null Primeiro dia de Mundo Unifor recebe Letícia Lampert

Qui, 17 Outubro 2019 14:01

Primeiro dia de Mundo Unifor recebe Letícia Lampert

Artista visual retratou um novo olhar para o espaço urbano, com a palestra “A cidade como ateliê”


A ocasião foi prestigiada por inúmeros alunos e professores que lotaram o auditório da biblioteca na tarde desta quarta-feira (16). Foto: Ares Soares.
A ocasião foi prestigiada por inúmeros alunos e professores que lotaram o auditório da biblioteca na tarde desta quarta-feira (16). Foto: Ares Soares.

Em dia de estreia, o Mundo Unifor recebeu a designer e artista visual Letícia Lampert que realizou a palestra “A Cidade como ateliê”. A ocasião foi prestigiada por inúmeros alunos e professores que lotaram o auditório da biblioteca na tarde desta quarta-feira (16). A gaúcha compartilhou com os presentes todas as fases de sua carreira profissional e o seu estilo de processo criativo. 

Considerada uma das maiores fotógrafas da atualidade, Letícia busca em seus trabalhos retratar momentos e lugares do ambiente urbano de forma sensível e provocativa, visando atrair ao espectador um olhar mais sensível e atento para o que acontece ao seu redor, e afirma “meu processo criativo de trabalho envolve pensar urbano, pensar na cidade de forma artística e poética”.

Para ela, seu trabalho contribui para a quebra de padrões no modo de viver e comenta “Com o trabalho que eu faço, meu intuito é fazer com as pessoas olhem as coisas ao seu redor com mais calma, que elas prestem atenção na cidade, reflitam sobre o dia a dia. Além disso, espero que isso ajude as pessoas a desacelerar e repensar o entorno e em que mundo queremos viver. Se não fizermos isso, vamos entrar em um modo robotizado de viver, repetindo padrões e sem capacidade para questionar. Afinal, tudo é construído, então que possamos construir a vida de forma mais leve e que seja melhor para cada um”, destaca. 

Durante a palestra, a artista expôs seus principais feitos que a fez eternizar sua relação com a arquitetura, ambientes e habitantes das grandes cidades. Como exemplo, “Conhecidos de vista” e  “Random City” (Cidade aleatória), no qual a artista rodou grandes metrópoles do mundo como São Paulo, Xangai, La Paz, Paris e Nova York para realizar esse trabalho. Seu grande talento lhe rendeu em 2013 o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger e o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Fotografia, em 2009. Além disso, ela possui três livros publicados e, desde 2016, roda o Brasil promovendo oficinas sobre arte e fotografia.

A visita de Lampert a Universidade vai além da palestra, durante os dias 17 e 18 ela juntamente com um grupo de alunos do curso de arquitetura e urbanismo irão construir um mural, que vai reforçar o processo de renovação da cidade. A instalação ficará permanente na Universidade no Bloco P como memória deste momento de troca de conhecimentos entre alunos e profissionais. 

A coordenadora da graduação de Arquitetura e Urbanismo, Camila Girão, faz um parâmetro da importância de Letícia ao Mundo Unifor. “Esse acesso que o Mundo Unifor promove para os alunos, de ter um contato tão próximo de fazer esse intercâmbio de experiências, como no caso do mural que o alunos vão fazer com a Letícia, é muito enriquecedor para a carreiras dos estudantes”, declara.