null Jornalista Thays Lavor ministra curso de checagem de dados na Unifor

Jornalista Thays Lavor ministra curso de checagem de dados na Unifor

Iniciativa visa a qualificação do trabalho jornalístico e é promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Empresarial (Nepce)

Thays Lavor é jornalista formada pela Unifor, atualmente é mestranda em Comunicação pela UFC e trabalha com jornalismo investigativo e de dados (Foto: Divulgação)

Nos últimos dois anos, você já deve ter se deparado com o termo “Fake news” como referência à alguma informação incorreta, incompleta ou incoerente. Em tradução literal, o termo significa “notícia falsa” e foi eleita a palavra do ano de 2017 pelo Dicionário Collins.

Com o objetivo de apresentar as principais técnicas e ferramentas utilizadas na checagem do discurso público, a jornalista Thays Lavor ministra, de 28 a 30 de agosto, o curso “Fact-checking: Ferramentas e processos para a checagem de discursos públicos”, na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Aluna egressa do curso de Jornalismo, Thays tem ampla experiência e atuação em sites de checagem de dados e produção. O curso é focado em exemplos reais e exercícios práticos e tem duração total de 12 horas. Entre os conteúdos abordados, estão a identificação e classificação de fontes; o manuseio de ferramentas de análise de dados e a visualização de dados. Será discutido o impacto da disseminação de informações falsas na sociedade contemporânea e o papel do jornalismo nesse cenário.

“Apesar de a checagem de informações ser uma etapa tradicional da produção jornalística, ela ganha sentido e práticas diferentes na atualidade. Com o auxílio de ferramentas digitais e do acesso a bancos de dados estruturados, é possível verificar a exatidão das informações divulgadas, sobretudo, por políticos em cargos públicos e, assim, atualizar a missão jornalística de vigilância e cuidado da democracia”, explica a jornalista e facilitadora do curso, Thays Lavor.

A partir de sua expertise, a jornalista espera colaborar para a qualificação do jornalismo regional por meio desta iniciativa pioneira, fruto da parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Empresarial (Nepce) do curso de Jornalismo da Unifor.

Sobre a jornalista

Thays Lavor é jornalista formada pela Unifor, atualmente é mestranda em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e trabalha com jornalismo investigativo e de dados. Do Ceará, estado onde mora, atua desde 2013 como freelancer para veículos nacionais e internacionais como O Globo, Folha de SP, BBC Brasil, Valor Econômico, UOL Notícias, Agência Pública de Jornalismo Investigativo, CGTN América, The Intercept Brasil e agências de fact-checking como Lupa e Aos Fatos.

Com experiência em coberturas na área de direitos humanos, saúde, educação, política e econômica, em 2016, foi finalista do Prêmio Roche de Periodismo en Salud, com a reportagem 'Caminhões-pipa no Ceará entregam água imprópria à população' - reportagem fruto das Microbolsas da Agência Pública/2015. Também recebeu menção honrosa no 8º Prêmio Sindhrio de jornalismo e Saúde, com a série de reportagem 'Mercado do Vício', veiculada no jornal Diário do Nordeste (CE), onde foi repórter de 2010 a 2013.

Ferramentas e processos para a checagem de discursos públicos
Data: 28, 29 e 30 de agosto de 2019
Horário: 18h às 22h
Local: Bloco Q, Sala Q-19 (Núcleo Integrado de Comunicação do Curso de Jornalismo da Unifor - NIC/Jornalismo Unifor)
Investimento: R$270,00* para o público geral.
Inscrições Online

* Existem três modalidades de desconto na inscrição no curso. Confira a seguir as opções e escolha a que melhor se enquadrar em seu perfil.

• Estudantes do ensino superior ou pós graduação têm 10% de desconto. Para obter a vantagem, é preciso entrar em contato via e-mail: thays.lavor@gmail.com ; colocar no assunto: Fact-checking : Ferramentas e Processos para Checagem de Discursos Públicos e anexar comprovante de matrícula. Em seguida, o código da inscrição com desconto será liberado.
  • Grupos de cinco pessoas têm 10% de desconto. Para obter a vantagem, é preciso entrar em contato via e-mail: thays.lavor@gmail.com ; colocar no assunto: Fact-checking: Ferramentas e Processos para Checagem de Discursos Públicos e informar o nome das pessoas do grupo e os e-mails de cada uma. Em seguida, o código da inscrição com desconto será liberado.
  • Membros da Escola de Dados têm 10% de desconto. Para obter a vantagem, é preciso entrar em contato via e-mail: thays.lavor@gmail.com; colocar no assunto: Fact-checking: Ferramentas e Processos para Checagem de Discursos Públicos e informar o nome completo. Em seguida, o código da inscrição com desconto será liberado.
Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.