null Curso de Publicidade na Unifor: multitarefas para nativos digitais

Sáb, 16 Junho 2018 16:16

Curso de Publicidade na Unifor: multitarefas para nativos digitais

Professora Alessandra Oliveira, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor (Foto: Ares Soares)
Professora Alessandra Oliveira, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor (Foto: Ares Soares)

Mil likes para os nativos digitais, os multitarefas, aqueles que estão sempre conectados e se interessam por trabalhos colaborativos e processos educacionais lúdicos e inventivos. Esse é o futuro publicitário que acessa, através do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, uma gama de ferramentas práticas e teóricas para atuar na produção, criação, planejamento e gestão dos produtos e processos relacionados ao mercado publicitário e os fenômenos ligados à midiatização nas sociedades de consumo.

“O aluno de Publicidade é ‘moinho de vento’ e por isso sua atuação profissional deve contribuir com a sustentabilidade, a inclusão social e o uso responsável de tecnologias comunicacionais”, afirma a professora Alessandra Oliveira, coordenadora do curso.

Assim, amparado por princípios éticos e fiel à afirmação dos direitos humanos, o primeiro curso de Publicidade do Ceará foi criado, ainda em 1997, contribuindo desde então com a profissionalização do mercado publicitário no Estado.

Como proposta pedagógica, falou mais alto a integração entre sala de aula e projetos de pesquisa/extensão, ampliando o raio de alcance de saberes e fazeres em ambientes de prática, como o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC), onde, só no ano de 2017, 65 trabalhos de comunicação publicitária foram desenvolvidos para divulgar eventos acadêmicos, visibilizar boas práticas em organizações sem fins lucrativos e atuar em campanhas educativas de interesse intra e extramuros, atingindo quase 9 mil pessoas.

Entre os projetos de pesquisa científica, destaque para o Jucom (Jornadas Urbanas e Comunicacionais), Lupa (Observatório da Publicidade) e Labotipo (Laboratório de Tipografia e Editora Independente).

Números e Destaques

O NIC conta as células de agência, fotografia, eventos, rádio e WebTV , onde o aluno desenvolve trabalhos sob orientação dos professores para clientes reais, gerando forte impacto social na região.

  • 26 ilhas de edição de vídeo
  • 14 laboratórios de informática
  • 2 estúdios completos de TV
  • 4 estúdios de rádio
  • 2 estúdios de fotografia
  • 81 computadores
  • 01 ateliê de prototipagem
  • No RUF foi avaliado como melhor curso de Publicidade das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, entre as privadas
  • Em 2017, o curso conquistou 6 prêmios nacionais no maior congresso de comunicação da América Latina
  • Conquistou 8 prêmios no Intercom Regional
  • 2 prêmios regionais no Prêmio Aboio de Comunicação
  • 4 estrelas no guia da Editora Abril