null Professor da Universidade de Fortaleza participa de seminário internacional sobre ócio e sexualidade

Qua, 12 Janeiro 2022 13:55

Professor da Universidade de Fortaleza participa de seminário internacional sobre ócio e sexualidade

Evento é fruto da parceria do Grupo Otium com a Universidade de Aveiro/Portugal 


Professor Clerton Martins representa a Unifor no seminário  (Foto: Ares Soares)
Professor Clerton Martins representa a Unifor no seminário (Foto: Ares Soares)

Clerton Martins, professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, e coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre (Otium), vai participar do seminário internacional “Ócios e Sexualidades: Diálogos Pandêmicos”. A iniciativa, que acontece no dia 18 de janeiro às 10h, será aberta ao público e realizada de forma remota. Os interessados poderão se inscrever por meio deste link.

O evento busca aprofundar o debate sobre as perspectivas de ócio e sexualidade, imersos no contexto contemporâneo, frente às pandemias que acometem o mundo, não só a de Covid-19, mas também as sociais e humanitárias. Ele é de realização do Grupo Otium em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Cultura e Ócio, e o Grupo Género e Performance, do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC), da Universidade de Aveiro/Portugal.

Lançamento

Na ocasião, também haverá a apresentação do livro "Ensaios da Pandemia: o isolamento social entre caos e recriação da vida", obra realizada por pesquisadores  da PPGP/Unifor que vem ganhando reconhecimento internacional. Para participar do seminário, além de Clerton Martins, Renata Mota e Raphaella Paiva, ambas Mestres em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, também foram convidadas. Elas, que seguem em colaboração no Grupo Otium, vão apresentar temas de suas pesquisas no evento. 

“É uma iniciativa muito importante, pois levanta um debate necessário, visto tratar do diálogo entre duas questões ainda muito atravessadas por discursos dominantes em nossas sociedades: o ócio e a sexualidade durante as diferentes pandemias, sejam elas a de Covid-19 ou mesmo de outras, como o caso do capital, do patriarcado, das homofobias, etc. Ou seja, este evento aborda questões sobre as quais durante muito tempo, e ainda hoje, são atravessadas por moralismos, advindos do cristianismo, com fins ao controle dos corpos e à produção de capital”, afirma Clerton Martins.

Confira a programação completa do evento 

10h - Sessão de Abertura

10h15 - Conferência "O Isolamento Social Entre Caos e Recriação da Vida" e Lançamento do Livro "Ensaios da Pandemia", com Clerton Martins (Universidade de Fortaleza).

11h15 - Mesa 01 – Dos Lazeres e Sexualidades Entre Hegemonias e Resistências
Fernanda de Castro (Universidade de Aveiro)
Alexandre Almeida (Universidade de Aveiro)
Telma Brito (Universidade de Aveiro)
Gabriela Nicolau (Universidade de Aveiro)

12h30 - Intervalo 

15h - Mesa 02 – Sobre Ócios e Práticas de Resistência na Pandemia de COVID-19
Laís Moraes (Universidade do Minho)
Raphaella Paiva (Universidade de Salamanca)
Renata Mota (Universidade de Fortaleza)

16h - Intervalo

16h15 - Conferência de encerramento “Perspetivas sobre o Ócio à luz da Esquizoanálise", com Maria Manuel Baptista (Universidade de Aveiro) e Francisco Wellington Barbosa Jr (Universidade de Aveiro)

Serviço 

Seminário Internacional “Ócios e Sexualidades: Diálogos Pandêmicos”
Data: 18 de janeiro
Horário: 10h
Inscrição: Clique aqui e inscreva-se 
Mais informações: congressos@estudosculturais.com