null Professor da Unifor é laureado por tese de doutorado defendida na Alemanha

Qui, 17 Dezembro 2020 10:09

Professor da Unifor é laureado por tese de doutorado defendida na Alemanha

O trabalho de pesquisa foi publicado em uma das revistas de maior impacto mundial da Odontologia


Luciano Praça é professor do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)
Luciano Praça é professor do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)

O trabalho de pesquisa “Accuracy of single crowns fabricated from ultrasound digital impressions”, do professor Luciano Praça, do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi laureado com a Summa Cum Laude, maior honraria do meio acadêmico. Luciano Praça defendeu a tese de doutorado pela Universidade Aachen (RWTH Aachen University), na Alemanha, em meados deste ano. Além da honraria, a tese de doutorado foi publicada posteriormente na Dental Materials, revista científica de alto impacto.

A pesquisa foi desenvolvida por meio do teste de um protótipo de scanner intraoral baseado em ultrassom desenvolvido pela própria Universidade de Aachen. O objetivo é que o scanner tenha capacidade de copiar partes do dente do paciente que estejam cobertas por gengiva. 

Luciano explica que, ao fazer uma restauração em laboratório, é necessário moldar a arcada dentária do paciente. Esse processo é realizado com um material de moldagem em uma moldeira, técnica utilizada amplamente pelos dentistas com o objetivo de reproduzir exatamente as estruturas bucais e que não permite a visualização da parte que esteja revestida pela gengiva. 

No estudo, foram comparadas restaurações desenvolvidas por meio do scanner de ultrassom e de scanners ópticos, disponíveis atualmente no mercado. Assim, os pesquisadores observaram que as adaptações dessas restaurações eram semelhantes, em muitos aspectos, aos scanners que atualmente já estão disponíveis no mercado.

“Nos últimos tempos, foram desenvolvidos scanners intraorais, que são capazes de digitalizar a arcada do paciente. Dessa forma, podemos levar a imagem para o ambiente virtual de computador, desenhar a restauração para que um robô faça o torneamento por meio de um projeto assistido por computador, técnica conhecida como cad/cam”, explica. 

Em paralelo a essa pesquisa, Luciano também desenvolveu um outro trabalho de doutorado pela Universidade Federal do Ceará. Trata-se de um ensaio clínico randomizado intitulado “Influence of abutment disconnection on peri‐implant marginal bone loss: A randomized clinical trial”, publicado na Clinical Oral Implant Researchs, revista de maior impacto de implantodontia do mundo.

Nessa pesquisa, foram comparados dois tipos de tratamento de prótese em 24 pacientes para que fosse avaliado o nível ósseo dos dentes para a implementação de implantes dentários. Toda a pesquisa foi desenvolvida em um período de dois anos na clínica multidisciplinar do curso de Odontologia da Unifor.

News Navigation Portlet is temporarily unavailable.