null Projeto Florescer: atividades de saúde e bem-estar durante o Mundo Unifor

Projeto Florescer: atividades de saúde e bem-estar durante o Mundo Unifor

Projeto acontece do dia 16 a 18 de outubro na praça do Bloco H

O projeto teve início em 2018, durante o setembro amarelo, buscando dialogar sobre a prevenção ao suicídio. Foto: Ares Soares.

O Mundo Unifor realiza várias atividades em todo o campus da Universidade de Fortaleza. Entre as atividades está o “Projeto Florescer”, uma ação que promove a saúde e o bem-estar dentro da universidade. Essa é a primeira vez que o projeto está sendo realizado dentro do Mundo Unifor e acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro, das 16h às 18h, na praça do bloco H.

O projeto teve início em 2018, durante o setembro amarelo, buscando dialogar sobre a prevenção ao suicídio. Porém, buscando ampliar o propósito do projeto, foram incluídas outras atividades e debates no projeto. “A gente queria ampliar a abordagem, falando sobre saúde, promoção da vida, formas de acalmar a mente. Assim, fomos moldando o projeto”, conta uma das organizadoras do projeto e assessora da Vice-Reitoria de Graduação, Michele Galvão.

Entre as atividades realizadas estão a meditação, o ikebana (uma arte japonesa que consta na montagem de arranjos), uma oficina de atividades manuais (entre elas pinturas de mandala, realização de desenho e espaço de criação de rendas em papel). “Existem vários estudos mostrando como as atividades manuais são importantes no controle da ansiedade e prevenção de doenças”, ressaltou a professora.

O projeto também auxilia os alunos na rotina corrida da semana, pois, em meio à turbulência, eles encontram no projeto uma hora para relaxar. “A primeira vez que eu tive contato foi durante uma semana de prova, em desespero, e encontrei as atividades acontecendo próximo ao bloco H. Parecia que eu havia atravessado um portal onde eu estava cansada e exausta, para um lugar onde eu podia sentir o ambiente onde eu estava, ouvir uma música, ver uma oficina e poder relaxar”, Iara Jucá, conta a aluna de Psicologia e presidente do Diretório Central do Estudantes (DCE).

Ela também ressaltou a importância do projeto para que o estudante sinta-se confortável no campus da universidade. “É um espaço que permite que o estudante possa lembrar que a universidade é bonita e que nós temos muito a viver nesse campus”, explicou Iara.

Projeto Florescer
Data:
16, 17 e 18 de outubro de 2019
Horário: 16 às 18h
Local: Praça do Bloco H
Aberto ao Público

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.