null Mestrado em Informática Aplicada da Unifor oferece bolsas para novos alunos

Qua, 19 Janeiro 2022 14:35

Mestrado em Informática Aplicada da Unifor oferece bolsas para novos alunos

Curso está ofertando 30 vagas e segue com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro.


Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LEC) utiliza Ciência de Dados e Inteligência Artificial para desenvolver pesquisas (Foto: Ares Soares)
Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LEC) utiliza Ciência de Dados e Inteligência Artificial para desenvolver pesquisas (Foto: Ares Soares)

Os alunos aprovados na seleção do curso de Mestrado Acadêmico em Informática Aplicada, da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, poderão concorrer a cinco bolsas de projeto para desenvolver pesquisas ao longo do curso. As inscrições para o Mestrado seguem abertas até a próxima segunda-feira, 31 de janeiro. Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis em edital que pode ser lido clicando aqui e aqui.  

Parte do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA), o curso está ofertando um total de 30 vagas em duas áreas de concentração: Sistema de Computação, com as linhas de pesquisa “Computação Aplicada”, “Sistemas Inteligentes”, “Visualização e Interação” e “Redes e Sistemas Distribuídos”; e Sistema de Informação, com as linhas “Ciência de Dados e Inteligência Artificial” e “Engenharia de Software”.

Para inscrever-se, é necessário preencher um formulário online e anexar os documentos solicitados. O valor da taxa de inscrição é de R$ 136. O início das aulas está previsto para o dia 14 de fevereiro.

Informática no dia a dia


Para a professora Vládia Pinheiro, a informática é capaz de oferecer soluções para problemas de diversos setores  (Foto: Ares Soares)

Formar profissionais de excelência capazes de solucionar problemas sociais, de indústrias, empresas e governos através de projetos de informática. Esse é o objetivo principal do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Unifor. De acordo com a coordenadora do Programa e doutora em Ciências da Computação, Vládia Pinheiro, a informática não se resume a algoritmos e dados restritos apenas a pessoas formadas na área. Para ela, é um conhecimento fundamental, por exemplo, para o desenvolvimento de diversas atividades das áreas de saúde, ciências sociais e humanas. “Não há como pensar em medicina, sem informática; em direito, sem informática”, exemplifica.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores do PPGIA traduz bem a importância e o uso dos modelos desenvolvidos pela informática para solucionar problemas nas mais diversas áreas de conhecimento e setores da sociedade. A partir de parcerias com empresas da área de varejo (como supermercados), professores e alunos do Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LEC) desenvolveram projetos de pesquisa utilizando Ciência de Dados e Inteligência Artificial para fazer a previsão da venda de alguns produtos em um determinado período de tempo.

“Com base em todo o histórico de venda de um determinado produto, calculamos quantos produtos vão ser vendidos diariamente daqui um ou dois meses para frente. Estes modelos combinam o poder da Inteligência Artificial com a inteligência de negócio das empresas para fornecer previsões melhores. Estas previsões de produtos apoiam os supermercados na questão de abastecimento do estoque, visando evitar compras excessivas ou compras faltantes dos produtos”, explica o professor Caio Ponte, doutorando em Informática Aplicada. Segundo ele, o projeto foi finalizado e obteve-se, em resultados preliminares, uma economia em torno de 20 a 30 mil reais mensais devido a compras mais inteligentes das mercadorias.

Serviço

Seleção para o Mestrado em Informática Aplicada
Inscrições até 31 de janeiro de 2022
Formulário de inscrição: clique aqui
Edital: clique aqui
Edital de prorrogação
Template para carta de recomendação do Mestrado: baixe aqui
Mais informações: ppgia@unifor.br