null Mostra celebra espírito natalino na Universidade de Fortaleza

Mostra celebra espírito natalino na Universidade de Fortaleza

Exposição reúne mais de 1.300 peças em miniatura que representam uma cidade em época de celebração natalina

A exposição apresenta peças em conjunto que simbolizam uma cidade montanhosa europeia no inverno, representando o Natal de modo lúdico, por meio de peças estáticas e em movimento. Foto: Divulgação.

A Universidade de Fortaleza realiza, no 21 de novembro, às 18h, o lançamento da mostra Cidade Natalina. Com curadoria de Fabrício Almeida, a exibição reúne mais de 1.300 peças em miniatura e será exposta no Hall da Biblioteca Central de 18 de novembro a 11 de janeiro de 2020.

Durante o evento de lançamento, o Coral da Universidade de Fortaleza irá performar Cantata Natalina. Esta é a segunda vez que o Campus recebe a mostra. Em 2015, Cidade Natalina foi exposta também no hall da Biblioteca Central.

O acervo da exibição faz parte da coleção pessoal do curador e reúne miniaturas do século XX. A ideia de montar a exposição surgiu após Fabrício, ainda criança, apaixonar-se pelo período natalino, levando o desejo de colecionar miniaturas em porcelana e resina para a vida adulta.

Quando adulto, começou a colecionar miniaturas de casas europeias e americanas semelhantes àquelas dos filmes natalinos que ele costumava assistir na infância.

Após visitar montanhas da Itália e Suíça, fascinou-se pela neve e árvores nas montanhas, tirando desse momento sua inspiração para montar uma Cidade Natalina em seu próprio apartamento.

Com o crescimento da coleção, o espaço ficou pequeno para a exibição das peças, Assim, em 2015, realizou sua primeira exposição na Universidade de Fortaleza, instituição onde colabora como segurança do Campus.

Lançamento da Mostra Cidade Natalina
Data: 21 de novembro de 2019 (quinta-feira)
Local: Hall da Biblioteca Central

Mostra Cidade Natalina da Universidade de Fortaleza
Idealizador e curador: Fabrício Almeida
Período de exibição: 18/11/2019 a 11/01/2020
Horários: segunda a sexta-feira, 7h às 21h55; sábado, 7h30 às 16h30
Local: Hall da Biblioteca Central

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.