null Unifor apresenta como serão as disciplinas práticas no campus neste semestre

Sáb, 30 Janeiro 2021 18:00

Unifor apresenta como serão as disciplinas práticas no campus neste semestre

Retorno ocorrerá de forma gradual e em formato híbrido. Instituição fará uso de protocolos de Biossegurança já implementados.


Cada Centro de Ciências tomará medidas específicas para o retorno. (Foto: Ares Soares)
Cada Centro de Ciências tomará medidas específicas para o retorno. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, voltará em breve a abrir as portas do campus para as aulas práticas no semestre 2021.1, podendo o aluno contar com o ensino de qualidade que faz da Unifor a melhor do Norte e Nordeste. A instituição seguirá com os devidos cuidados de distanciamento social e proteção individual que são orientados no Protocolo de Biossegurança da Unifor.

Para a retomada das aulas práticas presenciais no campus, a Universidade investiu em soluções que incluem o treinamento de funcionários, a adaptação das instalações e equipamentos e a sinalização de todo o campus. Há ainda o aplicativo Campus Saudável, que monitora possíveis casos de Covid-19 e orienta aos usuários a adoção das medidas preventivas. Estas ações já podiam ser observadas com o retorno antecipado do Espaço Cultural Unifor, da Biblioteca e da Divisão de Assuntos Estudantis.

Ciências da Comunicação e Gestão

São mais de 40 disciplinas práticas do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) programadas para 2021.1. A professora Danielle Coimbra, diretora do CCG, reforça que todos os cursos que compõem o Centro estarão com disciplinas presenciais, e garante que os docentes e demais membros da comunidade acadêmica estão em alerta para evitar o contágio de Covid-19.

Danielle ainda conta que, na primeira semana do novo semestre letivo, os alunos do CCG participarão virtualmente de atividades comuns do Centro e da programação organizada por cada curso. A partir da segunda semana, entretanto, as turmas com atividades práticas retomam presencialmente de forma gradativa. “Ressalto que o estudante sempre terá a opção de escolher pela atividade remota caso tenha algum impedimento para atividades presenciais”, ela afirma.

“Investir na carreira, concluir projetos iniciados e intensificar o investimento no conhecimento são também ações fundamentais para retomarmos o curso, seguirmos em frente e, juntos, superarmos mais esta etapa”, defende a diretora do CCG.

Ciências da Computação e Tecnologia

O tempo de reiniciar as atividades práticas também chegou para o Centro de Ciências da Computação e Tecnologia (CCT), segundo afirma seu diretor, o professor Jackson Sávio. Por lá, assim como no CCG, todos os cursos também devem retomar as atividades práticas.

“Todas disciplinas teórico-práticas e práticas, cuja presencialidade é imprevisível para o desenvolvimento de habilidades técnicas, passam a ser híbridas. Ou seja, terão aulas presenciais no campus. Algumas dessas já se iniciarão em fevereiro, e associarão momentos de aprendizado no formato virtual e presencial”, explica Jackson.

Ciências da Saúde 

Responsável por formar profissionais para a linha de frente no combate à pandemia, o Centro de Ciência da Saúde (CCS) terá 50% das turmas ofertadas com disciplinas práticas, de acordo com a diretora Lia Brasil. Ela conta que, além das medidas já tomadas, “ao longo do mês de fevereiro serão desenvolvidas ações junto ao comitê de biossegurança instrutivas aos alunos sobre cuidados com a saúde no período”.

Lia reforça sobre o quão importante é ter o retorno de disciplinas práticas da área de saúde neste momento: “Trata-se de um período ímpar para os profissionais da saúde. O nosso aluno poderá utilizar alguns recursos clínicos práticos e desenvolver habilidades que muitas vezes são citadas só nos livros. Ele ganha uma nova experiência de vivenciar e de se posicionar como profissional frente a essa situação de saúde que nós estamos vivendo”.

Ciências Jurídicas

O diferencial de uma atividade prática presencial para a formação do aluno também é destacado pela professora Juliana Mamede, docente do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor. Ela destaca que a vinda dos estudantes ao campus para essas atividades vai proporcionar “uma experiência única e proveitosa, que fará a diferença na vida profissional”.

A volta deve se iniciar gradativamente a partir da segunda semana, com destaque para as disciplinas de estágio. Segundo a professora, os alunos foram ouvidos sobre os planos para 2021.1 e 2021.2, ajudando na tomada de decisão para a abertura de turmas e medidas.

No Escritório de Prática Jurídica (EPJ), onde são feitos atendimentos à comunidade, por exemplo, cada estudante terá uma cabine. “O aluno já vai ter assinalado lá o nome dele. Vai chegar, muito confortável, de uma forma muito segura, para fazer as suas atividades, para realizar os atendimentos necessários”, destaca Juliana Mamede.