Atualmente, é professora de História da Arte no grupo de estudos na Galeria Multiarte. Além disso, Ana Valeska atua como psicóloga clínica e faz formação em Psicanálise na Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR).

Eliane Diógenes

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Direcionou seu doutorado para psicanálise e cinema documentário. Desde 1992, atua como professora no curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza e, recentemente, no curso de Cinema e Audiovisual da instituição. Desde 2010, desenvolve pesquisas nas áreas de cinema e documentário, psicanálise e cultura contemporânea. É coordenadora do grupo de pesquisa sobre a ‘imagem’ vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza.