null Encontros Científicos 2020 apresentam atividades de pesquisa em eventos virtuais

As reuniões acontecerãode 19 a 23 de outubro, com a participação de professores e alunos da Universidade de Fortaleza e de outras instituições do país.

Os eventos incentivam a pesquisa científica e a prática da docência em todas as áreas de conhecimento. (Foto: Getty Images)

Ação já consolidada na agenda anual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, os Encontros Científicos 2020 já estão com editais divulgados. Eles reúnem as edições do XII Encontro de Práticas Docentes, do XX Encontro de Iniciação à Docência, do XXVI Encontro de Iniciação à Pesquisa e do XX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Todas as atividades acontecerão virtualmente de 19 a 23 de outubro.

Os eventos incentivam a pesquisa científica e a prática da docência em todas as áreas de conhecimento. O Encontro de Iniciação à Docência engloba as áreas de Ciências Humanas, Ciências Jurídicas, Ciências de Vida, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Sociais Aplicadas. O Encontro de Práticas Docentes tem áreas temáticas diferenciadas.

Confira a seguir um pouco mais sobre cada um deles!

XXVI Encontro de Iniciação à Pesquisa

O Encontro de Iniciação à Pesquisa será realizado no período de 20 a 22 de outubro de 2020, com apresentação online. O evento visa divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos dos cursos de graduação da Unifor e de outras instituições do país, além de avaliar os trabalhos desenvolvidos por alunos vinculados aos Programas de Iniciação Científica – promovendo integração e intercâmbio.

As submissões dos trabalhos foram prorrogadas até 20 de setembro, a partir do link. Para realizar a submissão de um trabalho, o autor submissor deverá informar nome e e-mail de todos os participantes da equipe, sendo necessário que antes da submissão do trabalho, todos realizem o cadastro individual no evento com o mesmo endereço de e-mail que será cadastrado pelo submissor. Clique aqui para realizar o cadastro.

Cada professor/orientador só poderá fazer parte de, no máximo, 4 trabalhos de alunos de iniciação científica. Cada autor pode submeter até 2 trabalhos como autor submissor, não tendo limites para participar como demais autores. Confira edital com todas as informações.

XII Encontro de Práticas Docentes

Com o intuito de apresentar, discutir e valorizar as práticas docentes inovadoras no ensino superior, o XII Encontro de Práticas Docentes acontece nos dias 22 e 23 de outubro na modalidade remota. O encontro é voltado para docentes e gestores e visa a troca de experiências dos processos acadêmicos desenvolvidos, a fim de elevar a qualidade das metodologias de ensino.

As inscrições dos trabalhos foram prorrogadas até o dia 20 de setembro neste link. As áreas temáticas são:

•    A inovação nas práticas de ensino: do presencial para o remoto e o processo de transposição didática (metodologias e processos avaliativos).

•    Tecnologias Educativas e Inovação no Ensino Superior: o uso de tecnologias educativas em tempos de aprendizagem remota.

•    A aprendizagem flexível e Inclusão no ensino remoto.

O modelo padrão para apresentação dos relatos de experiência pode ser obtido neste link. Mais informações podem ser conferidas no edital

XX Encontro de Iniciação à Docência

Promovido pelo Programa de Monitoria da Universidade de Fortaleza, o XX Encontro de Iniciação à Docência acontecerá de 19 a 23 de outubro, em plataforma virtual. O evento reúne alunos e professores para o intercâmbio e discussão de metodologias, com a finalidade de divulgar as atividades e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos monitores institucionais e voluntários dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza e de outras instituições de ensino superior do país.Tem ainda o objetivo de promover a iniciação à docência para formação de professores no magistério superior.

As inscrições dos trabalhos foram prorrogadas . Agora, podem ser feitas até o dia 14 de setembro neste link. Todos os artigos devem seguir modelo padrão que pode ser obtido aqui. Para realizar a submissão de um trabalho, todos os autores e coautores deverão estar cadastrados individualmente no site do evento, bem como o professor orientador do trabalho.

Mais detalhes para a submissão de artigos devem ser conferidos no edital

Confira aqui edital que prorroga as inscrições.

XX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa

Voltado para professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação, o encontro visa divulgar pesquisas relevantes para o país e para o mundo desenvolvidas pelos cursos de pós-graduação das instituições de ensino superior do país. Este encontro também promove o estreitamento das relações da instituição com a sociedade.

O evento é direcionado às seguintes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Jurídicas, Ciências da Vida, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Sociais Aplicadas. As inscrições dos trabalhos podem ser feitas até o dia 14 de setembro, neste link

Cada autor pode submeter até 2 (dois) trabalhos como autor submissor e participar de até 8 (oito) trabalhos como demais autores. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 6 (seis) autores, e deverá ser anexado neste formato.Confira mais detalhes no edital.

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.