null Curso de Farmácia da Unifor é pioneiro no Ceará ao capacitar alunos para vacinação

Sex, 22 Janeiro 2021 10:28

Curso de Farmácia da Unifor é pioneiro no Ceará ao capacitar alunos para vacinação

Graduação em Farmácia da Universidade de Fortaleza disponibiliza a seus estudantes um curso de capacitação em imunização e vacinação com atividades práticas e carga horária de 40h.


O profissional farmacêutico participa de várias etapas na cadeia produtiva de uma vacina, desde a seu desenvolvimento até sua aplicação. (Foto: Ares Soares)
O profissional farmacêutico participa de várias etapas na cadeia produtiva de uma vacina, desde a seu desenvolvimento até sua aplicação. (Foto: Ares Soares)

O Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde contra a Covid-19 no Brasil teve início esta semana após a aprovação do uso emergencial das vacinas Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Antecipando as possíveis necessidades desse período de imunização, a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apresentou, em dezembro de 2020, um projeto que disponibiliza farmácias e drogarias para a aplicação da nova vacina contra o novo coronavírus.

Dessa forma, a frente de imunização brasileira contará com o reforço de mais de 4 mil farmácias e 6 mil farmacêuticos, segundo a Abrafarma, caso o Ministério inclua tais locais no Plano Nacional de Vacinação. “O objetivo é fazer com que essa vacina fique mais próxima da população, evitando as aglomerações nas unidades básicas de saúde”, esclarece Arlandia Nobre, vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF-CE) e professora do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

+ Vacinação: entenda como uma pequena dose pode representar um grande avanço

A docente afirma que é de extrema importância para a saúde pública multiplicar os pontos de distribuição da vacina em estabelecimentos de saúde, como as farmácias, e garantir a qualidade dessa medicação seguindo o rigor das condições físicas e sanitárias necessárias. “Nesse cenário, o farmacêutico passa a ser protagonista no projeto de imunização à medida em que, sendo um profissional de saúde, é autorizado a realizar a aplicação de injetáveis, inclusive de vacinas imunobiológicas”, aponta Arlandia.

Além do processo de aplicação e farmacovigilância, Arlandia ressalta a presença de profissionais farmacêuticos em várias etapas da jornada produtiva: desde a equipe de desenvolvimento da vacina, passando pela análise realizada em tempo recorde pela Anvisa para liberar a nova medicação, e até a cadeia logística de distribuição do produto. “Nós acreditamos que a Covid-19 trouxe uma evidência muito grande ao papel do farmacêutico. Não apenas agora nesse processo de imunização, mas durante toda a elaboração [da vacina]”, explica. 

+ Primeiro ato de vacinação contra Covid-19 no Brasil reconhece esforços de enfermeiros

Capacitando especialistas

Sabendo da importância do profissional farmacêutico de excelência na sociedade, a Universidade de Fortaleza tem preparado seus alunos para situações como essas. A graduação em Farmácia da Unifor é pioneira no Ceará e se destaca ao disponibilizar para seus estudantes um curso de capacitação em imunização e vacinação, formando bacharéis que já saem da Universidade com o certificado exigido pelo CRF-CE para atuação em salas de vacina.

Dentro das 40 horas da carga horária, são 20 horas de atividades práticas em laboratórios e salas especializadas. Segundo a docente Arlandia, o conteúdo programático do curso se compromete em apresentar conhecimentos sobre:

  • Conceitos fundamentais acerca da imunização e vacinação;
  • Programa nacional de imunização;
  • Calendários vacinais;
  • Tipos de vacina;
  • Esquemas e constituintes;
  • Fórmula farmacêutica;
  • Vias de administração;
  • Etapas do serviço;
  • Armazenamento e conservação de vacinas;
  • Reações adversas.

“Os alunos são treinados para fazer essa análise de armazenamento e conservação; segurança ocupacional; gerenciamento de resíduos envolvendo todos os serviços de saúde – uma grande preocupação nossa é também com relação ao meio ambiente; simulação da aplicação de injetáveis em laboratório de anatomia; e prática da aplicação de vacinas na própria sala de vacina”, conclui Arlandia.

Pensando em estudar Farmácia?

Eleita a melhor do Norte e Nordeste pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, a graduação em Farmácia da Unifor disponibiliza para seus alunos mais de 35 laboratórios de última geração, onde são desenvolvidas atividades práticas de pesquisa e estágio curricular. O curso também conquistou nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2016, e é classificado com 4 estrelas no Guia do Estudante, avaliações que utilizam escala de 1 a 5. 

Confira aqui as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado na área de Fisioterapia. Inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2021.1!