angle-left Seminário discute realidade da população em situação de rua de Fortaleza

Seminário discute realidade da população em situação de rua de Fortaleza

Gratuito e aberto ao público, o evento reúne professores e representantes governamentais.


O Programa Cidadania Ativa – projeto de extensão do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza – promove, em 6 de março, a abertura oficial do projeto em 2020.1 com seminário que discute a realidade da população em situação de rua e catadores de resíduos de Fortaleza.

O evento será realizado no Auditório da Biblioteca Central, às 9h30, e contará com a participação de diversos palestrantes, desde professores da Unifor até parlamentares e representantes governamentais.

O seminário também sediará o lançamento do livro “População em situação de rua e catadores de resíduos: (in)visibilidade e cidadania nas ruas de Fortaleza”, publicação realizada por docentes fruto de pesquisa financiada pela Unifor por meio da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI).

Para a professora Mariana López, uma das autoras do livro, o seminário traz para a academia uma importante discussão. “Há uma invisibilidade das pessoas em situação de rua e catadores de resíduos no mundo acadêmico. O curso de Direito propicia essa discussão a partir de grupos de estudos e publicações de pesquisas nessas áreas”, comenta.

As inscrições – gratuitas e abertas ao público – acontecem no dia do seminário e poderão serem realizadas no ato de entrada. Confira a seguir a programação completa do evento:

Programação 

9h30 - Abertura – Fala sobre o Programa Cidadania Ativa
Professor: Erick Cysne

9h40 -  Mesa-redonda
Lançamento do Livro “População em situação de rua e catadores de resíduos: (in) visibilidade e cidadania nas ruas de Fortaleza” com os autores Ana Virgínia Moreira Gomes, Eduardo Rocha Dias e Mariana López Matias.

10h10 - Apresentação do Projeto dos Catadores com Profa. Sheila Pitombeira; Marilene Rodrigues da Silva – Presidente da Associação dos Catadores da Rosalina e Antônio Josivan Silva de Paula – Representante do Movimento Nacional da População de Rua – CE.

10h30 - Mesa -redonda
Coordenação: Profa. Sandra Helena
Elpídio Nogueira – Secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza – Centro Pop de Fortaleza
Dr. João de Aguiar Pupo – Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza
Dr. Giovana de Melo Araújo – Promotora de Defesa da Cidadania do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE)
Larissa Gaspar – Vereadora da Câmara Municipal de Fortaleza - Frente Parlamentar em Defesa do Direito da População em Situação de Rua
Renato Roseno – Deputado Estadual da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Presidente da Comissão de Direitos Humanos – Relator do Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência

11h20 - Debate
12h - Encerramento

Serviço

Seminário de abertura do Programa Cidadania Ativa 2020.1
Data: 06/03/2020
Horário: 09h30
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor
Inscrições no local.