null Da graduação para o mestrado: Curso de Engenharia Mecânica prepara alunos para a carreira acadêmica

Seg, 3 Maio 2021 11:37

Da graduação para o mestrado: Curso de Engenharia Mecânica prepara alunos para a carreira acadêmica

Lúcia Barbosa, coordenadora da graduação ofertada pela Universidade de Fortaleza, afirma que os trabalhos realizados no curso “encantam alunos para a área acadêmica”. Conheça egressos que hoje cursam mestrado do outro lado do país.


Curso alia teoria e prática e foca na versatilidade dos estudantes, preparando-os inclusive para a carreira acadêmica. (Foto: Getty Images)
Curso alia teoria e prática e foca na versatilidade dos estudantes, preparando-os inclusive para a carreira acadêmica. (Foto: Getty Images)

Detentor de uma ótima avaliação (Conceito 4 de 5) pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, é referência em graduação na área por sua formação que alia teoria e prática e foca na versatilidade dos estudantes. 

Sabe-se que o curso de graduação é renomado pela qualidade em que prepara os alunos para trabalharem desenvolvendo, projetando e supervisionando a produção de equipamentos, máquinas e outros materiais. Entretanto, nos últimos anos, ele também tem se destacado por um diferencial que dá orgulho à Universidade: a formação de pesquisadores interessados em seguir carreira acadêmica.

A coordenadora, Lúcia Barbosa, ressalta o compromisso que a graduação possui de preparar o aluno tanto para o mercado de trabalho quanto para a carreira acadêmica. “Uma sólida formação básica, aliada a um conjunto de laboratórios disponíveis para os alunos, permite que eles explorem os conteúdos do ciclo profissional de forma que possam seguir os dois caminhos”, ela detalha. 

Lúcia comenta ainda que, com o apoio dos professores, muitos discentes acabam se apaixonando pela área da pesquisa e investindo “de cabeça”:  “Docentes com doutorado disponibilizam vagas para projetos de pesquisa e inúmeros TCCs [Trabalhos de Conclusão de Curso] acabam se tornando mini-pesquisas, encantando alunos para a área acadêmica”.

O egresso Antonio Artur é um dos alunos impactados pela dinâmica de fortalecimento acadêmico presente no curso. Ele optou por permanecer Unifor, onde hoje realiza seus estudos de mestrado. “Além de me fornecer a base teórica da minha área de pesquisa, [o curso] me conectou com especialistas da área que foram essenciais para o meu ingresso no mestrado. Na Unifor, tenho a oportunidade a aliar a pesquisa e a prática, trabalhando em projetos junto à Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério Público Estadual. O acúmulo de conhecimentos adquiridos na graduação e no mestrado também me deram capacitação e coragem para abrir a Prometheus, minha empresa, que presta serviço em ciência de dados e inteligência artificial”, compartilha Arthur.

Da Unifor para o Brasil


Antonio Fernandes destaca o apoio dos docentes como um dos diferenciais 
na jornada para o mestrado. (Foto: Arquivo Pessoal)

“O curso de graduação em Engenharia Mecânica da Unifor me trouxe oportunidades tanto para o mercado de trabalho quanto para a continuação da vida acadêmica”, é o que conta Antonio Fernandes, egresso da Universidade. “[Durante o curso,] consegui estagiar numa grande multinacional e hoje sou engenheiro pesquisador através de uma bolsa de mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no segmento de Engenharia Biomecânica, onde trabalho com o desenvolvimento de implantes cirúrgicos”.

De acordo com Fernandes, a graduação oferecida pela Unifor apresenta versatilidade em sua grade curricular, propiciando um leque de disciplinas que preparam o aluno para diversas oportunidades e campos de atuação. Ele também destaca a competência do corpo docente, os laboratórios bem equipados, a vasta coleção da Biblioteca Central Unifor, os eventos acadêmicos realizados pela instituição e os programas de extensão disponíveis para os alunos, como a Iniciação Científica e Monitoria. 

“Sem dúvidas, todas essas oportunidades e o apoio da Unifor foram fundamentais tanto para a aprovação na bolsa de mestrado quanto para a segurança que hoje sinto enquanto desenvolvo os meus projetos como Engenheiro Mecânico”, finaliza o pesquisador.


Filipe Barbosa acredita que o programa de Monitoria trouxe experiências que
o amadureceram para a carreira acadêmica. (Foto: Arquivo Pessoal)

Assim como Antonio Fernandes, Filipe Barbosa Veras é egresso do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Fortaleza e atualmente é mestrando na área pela UFSC, direcionando sua ênfase para Metrologia e Instrumentação. Ele afirma que, durante o período de graduação, pôde ampliar seu aprendizado nas aulas práticas realizadas nos laboratórios da Unifor. 

“Além disso, participei do programa de monitoria como voluntário da disciplina ‘Metrologia’ durante dois anos. Nesse período, desenvolvi artigos científicos bem como ministrei aulas, adquirindo experiência técnica e acadêmica, o que me incentivou a seguir para o mestrado. Então, com o apoio da Unifor, dos professores altamente capacitados e do programa de monitoria, tive oportunidade de ser aprovado em primeiro lugar para o mestrado na UFSC”, relembra Filipe, com afeto pela instituição.

Pensando em estudar Engenharia Mecânica?

Neste momento de combate à Covid-19, a sua saúde deve estar em primeiro lugar. É por isso que, com as inscrições abertas para o semestre 2021.2, a Unifor preparou modalidades exclusivamente digitais de ingresso: você pode garantir seu lugar na melhor instituição particular do Norte e Nordeste sem sair de casa. E ainda, com o novo programa de bolsas para ingressantes, é possível obter até 50% de desconto na mensalidade!