null Curso de Cinema da Unifor promove I Mostra Unifor de Cinema Expandido

Curso de Cinema da Unifor promove I Mostra Unifor de Cinema Expandido

A programação acontece de 05 a 14 de dezembro, em vários espaços da universidade

Cena do projeto
Cena do projeto "O Anjo do Caos", que conta com a direção de Vitor Rennan. Foto: reprodução.

Um diálogo com os novos formatos do cinema: diferentes produções artísticas dos alunos da disciplina de Cine Experiência IV, do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, serão apresentadas na I Mostra Unifor de Cinema Expandido. O evento acontece nos dias 05, 06, 07, 12 e 14 de dezembro, com performances, instalações e experiências imagéticas e sonoras, em diversos espaços da universidade.

Com o tema “A infância e seus fantasmas”, a mostra objetiva, por meio do cinema expandido, pensar os medos, temores e fantasmas da primeira fase da vida humana. “Ao longo de todo o semestre 2018.2, por meio de um processo criativo elaborado livremente, com conversas, discussões, vivências e experiências, os estudantes desenvolveram uma série de projetos audiovisuais, com o objetivo de mostrar que o cinema não se limita apenas à experiência da sala escura, nem somente ao filme narrativo. Ele ultrapassa esses modelos, expande-se, misturando-se à vida, invadindo outros espaços, atravessando outras linguagens artísticas a fim de modificá-las” — relata Henrique Codato, professor da disciplina de Cine Experiência IV.

A mostra compartilha os seis projetos elaborados durante a disciplina: “Kowai”, “Brêu”, “Pueril”, “Capela Elétrica”, “Duas Horas de Inglês Diário” e “O Anjo do Caos”. A coordenadora do curso, professora Bete Jaguaribe, observa que a apresentação dos trabalhos finais da disciplina insere-se na dinâmica geral que mobiliza o conjunto de disciplinas Cine-Experiência, distribuídas durante os sete semestres do curso. "As disciplinas são orientadas na perspectiva de constituição de processos em que o ato criativo ganhe centralidade. Cada uma das sete Cine-Experiência dá ênfase a determinadas experiências cinematográficas, como o documentário, a ficção, o cinema expandido, por exemplo. São espaços de criação, reflexão e realização artística" - acrescenta a professora.

Vitor Rennan: Roteiro e Direção

Alexia Holanda: Produção

Vitória Régia e Diego William: Fotografia

Mariana Vieira: Som

Mairla Delfino e Bruno Boanerges: Direção de arte

Isabel Mapurunga: Maquiagem e Assistência de Set

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.