null Coleção de arte da Fundação Edson Queiroz é destaque em conversa virtual nesta quarta-feira (24)

A transmissão ao vivo conta com a participação da presidente da FEQ, Lenise Queiroz, e a curadora Denise Mattar. O evento é uma parceria com a galeria de arte Almeida e Dale.

Lenise Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)

Nesta quarta-feira, 24 de junho, acontece a live Diálogos Instigantes com o tema “A Coleção da Fundação Edson Queiroz e a Exposição ‘Da Terra Brasilis à Aldeia Global’”. Durante a transmissão, Lenise Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), participará da conversa com a curadora Denise Mattar.

Com o objetivo de realizar intercâmbio artístico entre grandes galerias do Brasil e o Espaço Cultural Unifor, o evento digital é uma interlocução da Fundação Edson Queiroz com a Almeida e Dale Galeria de Arte. O diálogo segue a proposta da missão da FEQ de democratizar o acesso à arte e aos debates sobre as obras de arte, agora expandidos pelas possibilidades do ambiente virtual.

A live é mais uma dentre as diversas iniciativas da FEQ em levar arte virtualmente ao público dentro do contexto de isolamento social devido à pandemia. A Fundação Edson Queiroz já promoveu o concurso criativo "Recriando Obras de Artes", contação de histórias em podcast do projeto “Tarde com Arte”, visita virtual ao Espaço Cultural Unifor e as oficinas de arte online que estão disponíveis no site.

Exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”

“Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, agrega cerca de 200 obras de grandes artistas nacionais e internacionais, expostas em uma abordagem histórica e didática. A mostra apresenta obras do acervo da Fundação Edson Queiroz, incorporando algumas que se encontravam em exposição em importantes museus internacionais.

A exposição é dividida em módulos, cujas obras resgatam seis séculos de arte. A mostra abrange um espaço de tempo que passeia do século XVI ao século XXI e tem início com o livro “America Tertia Pars”,publicado na Europa em 1595. E é finalizada com obras contemporâneas, de artistas como Adriana Varejão e Beatriz Milhazes.

Obras de artistas como Victor Meirelles, Frans Post, Simplício de Sá Rodrigues, Raimundo Cela, Eliseu Visconti, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Adriana Varejão, Sérvulo Esmeraldo, Cândido Portinari, entre outros, também fazem parte da exposição.

Fundação Edson Queiroz

Instituição genuinamente cearense, a Fundação Edson Queiroz se orgulha por promover há décadas o desenvolvimento social, educacional e cultural do Estado e da região Nordeste.

Nascida na década de 1970, em contexto local marcado por profundo déficit de escolaridade e por um quadro constrangedor de atraso regional que motivou sua criação em 26 de março de 1971, a Fundação foi uma das formas encontradas pelo industrial Edson Queiroz de retribuir, em forma de responsabilidade social, tudo o que a sua terra já lhe concedera.

O maior entre os projetos sociais encampados pela Fundação se materializou na Universidade de Fortaleza, a Unifor. Desde 2012, a instituição está em primeiro lugar no ranking das melhores universidades privadas do Norte e Nordeste do Brasil.

Live Diálogos Instigantes

Tema: A Coleção da Fundação Edson Queiroz e a Exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”

24 de junho de 2020, às 16h

Transmissão: @uniforcomunica e @almeidaedale

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.