null Exposição do Projeto Pau de Arara é aberta para visitação no Mundo Unifor

Qui, 17 Outubro 2019 15:48

Exposição do Projeto Pau de Arara é aberta para visitação no Mundo Unifor

A exposição vai ficar disponível ao público do Mundo Unifor durante todos os dias de evento


A exposição do projeto no Mundo Unifor é uma imersão nessa realidade, com várias fotos produzidas pelos alunos participantes das excursões, que mostram os locais por onde o grupo passou nas edições de 2017 e 2018. Foto: Ares Soares.
A exposição do projeto no Mundo Unifor é uma imersão nessa realidade, com várias fotos produzidas pelos alunos participantes das excursões, que mostram os locais por onde o grupo passou nas edições de 2017 e 2018. Foto: Ares Soares.

O público que frequenta o Mundo Unifor tem a oportunidade de visitar a exposição do projeto Pau de Arara, que acontece durante todo os dias do evento, das 8h da manhã às 8h da noite, no Estúdio de Fotografia da Universidade (Bloco T). 

O projeto é uma idealização do Centro de Ciência da Comunicação e Gestão (CCG), com o foco nos alunos que fizeram a disciplina de Fotografia, principalmente com a participação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Há 14 anos como pauta principal do CCG e com orientação do professor de fotografia Jari Vieira, o Pau de Arara é composto por uma viagem ao sertão do Nordeste para mostrar as belezas, desafios e curiosidades que esses locais preservam e que, na maioria das vezes, é esquecido pela população da região, juntando o vídeo e a imagem nesse trabalho.  

A exposição do projeto no Mundo Unifor é uma imersão nessa realidade, com várias fotos produzidas pelos alunos participantes das excursões, que mostram os locais por onde o grupo passou nas edições de 2017 e 2018.

Na mostra, o público tem a chance de conhecer mais profundamente esse enorme projeto, conhecendo todos os detalhes, sempre acompanhado por alunos que já fizeram parte de alguma edição do evento, que testemunham aos presentes todas as vivências da turma nos locais por onde passaram. 

O professor que coordena o projeto, Jari Vieira, conta que o primeiro dia da exposição foi bem movimentado, com a participação de coordenadores, diretores e palestrantes que participaram do primeiro dia do evento. 

“A primeira pessoa que veio ao estúdio foi o vice-reitor, o professor Henrique Sá, veio também a diretora do Centro, Danielle Coimbra, e vários coordenadores de diversos cursos. A surpresa foi a participação do público externo que não conhece o Pau de Arara e fica muito interessado em  como participar sem ser aluno e aí a gente acaba dizendo que o projeto é exclusivo para aluno. Então, foi bem movimentado por conta disso, foi um número muito grande de gente, não conseguimos sequer mensurar os participantes que visitaram a exposição no seu primeiro dia, foi muito gratificante”, afirma. 

Ele contou também que a jornalista Neide Duarte, que fez uma palestra no primeiro do Mundo Unifor, fez uma visita à exposição e identificou, em uma das fotos, uma vegetação típica dos locais onde eles estavam. “Ela identificou a planta que estava na foto, o nome da planta e a vegetação que faz parte, foi muito legal também”, ressalta Jari Vieira.

Além dos alunos dos cursos de Comunicação, estudantes de diversos cursos também já estiveram presentes nas viagem do Pau de Arara. De acordo com Jari, cerca de sete cursos já fizeram parte do projeto. “O Pau de Arara já teve alunos de Arquitetura, Engenharia Civil, Direito, Odontologia, Cinema, Administração, então é realmente aberto para todos os alunos da Universidade, que já passaram pela disciplina de Fotografia”, conta. 

A próxima edição do projeto será na segunda semana de dezembro deste ano, de acordo com Jari, e contemplará os 15 anos do Pau de Arara. O grupo irá viajar para o Cariri, onde a exposição presente na Universidade de Fortaleza será exposta também na região sul do Estado.